Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/7190 |
Resumo: | Buscamos compreender quais as repercussões das experiências formadoras na trajetória curricular dos futuros professores de um curso de licenciatura em Educação Física no processo de tornar-se professor. Essa questão central nos coloca outras possibilidades, tais como: quais as mudanças os professores em formação destacam? Quais as escolhas eles fizeram dentro do curso? Quais os caminhos trilharam? Eles percebem como as suas histórias de vida e de formação vão constituindo-os e tornando-os professores? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com base na abordagem biográfica, investimos na perspectiva autobiográfica como metodologia e com narrativas orais em suas experiências de investigação-formação. Propomos uma discussão acerca do tornar-se professor por meio dos modos pelos quais o sujeito narra sua própria constituição. Nosso objetivo central é o de explorar de que forma as narrativas de formação podem contribuir para uma melhor compreensão das repercussões das experiências formativas na trajetória curricular de formação inicial no processo de tornar-se professor de Educação Física. Os materiais de recolha de dados e informações foram divididos em seis momentos: 1) escolhemos os sujeitos e o lugar da investigação; 2) definimos as questões da entrevista narrativa; 3) elaboramos uma entrevista narrativa teste para aguçar os modos da abordagem; 4) marcamos com os sujeitos o dia e hora para realizarmos a coleta de informações de acordo com a disponibilidade de cada um; 5) analisamos o material, tiramos nota de cada entrevista e levantamos os temas predominante em cada uma delas; 6) elaboramos um texto sobre o processo de tornar-se professor de Educação Física durante a formação inicial com base nas narrativas de formação e no referencial teórico escolhido por nós. Consideramos que as narrativas de formação dos sujeitos, seus olhares e ações diante da formação é o próprio percurso dessa pesquisa, que se caracteriza por um ser que se faz em movimento, que se torna em movimento, o movimento de tornar-se professor. São ideias, pessoas, palavras, afetos, resistências, encontros, desencontros e uma série de outros elementos que não caberão nessa pesquisa, pois os sujeitos perpassam por diferentes espaços e esferas formativas. Nesse sentido, realizamos um estudo micro, no interior das narrativas de formação, participando com os sujeitos envolvidos nessa pesquisa no ato de rememorar o seu processo de tornar-se professor. Por isso, esse trabalho tem como eixo central as narrativas de formação, produzidas pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFES. |
id |
UFES_58b939922abe154b21eaf4965f415415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/7190 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Figueiredo, Zenólia Christina CamposPereira, Gabriella da SilvaChicon, José FranciscoAndrade Filho, Nelson Figueiredo de2018-08-01T21:36:16Z2018-08-012018-08-01T21:36:16Z2017-07-04Buscamos compreender quais as repercussões das experiências formadoras na trajetória curricular dos futuros professores de um curso de licenciatura em Educação Física no processo de tornar-se professor. Essa questão central nos coloca outras possibilidades, tais como: quais as mudanças os professores em formação destacam? Quais as escolhas eles fizeram dentro do curso? Quais os caminhos trilharam? Eles percebem como as suas histórias de vida e de formação vão constituindo-os e tornando-os professores? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com base na abordagem biográfica, investimos na perspectiva autobiográfica como metodologia e com narrativas orais em suas experiências de investigação-formação. Propomos uma discussão acerca do tornar-se professor por meio dos modos pelos quais o sujeito narra sua própria constituição. Nosso objetivo central é o de explorar de que forma as narrativas de formação podem contribuir para uma melhor compreensão das repercussões das experiências formativas na trajetória curricular de formação inicial no processo de tornar-se professor de Educação Física. Os materiais de recolha de dados e informações foram divididos em seis momentos: 1) escolhemos os sujeitos e o lugar da investigação; 2) definimos as questões da entrevista narrativa; 3) elaboramos uma entrevista narrativa teste para aguçar os modos da abordagem; 4) marcamos com os sujeitos o dia e hora para realizarmos a coleta de informações de acordo com a disponibilidade de cada um; 5) analisamos o material, tiramos nota de cada entrevista e levantamos os temas predominante em cada uma delas; 6) elaboramos um texto sobre o processo de tornar-se professor de Educação Física durante a formação inicial com base nas narrativas de formação e no referencial teórico escolhido por nós. Consideramos que as narrativas de formação dos sujeitos, seus olhares e ações diante da formação é o próprio percurso dessa pesquisa, que se caracteriza por um ser que se faz em movimento, que se torna em movimento, o movimento de tornar-se professor. São ideias, pessoas, palavras, afetos, resistências, encontros, desencontros e uma série de outros elementos que não caberão nessa pesquisa, pois os sujeitos perpassam por diferentes espaços e esferas formativas. Nesse sentido, realizamos um estudo micro, no interior das narrativas de formação, participando com os sujeitos envolvidos nessa pesquisa no ato de rememorar o seu processo de tornar-se professor. Por isso, esse trabalho tem como eixo central as narrativas de formação, produzidas pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFES.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7190porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosProfessores - FormaçãoEducação física - Estudo e ensinoFormação profissionalCurrículosEducação Física796Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_11138_GABI DISSERTAÇÃO FINAL1.pdfapplication/pdf1177242http://repositorio.ufes.br/bitstreams/faeedefb-c127-4146-ad7c-5500a6d767b8/downloadc4b1b90461bdcde8b9744618a722b220MD5110/71902024-06-28 10:14:07.231oai:repositorio.ufes.br:10/7190http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T10:14:07Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física |
