Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Paulo Célio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7564
Resumo: O presente estudo se inicia com um breve relato de minha experiência profissional e de uma observação feita ao apropriar dos dados estatísticos de uma escola estadual do Espírito Santo, a qual me encontro vinculado. Foi constatado que a mesma apresenta um índice considerável de reprovação em Matemática, além de um desempenho regular nessa disciplina nas avaliações externas. Na tentativa de identificar as causas fez-se uma observação das aulas, entrevistas com alunos e professores, onde percebemos que caberia apresentar uma proposta de diversificação do ensino dessa disciplina, a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos e consequentemente o seu desempenho nas avaliações. Essa discussão se estende no segundo capítulo, onde brevemente é questionada a forma que essa disciplina vem sendo ensinada na maioria das escolas. É apresentado também um relato de uma experiência bem sucedida. No terceiro capítulo, baseando-se na minha visão de professor e ex-gestor, apresento uma proposta de ensino enfatizando a motivação e a diversificação. A partir do quarto capítulo, a resolução de problemas assume o papel de tema principal dessa dissertação e passa a ser vista sobre vários aspectos. Primeiro, recorremos à História da Matemática para entender o grau de interesse dos antigos matemáticos por esse tema. Em seguida, ela passa a ser tratada como uma estratégia didática para o ensino da Matemática. No capítulo final, é apresentada uma sequência de problemas resolvidos, escolhidos com bastante critério, visando explorar diversas técnicas e estratégias de resolução. Encerramos, sugerindo aos leitores, uma lista de problemas contendo algumas dicas e respostas.
id UFES_d4651ad0f42bc9fe849befeaa3aeb0f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/7564
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Guimarães Filho, Florêncio FerreiraAguiar, Paulo Célio1º membro da banca2018-08-01T22:32:52Z2018-08-012018-08-01T22:32:52Z2016-03-24O presente estudo se inicia com um breve relato de minha experiência profissional e de uma observação feita ao apropriar dos dados estatísticos de uma escola estadual do Espírito Santo, a qual me encontro vinculado. Foi constatado que a mesma apresenta um índice considerável de reprovação em Matemática, além de um desempenho regular nessa disciplina nas avaliações externas. Na tentativa de identificar as causas fez-se uma observação das aulas, entrevistas com alunos e professores, onde percebemos que caberia apresentar uma proposta de diversificação do ensino dessa disciplina, a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos e consequentemente o seu desempenho nas avaliações. Essa discussão se estende no segundo capítulo, onde brevemente é questionada a forma que essa disciplina vem sendo ensinada na maioria das escolas. É apresentado também um relato de uma experiência bem sucedida. No terceiro capítulo, baseando-se na minha visão de professor e ex-gestor, apresento uma proposta de ensino enfatizando a motivação e a diversificação. A partir do quarto capítulo, a resolução de problemas assume o papel de tema principal dessa dissertação e passa a ser vista sobre vários aspectos. Primeiro, recorremos à História da Matemática para entender o grau de interesse dos antigos matemáticos por esse tema. Em seguida, ela passa a ser tratada como uma estratégia didática para o ensino da Matemática. No capítulo final, é apresentada uma sequência de problemas resolvidos, escolhidos com bastante critério, visando explorar diversas técnicas e estratégias de resolução. Encerramos, sugerindo aos leitores, uma lista de problemas contendo algumas dicas e respostas.This study begins with a brief account of my professional experience and a remark made to appropriate the statistical data of a state school, which I linked meeting. It has been found that it has a considerable rate of failure in Mathematics, and a regular performance in this discipline in external evaluations. In an attempt to identify the causes, was made an observation of lessons, interviews with students and teachers, where we realized that fit present a proposal to diversify the teaching of this discipline in order to improve student learning and hence their performance in evaluations. This discussion extends in the second chapter, which briefly questioned is the way this course has been taught in most schools. É also presented an account of a successful experience. In the third chapter, based on my vision teacher and former manager, I present an educational proposal emphasizing motivation and diversification. From the fourth chapter, problem solving takes the role of main theme of this dissertation and is seen on various aspects. First, we used the mathematics of history to understand the degree of interest of the ancient mathematicians in this theme. In then it is treated as a teaching strategy for teaching mathematics. In the final chapter, we present a series of problems solved, well chosen criterion, which explores various techniques and solving strategies. We ended by suggesting to readers, a list of problems containing some tips and answers.TextAGUIAR, Paulo Célio. Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas. 2015. 42 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015.http://repositorio.ufes.br/handle/10/7564porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasMatemáticaPropostaDiversificaçãoEnsinoAprendizagemResolução de problemasEstratégiasMathematicsProposalDiversificationTeachingLearningProblemsolving strategiesMatemática51Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemasDiversiftyng mathematics teaching with emphasis on problem solvinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertação Mestrado Finalizada (Reformulada e corrigida)20161215-133614.pdfapplication/pdf349677http://repositorio.ufes.br/bitstreams/85612114-d55c-4e48-858b-11aa053d8cda/downloadfdbe1ecdbdf90397f948721cc7fbaf3bMD5110/75642024-06-30 16:50:56.667oai:repositorio.ufes.br:10/7564http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:35:26.503720Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Diversiftyng mathematics teaching with emphasis on problem solving
title Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas
spellingShingle Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas
Aguiar, Paulo Célio
Matemática
Proposta
Diversificação
Ensino
Aprendizagem
Resolução de problemas
Estratégias
Mathematics
Proposal
Diversification
Teaching
Learning
Problemsolving strategies
Matemática
51
title_short Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas
title_full Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas
title_fullStr Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas
title_full_unstemmed Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas
title_sort Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas
author Aguiar, Paulo Célio
author_facet Aguiar, Paulo Célio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães Filho, Florêncio Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Paulo Célio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv 1º membro da banca
contributor_str_mv Guimarães Filho, Florêncio Ferreira
1º membro da banca
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Proposta
Diversificação
Ensino
Aprendizagem
Resolução de problemas
Estratégias
topic Matemática
Proposta
Diversificação
Ensino
Aprendizagem
Resolução de problemas
Estratégias
Mathematics
Proposal
Diversification
Teaching
Learning
Problemsolving strategies
Matemática
51
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Proposal
Diversification
Teaching
Learning
Problemsolving strategies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Matemática
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 51
description O presente estudo se inicia com um breve relato de minha experiência profissional e de uma observação feita ao apropriar dos dados estatísticos de uma escola estadual do Espírito Santo, a qual me encontro vinculado. Foi constatado que a mesma apresenta um índice considerável de reprovação em Matemática, além de um desempenho regular nessa disciplina nas avaliações externas. Na tentativa de identificar as causas fez-se uma observação das aulas, entrevistas com alunos e professores, onde percebemos que caberia apresentar uma proposta de diversificação do ensino dessa disciplina, a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos e consequentemente o seu desempenho nas avaliações. Essa discussão se estende no segundo capítulo, onde brevemente é questionada a forma que essa disciplina vem sendo ensinada na maioria das escolas. É apresentado também um relato de uma experiência bem sucedida. No terceiro capítulo, baseando-se na minha visão de professor e ex-gestor, apresento uma proposta de ensino enfatizando a motivação e a diversificação. A partir do quarto capítulo, a resolução de problemas assume o papel de tema principal dessa dissertação e passa a ser vista sobre vários aspectos. Primeiro, recorremos à História da Matemática para entender o grau de interesse dos antigos matemáticos por esse tema. Em seguida, ela passa a ser tratada como uma estratégia didática para o ensino da Matemática. No capítulo final, é apresentada uma sequência de problemas resolvidos, escolhidos com bastante critério, visando explorar diversas técnicas e estratégias de resolução. Encerramos, sugerindo aos leitores, uma lista de problemas contendo algumas dicas e respostas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T22:32:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T22:32:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGUIAR, Paulo Célio. Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas. 2015. 42 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/7564
identifier_str_mv AGUIAR, Paulo Célio. Diversificando o ensino de matemática com ênfase na resolução de problemas. 2015. 42 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/7564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/85612114-d55c-4e48-858b-11aa053d8cda/download
bitstream.checksum.fl_str_mv fdbe1ecdbdf90397f948721cc7fbaf3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022615711776768