Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gera, Karina Spinelli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/28462
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar seis imagens fotográficas sob o mesmo tema e figura produzidas pelo fotógrafo e publicitário italiano Oliviero Toscani, para campanhas da marca Benetton. As imagens escolhidas estão inseridas no livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”. Recorrer-se-á ao arcabouço teórico da semiótica francesa e seus desdobramentos da semiótica plástica e o semissimbolismo. As imagens escolhidas foram produzidas para a coleção da marca United Colors of Benetton entre 1989 a 1993 e abordam temas de cunho social, político e religioso. Sendo assim, procuramos descrever o sentido construído nos textos não verbais através da semiótica plástica e do semissimbolismo. Palavras-chave: fotografia; publicidade; semiótica-plástica; semissimbolismo.
id UFES-9_ae04bd434179398fbacef5d33506ab97
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/28462
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para BenettonAnálisis de la publicidad semiótica Oliviero Toscani a BenettonSemiotic analysis of advertising by Oliviero Toscani for BenettonO presente trabalho tem por objetivo analisar seis imagens fotográficas sob o mesmo tema e figura produzidas pelo fotógrafo e publicitário italiano Oliviero Toscani, para campanhas da marca Benetton. As imagens escolhidas estão inseridas no livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”. Recorrer-se-á ao arcabouço teórico da semiótica francesa e seus desdobramentos da semiótica plástica e o semissimbolismo. As imagens escolhidas foram produzidas para a coleção da marca United Colors of Benetton entre 1989 a 1993 e abordam temas de cunho social, político e religioso. Sendo assim, procuramos descrever o sentido construído nos textos não verbais através da semiótica plástica e do semissimbolismo. Palavras-chave: fotografia; publicidade; semiótica-plástica; semissimbolismo.Este estudio tiene como objetivo analizar seis imágenes fotográficas sobre el mismo tema y figura producida por el fotógrafo italiano y publicidad Oliviero Toscani para campañas de marca Benetton. Las imágenes seleccionadas se insertan en el libro "La publicidad es un cadáver que nos sonríe". Será de interés para el marco teórico de la semiótica francés y su desarrollo de la semiótica de plástico y la semissimbolismo. Las imágenes elegidas fueron producidos para la colección de la marca United Colors of Benetton 1989-93 y abordar las cuestiones de la vida social, política y religiosa. Por lo tanto, tratamos de describir el sentido construido en los textos no verbal a través de la semiótica de plástico y semissimbolismo. Palabras-clave: fotografía; publicidad; plástico semiótica; semissimbolismo.This study aims to analyze six images on the same theme and figure produced by Italian photographer and publicist Oliviero Toscani, for Benetton brand campaigns. The selected images are inserted in the book “Advertising is smiling carrion” . The theoretical framework of French semiotics and its development of plastic and semi-semiotic symbolism will use should be made. The selected images were produced for the collection of the brand United Colors of Benetton between 1989 to 1993 and address issues of social, political and religious. Therefore, try to describe the meaning constructed in noverbal through plastic semiotics and semissimbolismo. Keywords: photography; advertising; semiotic-plastic; semi-symbolism.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/2846210.47456/simbitica.v3i1.28462Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 3 n. 1 (2016); 18-532316-162010.47456/simbitica.v3i1reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/28462/20266Copyright (c) 2020 Karina Spinelli Gera, Camila de Araújo Beraldo Ludovicehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGera, Karina SpinelliLudovice, Camila de Araújo Beraldo2021-04-20T15:43:38Zoai:periodicos.ufes.br:article/28462Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:43:38Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
Análisis de la publicidad semiótica Oliviero Toscani a Benetton
Semiotic analysis of advertising by Oliviero Toscani for Benetton
title Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
spellingShingle Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
Gera, Karina Spinelli
title_short Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
title_full Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
title_fullStr Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
title_full_unstemmed Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
title_sort Análise semiótica da publicidade de Oliviero Toscani para Benetton
author Gera, Karina Spinelli
author_facet Gera, Karina Spinelli
Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
author_role author
author2 Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gera, Karina Spinelli
Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
description O presente trabalho tem por objetivo analisar seis imagens fotográficas sob o mesmo tema e figura produzidas pelo fotógrafo e publicitário italiano Oliviero Toscani, para campanhas da marca Benetton. As imagens escolhidas estão inseridas no livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”. Recorrer-se-á ao arcabouço teórico da semiótica francesa e seus desdobramentos da semiótica plástica e o semissimbolismo. As imagens escolhidas foram produzidas para a coleção da marca United Colors of Benetton entre 1989 a 1993 e abordam temas de cunho social, político e religioso. Sendo assim, procuramos descrever o sentido construído nos textos não verbais através da semiótica plástica e do semissimbolismo. Palavras-chave: fotografia; publicidade; semiótica-plástica; semissimbolismo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/28462
10.47456/simbitica.v3i1.28462
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/28462
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v3i1.28462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/28462/20266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Karina Spinelli Gera, Camila de Araújo Beraldo Ludovice
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Karina Spinelli Gera, Camila de Araújo Beraldo Ludovice
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 3 n. 1 (2016); 18-53
2316-1620
10.47456/simbitica.v3i1
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1809730835655426048