title |
Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física |
spellingShingle |
Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física Pereira, Gabriella da Silva Educação Física Professores - Formação Educação física - Estudo e ensino Formação profissional Currículos 796 |
title_short |
Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física |
title_full |
Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física |
title_fullStr |
Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física |
title_full_unstemmed |
Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física |
title_sort |
Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física |
author |
Pereira, Gabriella da Silva |
author_facet |
Pereira, Gabriella da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Figueiredo, Zenólia Christina Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Gabriella da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Chicon, José Francisco |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Andrade Filho, Nelson Figueiredo de |
contributor_str_mv |
Figueiredo, Zenólia Christina Campos Chicon, José Francisco Andrade Filho, Nelson Figueiredo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação Física |
topic |
Educação Física Professores - Formação Educação física - Estudo e ensino Formação profissional Currículos 796 |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação física - Estudo e ensino Formação profissional Currículos |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
796 |
description |
Buscamos compreender quais as repercussões das experiências formadoras na trajetória curricular dos futuros professores de um curso de licenciatura em Educação Física no processo de tornar-se professor. Essa questão central nos coloca outras possibilidades, tais como: quais as mudanças os professores em formação destacam? Quais as escolhas eles fizeram dentro do curso? Quais os caminhos trilharam? Eles percebem como as suas histórias de vida e de formação vão constituindo-os e tornando-os professores? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com base na abordagem biográfica, investimos na perspectiva autobiográfica como metodologia e com narrativas orais em suas experiências de investigação-formação. Propomos uma discussão acerca do tornar-se professor por meio dos modos pelos quais o sujeito narra sua própria constituição. Nosso objetivo central é o de explorar de que forma as narrativas de formação podem contribuir para uma melhor compreensão das repercussões das experiências formativas na trajetória curricular de formação inicial no processo de tornar-se professor de Educação Física. Os materiais de recolha de dados e informações foram divididos em seis momentos: 1) escolhemos os sujeitos e o lugar da investigação; 2) definimos as questões da entrevista narrativa; 3) elaboramos uma entrevista narrativa teste para aguçar os modos da abordagem; 4) marcamos com os sujeitos o dia e hora para realizarmos a coleta de informações de acordo com a disponibilidade de cada um; 5) analisamos o material, tiramos nota de cada entrevista e levantamos os temas predominante em cada uma delas; 6) elaboramos um texto sobre o processo de tornar-se professor de Educação Física durante a formação inicial com base nas narrativas de formação e no referencial teórico escolhido por nós. Consideramos que as narrativas de formação dos sujeitos, seus olhares e ações diante da formação é o próprio percurso dessa pesquisa, que se caracteriza por um ser que se faz em movimento, que se torna em movimento, o movimento de tornar-se professor. São ideias, pessoas, palavras, afetos, resistências, encontros, desencontros e uma série de outros elementos que não caberão nessa pesquisa, pois os sujeitos perpassam por diferentes espaços e esferas formativas. Nesse sentido, realizamos um estudo micro, no interior das narrativas de formação, participando com os sujeitos envolvidos nessa pesquisa no ato de rememorar o seu processo de tornar-se professor. Por isso, esse trabalho tem como eixo central as narrativas de formação, produzidas pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFES. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-01T21:36:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01 2018-08-01T21:36:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/7190 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/7190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação Física |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/faeedefb-c127-4146-ad7c-5500a6d767b8/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4b1b90461bdcde8b9744618a722b220 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1804309203622297600 |