APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23172 |
Resumo: | Neste trabalho, apresenta-se uma análise das relações entre as práticas de letramentos em games e a motivação para aprendizagem de inglês. A análise foi conduzida a partir da realização de atividades gamificadas e não-gamificadas por alunos de um curso de Letras, com habilitação em inglês. Os conceitos de gamificação, práticas e eventos de letramentos e motivação são apresentados e a análise parte da perspectiva teórica da Complexidade. Buscou-se averiguar se a presença da gamificação influenciaria a motivação dos alunos para a realização das atividades. Para isso, foram aplicados dois questionários aos alunos. Além disso, foram analisados dos dados referentes ao desempenho dos alunos nas atividades. Essa análise dos dados e dos questionários ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa e da perspectiva da complexidade. Após a condução da pesquisa, foi possível constatar que as vantagens generalizadas quanto ao uso de gamificação nem sempre são verdadeiras e que a perspectiva complexa, nesta pesquisa, propiciou uma compreensão específica de cada evento complexo de letramentos analisado. |
id |
UFES-6_600cf292b7e1933de369420811d02672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/23172 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOSNeste trabalho, apresenta-se uma análise das relações entre as práticas de letramentos em games e a motivação para aprendizagem de inglês. A análise foi conduzida a partir da realização de atividades gamificadas e não-gamificadas por alunos de um curso de Letras, com habilitação em inglês. Os conceitos de gamificação, práticas e eventos de letramentos e motivação são apresentados e a análise parte da perspectiva teórica da Complexidade. Buscou-se averiguar se a presença da gamificação influenciaria a motivação dos alunos para a realização das atividades. Para isso, foram aplicados dois questionários aos alunos. Além disso, foram analisados dos dados referentes ao desempenho dos alunos nas atividades. Essa análise dos dados e dos questionários ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa e da perspectiva da complexidade. Após a condução da pesquisa, foi possível constatar que as vantagens generalizadas quanto ao uso de gamificação nem sempre são verdadeiras e que a perspectiva complexa, nesta pesquisa, propiciou uma compreensão específica de cada evento complexo de letramentos analisado.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23172Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 46-67Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 46-671982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23172/15936Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Gabriela Bohlmann2019-05-06T15:07:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/23172Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-05-06T15:07:28Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS |
title |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS Duarte, Gabriela Bohlmann |
title_short |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS |
title_full |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS |
title_sort |
APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS |
author |
Duarte, Gabriela Bohlmann |
author_facet |
Duarte, Gabriela Bohlmann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Gabriela Bohlmann |
description |
Neste trabalho, apresenta-se uma análise das relações entre as práticas de letramentos em games e a motivação para aprendizagem de inglês. A análise foi conduzida a partir da realização de atividades gamificadas e não-gamificadas por alunos de um curso de Letras, com habilitação em inglês. Os conceitos de gamificação, práticas e eventos de letramentos e motivação são apresentados e a análise parte da perspectiva teórica da Complexidade. Buscou-se averiguar se a presença da gamificação influenciaria a motivação dos alunos para a realização das atividades. Para isso, foram aplicados dois questionários aos alunos. Além disso, foram analisados dos dados referentes ao desempenho dos alunos nas atividades. Essa análise dos dados e dos questionários ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa e da perspectiva da complexidade. Após a condução da pesquisa, foi possível constatar que as vantagens generalizadas quanto ao uso de gamificação nem sempre são verdadeiras e que a perspectiva complexa, nesta pesquisa, propiciou uma compreensão específica de cada evento complexo de letramentos analisado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23172 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23172/15936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 46-67 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 46-67 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699010586411008 |