Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão, Maria Amélia Paiva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Maria Cristina Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847
Resumo: O tema diversidade vem ganhando espaço em campanhas publicitárias, com marcas abraçando causas com o intuito de manter a fidelidade ou conquistar novos consumidores. A partir deste enfoque, o presente artigo visa verificar como as mulheres têm sido representadas em dois comerciais da empresa Natura, por meio da Análise de Conteúdo (AC). E ainda, como o conceito de beleza surge em meio à questão da diversidade. Utilizamos o esquema de categorias proposto por Goffman, a fim revelar os estereótipos de gênero presentes nos comerciais, que fortalecem e legitimam determinados códigos sociais relacionados às mulheres.
id UFF-19_852a424d7c4a9cf1922a039dd7a9e654
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9847
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da NaturaAnálise de ConteúdoPublicidadeConsumoMarcasBelezaO tema diversidade vem ganhando espaço em campanhas publicitárias, com marcas abraçando causas com o intuito de manter a fidelidade ou conquistar novos consumidores. A partir deste enfoque, o presente artigo visa verificar como as mulheres têm sido representadas em dois comerciais da empresa Natura, por meio da Análise de Conteúdo (AC). E ainda, como o conceito de beleza surge em meio à questão da diversidade. Utilizamos o esquema de categorias proposto por Goffman, a fim revelar os estereótipos de gênero presentes nos comerciais, que fortalecem e legitimam determinados códigos sociais relacionados às mulheres.ABEC2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/984710.22409/ppgmc.v11i3.9847Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 3 (2017): Retórica dos Estereótipos, Práticas Discursivas e Performances Contemporâneas; 89-1042178-602X10.22409/ppgmc.v11i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847/6977Copyright (c) 2017 Revista_Mídia_e_Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbrão, Maria Amélia PaivaAlves, Maria Cristina Dias2018-06-28T15:42:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9847Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T15:42:51Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
title Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
spellingShingle Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
Abrão, Maria Amélia Paiva
Análise de Conteúdo
Publicidade
Consumo
Marcas
Beleza
title_short Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
title_full Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
title_fullStr Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
title_full_unstemmed Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
title_sort Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
author Abrão, Maria Amélia Paiva
author_facet Abrão, Maria Amélia Paiva
Alves, Maria Cristina Dias
author_role author
author2 Alves, Maria Cristina Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrão, Maria Amélia Paiva
Alves, Maria Cristina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Conteúdo
Publicidade
Consumo
Marcas
Beleza
topic Análise de Conteúdo
Publicidade
Consumo
Marcas
Beleza
description O tema diversidade vem ganhando espaço em campanhas publicitárias, com marcas abraçando causas com o intuito de manter a fidelidade ou conquistar novos consumidores. A partir deste enfoque, o presente artigo visa verificar como as mulheres têm sido representadas em dois comerciais da empresa Natura, por meio da Análise de Conteúdo (AC). E ainda, como o conceito de beleza surge em meio à questão da diversidade. Utilizamos o esquema de categorias proposto por Goffman, a fim revelar os estereótipos de gênero presentes nos comerciais, que fortalecem e legitimam determinados códigos sociais relacionados às mulheres.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847
10.22409/ppgmc.v11i3.9847
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v11i3.9847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847/6977
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista_Mídia_e_Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista_Mídia_e_Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 3 (2017): Retórica dos Estereótipos, Práticas Discursivas e Performances Contemporâneas; 89-104
2178-602X
10.22409/ppgmc.v11i3
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445250744320