LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Claudia Tereza Sobrinho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Jamile Nayara Barros, Monteiro, Larissa de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171
Resumo: A consciência fonológica tem sido bastante estudada ultimamente, já que a sua importância para o processo de alfabetização tem sido muito discutida. O objetivo do presente trabalho é verificar se foram propostas atividades nos livros didáticos da coleção Eu gosto (PASSOS; SILVA, 2014) que estimulem a consciência fonológica, permitindo ao aluno refletir sobre as palavras e os sons da língua de forma consciente. Para tanto, serão analisadas as atividades presentes nos livros didáticos de língua portuguesa Letramento e Alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, da referida coleção, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016). Buscamos responder a três questões gerais: são propostas atividades voltadas para o desenvolvimento das sub-habilidades de consciência fonológica? Que atividades são propostas para o desenvolvimento de habilidades envolvendo os níveis silábico, intrassilábico e fonológico? Como essas atividades de organizam, em termo de hierarquia, por entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental 1? Os resultados obtidos com a investigação das atividades que estimulam a consciência fonológica nos livros didáticos em análise, levando em consideração a noção de níveis – Silábico, Intrassilábico e Fonêmico –, revelaram que, de um modo geral, podemos perceber que na série inicial o foco é a sílaba. No segundo ano, o nível mais explorado é o do fonema. Já no terceiro ano, o nível mais explorado volta a ser a sílaba, mas o foco são as regras ortográficas de separação silábica.
id UFES-6_b4f323b1fdc47b48695bcd73e951f25a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/23171
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃOA consciência fonológica tem sido bastante estudada ultimamente, já que a sua importância para o processo de alfabetização tem sido muito discutida. O objetivo do presente trabalho é verificar se foram propostas atividades nos livros didáticos da coleção Eu gosto (PASSOS; SILVA, 2014) que estimulem a consciência fonológica, permitindo ao aluno refletir sobre as palavras e os sons da língua de forma consciente. Para tanto, serão analisadas as atividades presentes nos livros didáticos de língua portuguesa Letramento e Alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, da referida coleção, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016). Buscamos responder a três questões gerais: são propostas atividades voltadas para o desenvolvimento das sub-habilidades de consciência fonológica? Que atividades são propostas para o desenvolvimento de habilidades envolvendo os níveis silábico, intrassilábico e fonológico? Como essas atividades de organizam, em termo de hierarquia, por entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental 1? Os resultados obtidos com a investigação das atividades que estimulam a consciência fonológica nos livros didáticos em análise, levando em consideração a noção de níveis – Silábico, Intrassilábico e Fonêmico –, revelaram que, de um modo geral, podemos perceber que na série inicial o foco é a sílaba. No segundo ano, o nível mais explorado é o do fonema. Já no terceiro ano, o nível mais explorado volta a ser a sílaba, mas o foco são as regras ortográficas de separação silábica.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-45Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-451982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171/15935Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Claudia Tereza SobrinhoRodrigues, Jamile Nayara BarrosMonteiro, Larissa de Jesus2019-05-06T15:07:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/23171Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-05-06T15:07:28Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
title LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
da Silva, Claudia Tereza Sobrinho
title_short LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
title_full LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
title_sort LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
author da Silva, Claudia Tereza Sobrinho
author_facet da Silva, Claudia Tereza Sobrinho
Rodrigues, Jamile Nayara Barros
Monteiro, Larissa de Jesus
author_role author
author2 Rodrigues, Jamile Nayara Barros
Monteiro, Larissa de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Claudia Tereza Sobrinho
Rodrigues, Jamile Nayara Barros
Monteiro, Larissa de Jesus
description A consciência fonológica tem sido bastante estudada ultimamente, já que a sua importância para o processo de alfabetização tem sido muito discutida. O objetivo do presente trabalho é verificar se foram propostas atividades nos livros didáticos da coleção Eu gosto (PASSOS; SILVA, 2014) que estimulem a consciência fonológica, permitindo ao aluno refletir sobre as palavras e os sons da língua de forma consciente. Para tanto, serão analisadas as atividades presentes nos livros didáticos de língua portuguesa Letramento e Alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, da referida coleção, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016). Buscamos responder a três questões gerais: são propostas atividades voltadas para o desenvolvimento das sub-habilidades de consciência fonológica? Que atividades são propostas para o desenvolvimento de habilidades envolvendo os níveis silábico, intrassilábico e fonológico? Como essas atividades de organizam, em termo de hierarquia, por entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental 1? Os resultados obtidos com a investigação das atividades que estimulam a consciência fonológica nos livros didáticos em análise, levando em consideração a noção de níveis – Silábico, Intrassilábico e Fonêmico –, revelaram que, de um modo geral, podemos perceber que na série inicial o foco é a sílaba. No segundo ano, o nível mais explorado é o do fonema. Já no terceiro ano, o nível mais explorado volta a ser a sílaba, mas o foco são as regras ortográficas de separação silábica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171/15935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-45
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-45
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010584313856