Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Thiago Mota do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22140
Resumo: A reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, abre caminho para uma baixa adesão a esta disciplina por parte dos alunos. Buscando despertar o interesse dos alunos, elaboramos uma aula de química, na qual, a partir das funções orgânicas, foi elaborada uma exposição em que os agrotóxicos foram utilizados como forma de contextualização. Essa aula foi realizada em dois momentos: no primeiro, fez-se uso de uma aula expositiva seguida de um quiz de funções orgânicas; o segundo momento foi trabalhado com a metodologia ativa júri simulado, tendo como julgamento a manutenção da utilização dos agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro. Com essa proposta, foi observado que a utilização da contextualização e de metodologias ativas apresentam um grande potencial para despertar o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito crítico e ativo na sociedade em que vive
id UFF-2_02d781b1a2719e0d4f737eeeb773693c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22140
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de químicaEnsino de químicaContextualizaçãoAgrotóxicosEnsino de químicaAula integradaQuímica orgânicaAgrotóxicoSaúde ambientalPensamento críticoChemistry teachingContextualizationPesticidesA reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, abre caminho para uma baixa adesão a esta disciplina por parte dos alunos. Buscando despertar o interesse dos alunos, elaboramos uma aula de química, na qual, a partir das funções orgânicas, foi elaborada uma exposição em que os agrotóxicos foram utilizados como forma de contextualização. Essa aula foi realizada em dois momentos: no primeiro, fez-se uso de uma aula expositiva seguida de um quiz de funções orgânicas; o segundo momento foi trabalhado com a metodologia ativa júri simulado, tendo como julgamento a manutenção da utilização dos agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro. Com essa proposta, foi observado que a utilização da contextualização e de metodologias ativas apresentam um grande potencial para despertar o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito crítico e ativo na sociedade em que viveThe reform of Brazil's high school curriculum brought the students the possibility to select the subjects of best interests for their education. In addition, this factor in the scenario of demotivation and recurrent difficulties in the chemistry discipline shows some pathways, which could provide a low adherence to this discipline by students.Seeking to arouse the interest of the students, we prepared a chemistry class where from the concept of organic functions, a class was elaborated in which pesticides were used as a form of contextualization. This class was held in two different moments: firstly, there was an expository class followed by a quiz of organic functions, while the second moment was developed with the simulated jury active methodology, and finally, having as judgment the maintenance of the use of pesticides in the state of Rio de Janeiro. By means of this proposal, the point was made that the use of contextualization and active methodologies has a great potential to arouse in the students more interest in area. Thus, to promote education on behalf of the students, and to develop in each one of them some critical thinking skills and a more active role in societyFarias, Florence Moellmann Cordeiro deGuedes, Guilherme PereiraSelles, Jairo PaesBoechat, Fernanda da Costa SantosVale, Thiago Mota do2021-05-20T20:00:17Z2021-05-20T20:00:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVALE, Thiago da Mota do. Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22140http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T17:10:31Zoai:app.uff.br:1/22140Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:26.055949Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
title Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
spellingShingle Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
Vale, Thiago Mota do
Ensino de química
Contextualização
Agrotóxicos
Ensino de química
Aula integrada
Química orgânica
Agrotóxico
Saúde ambiental
Pensamento crítico
Chemistry teaching
Contextualization
Pesticides
title_short Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
title_full Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
title_fullStr Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
title_full_unstemmed Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
title_sort Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
author Vale, Thiago Mota do
author_facet Vale, Thiago Mota do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Guedes, Guilherme Pereira
Selles, Jairo Paes
Boechat, Fernanda da Costa Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Thiago Mota do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Contextualização
Agrotóxicos
Ensino de química
Aula integrada
Química orgânica
Agrotóxico
Saúde ambiental
Pensamento crítico
Chemistry teaching
Contextualization
Pesticides
topic Ensino de química
Contextualização
Agrotóxicos
Ensino de química
Aula integrada
Química orgânica
Agrotóxico
Saúde ambiental
Pensamento crítico
Chemistry teaching
Contextualization
Pesticides
description A reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, abre caminho para uma baixa adesão a esta disciplina por parte dos alunos. Buscando despertar o interesse dos alunos, elaboramos uma aula de química, na qual, a partir das funções orgânicas, foi elaborada uma exposição em que os agrotóxicos foram utilizados como forma de contextualização. Essa aula foi realizada em dois momentos: no primeiro, fez-se uso de uma aula expositiva seguida de um quiz de funções orgânicas; o segundo momento foi trabalhado com a metodologia ativa júri simulado, tendo como julgamento a manutenção da utilização dos agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro. Com essa proposta, foi observado que a utilização da contextualização e de metodologias ativas apresentam um grande potencial para despertar o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito crítico e ativo na sociedade em que vive
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-20T20:00:17Z
2021-05-20T20:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALE, Thiago da Mota do. Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22140
identifier_str_mv VALE, Thiago da Mota do. Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823623812415488