EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Juliano Machado de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/15315
Resumo: Our study starts from the idea that, in school education, music is treated as less important knowledge, sometimes dispensable. We are guided by the understanding of school education established by historical-critical pedagogy; a pedagogical theory that un
id UFES_e0a4fdb84ba1812b03938828913081ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/15315
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Marsiglia, Ana Carolina Galvaohttps://orcid.org/0000000184518269http://lattes.cnpq.br/0054673032961970Almeida, Juliano Machado dehttps://orcid.org/0000000223575419http://lattes.cnpq.br/Fonte, Sandra Soares Dellahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/9396743098041438Hungaro, Edson Marcelohttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Souza, Victor Neves dehttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/02355475176071092024-05-30T00:50:19Z2024-05-30T00:50:19Z2020-09-25Our study starts from the idea that, in school education, music is treated as less important knowledge, sometimes dispensable. We are guided by the understanding of school education established by historical-critical pedagogy; a pedagogical theory that unNosso estudo parte da ideia de que, na educação escolar, a música é tratada como conhecimento menos importante, por vezes dispensável. Guiamo-nos pela compreensão de educação escolar firmada pela pedagogia histórico-crítica, teoria pedagógica que compreenFundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15315porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de Educaçãosubject.br-rjbnEducaçãoEducação EscolarEducação MusicalFormação HumanaPedagogEDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-críticatitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES10/153152024-05-29 21:50:19.755oai:repositorio.ufes.br:10/15315http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-05-29T21:50:19Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica
Almeida, Juliano Machado de
Educação
Educação Escolar
Educação Musical
Formação Humana
Pedagog
subject.br-rjbn
title_short EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica
title_full EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica
title_sort EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica
author Almeida, Juliano Machado de
author_facet Almeida, Juliano Machado de
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000000223575419
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marsiglia, Ana Carolina Galvao
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000184518269
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0054673032961970
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Juliano Machado de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fonte, Sandra Soares Della
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9396743098041438
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hungaro, Edson Marcelo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Souza, Victor Neves de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0235547517607109
contributor_str_mv Marsiglia, Ana Carolina Galvao
Fonte, Sandra Soares Della
Hungaro, Edson Marcelo
Souza, Victor Neves de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Educação Escolar
Educação Musical
Formação Humana
Pedagog
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar
Educação Musical
Formação Humana
Pedagog
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description Our study starts from the idea that, in school education, music is treated as less important knowledge, sometimes dispensable. We are guided by the understanding of school education established by historical-critical pedagogy; a pedagogical theory that un
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T00:50:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T00:50:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/15315
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/15315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309240198725632