Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22140 |
Resumo: | A reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, abre caminho para uma baixa adesão a esta disciplina por parte dos alunos. Buscando despertar o interesse dos alunos, elaboramos uma aula de química, na qual, a partir das funções orgânicas, foi elaborada uma exposição em que os agrotóxicos foram utilizados como forma de contextualização. Essa aula foi realizada em dois momentos: no primeiro, fez-se uso de uma aula expositiva seguida de um quiz de funções orgânicas; o segundo momento foi trabalhado com a metodologia ativa júri simulado, tendo como julgamento a manutenção da utilização dos agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro. Com essa proposta, foi observado que a utilização da contextualização e de metodologias ativas apresentam um grande potencial para despertar o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito crítico e ativo na sociedade em que vive |
id |
UFF-2_02d781b1a2719e0d4f737eeeb773693c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22140 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de químicaEnsino de químicaContextualizaçãoAgrotóxicosEnsino de químicaAula integradaQuímica orgânicaAgrotóxicoSaúde ambientalPensamento críticoChemistry teachingContextualizationPesticidesA reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, abre caminho para uma baixa adesão a esta disciplina por parte dos alunos. Buscando despertar o interesse dos alunos, elaboramos uma aula de química, na qual, a partir das funções orgânicas, foi elaborada uma exposição em que os agrotóxicos foram utilizados como forma de contextualização. Essa aula foi realizada em dois momentos: no primeiro, fez-se uso de uma aula expositiva seguida de um quiz de funções orgânicas; o segundo momento foi trabalhado com a metodologia ativa júri simulado, tendo como julgamento a manutenção da utilização dos agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro. Com essa proposta, foi observado que a utilização da contextualização e de metodologias ativas apresentam um grande potencial para despertar o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito crítico e ativo na sociedade em que viveThe reform of Brazil's high school curriculum brought the students the possibility to select the subjects of best interests for their education. In addition, this factor in the scenario of demotivation and recurrent difficulties in the chemistry discipline shows some pathways, which could provide a low adherence to this discipline by students.Seeking to arouse the interest of the students, we prepared a chemistry class where from the concept of organic functions, a class was elaborated in which pesticides were used as a form of contextualization. This class was held in two different moments: firstly, there was an expository class followed by a quiz of organic functions, while the second moment was developed with the simulated jury active methodology, and finally, having as judgment the maintenance of the use of pesticides in the state of Rio de Janeiro. By means of this proposal, the point was made that the use of contextualization and active methodologies has a great potential to arouse in the students more interest in area. Thus, to promote education on behalf of the students, and to develop in each one of them some critical thinking skills and a more active role in societyFarias, Florence Moellmann Cordeiro deGuedes, Guilherme PereiraSelles, Jairo PaesBoechat, Fernanda da Costa SantosVale, Thiago Mota do2021-05-20T20:00:17Z2021-05-20T20:00:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVALE, Thiago da Mota do. Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22140http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T17:10:31Zoai:app.uff.br:1/22140Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:26.055949Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química |
title |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química |
spellingShingle |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química Vale, Thiago Mota do Ensino de química Contextualização Agrotóxicos Ensino de química Aula integrada Química orgânica Agrotóxico Saúde ambiental Pensamento crítico Chemistry teaching Contextualization Pesticides |
title_short |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química |
title_full |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química |
title_fullStr |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química |
title_sort |
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química |
author |
Vale, Thiago Mota do |
author_facet |
Vale, Thiago Mota do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de Guedes, Guilherme Pereira Selles, Jairo Paes Boechat, Fernanda da Costa Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Thiago Mota do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Contextualização Agrotóxicos Ensino de química Aula integrada Química orgânica Agrotóxico Saúde ambiental Pensamento crítico Chemistry teaching Contextualization Pesticides |
topic |
Ensino de química Contextualização Agrotóxicos Ensino de química Aula integrada Química orgânica Agrotóxico Saúde ambiental Pensamento crítico Chemistry teaching Contextualization Pesticides |
description |
A reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, abre caminho para uma baixa adesão a esta disciplina por parte dos alunos. Buscando despertar o interesse dos alunos, elaboramos uma aula de química, na qual, a partir das funções orgânicas, foi elaborada uma exposição em que os agrotóxicos foram utilizados como forma de contextualização. Essa aula foi realizada em dois momentos: no primeiro, fez-se uso de uma aula expositiva seguida de um quiz de funções orgânicas; o segundo momento foi trabalhado com a metodologia ativa júri simulado, tendo como julgamento a manutenção da utilização dos agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro. Com essa proposta, foi observado que a utilização da contextualização e de metodologias ativas apresentam um grande potencial para despertar o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito crítico e ativo na sociedade em que vive |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-20T20:00:17Z 2021-05-20T20:00:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALE, Thiago da Mota do. Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22140 |
identifier_str_mv |
VALE, Thiago da Mota do. Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823623812415488 |