LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171 |
Resumo: | A consciência fonológica tem sido bastante estudada ultimamente, já que a sua importância para o processo de alfabetização tem sido muito discutida. O objetivo do presente trabalho é verificar se foram propostas atividades nos livros didáticos da coleção Eu gosto (PASSOS; SILVA, 2014) que estimulem a consciência fonológica, permitindo ao aluno refletir sobre as palavras e os sons da língua de forma consciente. Para tanto, serão analisadas as atividades presentes nos livros didáticos de língua portuguesa Letramento e Alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, da referida coleção, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016). Buscamos responder a três questões gerais: são propostas atividades voltadas para o desenvolvimento das sub-habilidades de consciência fonológica? Que atividades são propostas para o desenvolvimento de habilidades envolvendo os níveis silábico, intrassilábico e fonológico? Como essas atividades de organizam, em termo de hierarquia, por entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental 1? Os resultados obtidos com a investigação das atividades que estimulam a consciência fonológica nos livros didáticos em análise, levando em consideração a noção de níveis – Silábico, Intrassilábico e Fonêmico –, revelaram que, de um modo geral, podemos perceber que na série inicial o foco é a sílaba. No segundo ano, o nível mais explorado é o do fonema. Já no terceiro ano, o nível mais explorado volta a ser a sílaba, mas o foco são as regras ortográficas de separação silábica. |
id |
UFES-6_b4f323b1fdc47b48695bcd73e951f25a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/23171 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃOA consciência fonológica tem sido bastante estudada ultimamente, já que a sua importância para o processo de alfabetização tem sido muito discutida. O objetivo do presente trabalho é verificar se foram propostas atividades nos livros didáticos da coleção Eu gosto (PASSOS; SILVA, 2014) que estimulem a consciência fonológica, permitindo ao aluno refletir sobre as palavras e os sons da língua de forma consciente. Para tanto, serão analisadas as atividades presentes nos livros didáticos de língua portuguesa Letramento e Alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, da referida coleção, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016). Buscamos responder a três questões gerais: são propostas atividades voltadas para o desenvolvimento das sub-habilidades de consciência fonológica? Que atividades são propostas para o desenvolvimento de habilidades envolvendo os níveis silábico, intrassilábico e fonológico? Como essas atividades de organizam, em termo de hierarquia, por entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental 1? Os resultados obtidos com a investigação das atividades que estimulam a consciência fonológica nos livros didáticos em análise, levando em consideração a noção de níveis – Silábico, Intrassilábico e Fonêmico –, revelaram que, de um modo geral, podemos perceber que na série inicial o foco é a sílaba. No segundo ano, o nível mais explorado é o do fonema. Já no terceiro ano, o nível mais explorado volta a ser a sílaba, mas o foco são as regras ortográficas de separação silábica.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-45Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-451982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171/15935Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Claudia Tereza SobrinhoRodrigues, Jamile Nayara BarrosMonteiro, Larissa de Jesus2019-05-06T15:07:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/23171Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-05-06T15:07:28Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO |
title |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO da Silva, Claudia Tereza Sobrinho |
title_short |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO |
author |
da Silva, Claudia Tereza Sobrinho |
author_facet |
da Silva, Claudia Tereza Sobrinho Rodrigues, Jamile Nayara Barros Monteiro, Larissa de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Jamile Nayara Barros Monteiro, Larissa de Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Claudia Tereza Sobrinho Rodrigues, Jamile Nayara Barros Monteiro, Larissa de Jesus |
description |
A consciência fonológica tem sido bastante estudada ultimamente, já que a sua importância para o processo de alfabetização tem sido muito discutida. O objetivo do presente trabalho é verificar se foram propostas atividades nos livros didáticos da coleção Eu gosto (PASSOS; SILVA, 2014) que estimulem a consciência fonológica, permitindo ao aluno refletir sobre as palavras e os sons da língua de forma consciente. Para tanto, serão analisadas as atividades presentes nos livros didáticos de língua portuguesa Letramento e Alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, da referida coleção, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016). Buscamos responder a três questões gerais: são propostas atividades voltadas para o desenvolvimento das sub-habilidades de consciência fonológica? Que atividades são propostas para o desenvolvimento de habilidades envolvendo os níveis silábico, intrassilábico e fonológico? Como essas atividades de organizam, em termo de hierarquia, por entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental 1? Os resultados obtidos com a investigação das atividades que estimulam a consciência fonológica nos livros didáticos em análise, levando em consideração a noção de níveis – Silábico, Intrassilábico e Fonêmico –, revelaram que, de um modo geral, podemos perceber que na série inicial o foco é a sílaba. No segundo ano, o nível mais explorado é o do fonema. Já no terceiro ano, o nível mais explorado volta a ser a sílaba, mas o foco são as regras ortográficas de separação silábica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23171/15935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-45 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-45 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699010584313856 |