Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847 |
Resumo: | O tema diversidade vem ganhando espaço em campanhas publicitárias, com marcas abraçando causas com o intuito de manter a fidelidade ou conquistar novos consumidores. A partir deste enfoque, o presente artigo visa verificar como as mulheres têm sido representadas em dois comerciais da empresa Natura, por meio da Análise de Conteúdo (AC). E ainda, como o conceito de beleza surge em meio à questão da diversidade. Utilizamos o esquema de categorias proposto por Goffman, a fim revelar os estereótipos de gênero presentes nos comerciais, que fortalecem e legitimam determinados códigos sociais relacionados às mulheres. |
id |
UFF-19_852a424d7c4a9cf1922a039dd7a9e654 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9847 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da NaturaAnálise de ConteúdoPublicidadeConsumoMarcasBelezaO tema diversidade vem ganhando espaço em campanhas publicitárias, com marcas abraçando causas com o intuito de manter a fidelidade ou conquistar novos consumidores. A partir deste enfoque, o presente artigo visa verificar como as mulheres têm sido representadas em dois comerciais da empresa Natura, por meio da Análise de Conteúdo (AC). E ainda, como o conceito de beleza surge em meio à questão da diversidade. Utilizamos o esquema de categorias proposto por Goffman, a fim revelar os estereótipos de gênero presentes nos comerciais, que fortalecem e legitimam determinados códigos sociais relacionados às mulheres.ABEC2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/984710.22409/ppgmc.v11i3.9847Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 3 (2017): Retórica dos Estereótipos, Práticas Discursivas e Performances Contemporâneas; 89-1042178-602X10.22409/ppgmc.v11i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847/6977Copyright (c) 2017 Revista_Mídia_e_Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbrão, Maria Amélia PaivaAlves, Maria Cristina Dias2018-06-28T15:42:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9847Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T15:42:51Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura |
title |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura |
spellingShingle |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura Abrão, Maria Amélia Paiva Análise de Conteúdo Publicidade Consumo Marcas Beleza |
title_short |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura |
title_full |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura |
title_fullStr |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura |
title_full_unstemmed |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura |
title_sort |
Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura |
author |
Abrão, Maria Amélia Paiva |
author_facet |
Abrão, Maria Amélia Paiva Alves, Maria Cristina Dias |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Maria Cristina Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrão, Maria Amélia Paiva Alves, Maria Cristina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Conteúdo Publicidade Consumo Marcas Beleza |
topic |
Análise de Conteúdo Publicidade Consumo Marcas Beleza |
description |
O tema diversidade vem ganhando espaço em campanhas publicitárias, com marcas abraçando causas com o intuito de manter a fidelidade ou conquistar novos consumidores. A partir deste enfoque, o presente artigo visa verificar como as mulheres têm sido representadas em dois comerciais da empresa Natura, por meio da Análise de Conteúdo (AC). E ainda, como o conceito de beleza surge em meio à questão da diversidade. Utilizamos o esquema de categorias proposto por Goffman, a fim revelar os estereótipos de gênero presentes nos comerciais, que fortalecem e legitimam determinados códigos sociais relacionados às mulheres. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847 10.22409/ppgmc.v11i3.9847 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v11i3.9847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9847/6977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista_Mídia_e_Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista_Mídia_e_Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 3 (2017): Retórica dos Estereótipos, Práticas Discursivas e Performances Contemporâneas; 89-104 2178-602X 10.22409/ppgmc.v11i3 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445250744320 |