Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, Mairon Oslay Cortes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6486
Resumo: O papel do professor em sala de aula é compreendido quando se entende a relação entre educação e cidadania. O educar pela pesquisa surge justamente para contemplar tanto a formação desse professor quanto para a formação dos alunos do ensino básico. Com base nessa proposta, este trabalho teve como objetivo principal a aplicação de uma atividade para discussão, reflexão e entendimento da pesquisa enquanto prática educacional diária para um grupo de professores em formação inicial participantes do PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) Química da Universidade Federal Fluminense. Primeiramente foram elaboradas perguntas em um questionário aberto on-line e foram recolhidos planos e materiais de aula para o levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa. Após a análise textual discursiva dessa etapa, foi pensada e aplicada uma atividade-aula que buscou trabalhar e discutir a pesquisa como uma metodologia formativa de ensino visando desenvolver a capacidade crítica e intervencionista dos futuros alunos. Pelo questionário ficou evidente o caráter construtivista dos futuros professores e ao mesmo tempo o desconhecimento da pesquisa como metodologia de ensino. Os documentos apontaram para uma discrepância entre o que foi respondido no questionário e o que eles aplicam em suas aulas. A atividade-aula enfatizou o desconhecimento da pesquisa como prática de ensino, mas conseguiu mostrar o educar pela pesquisa como uma nova possibilidade de educação formativa e construtivista. Confirmou-se uma relação estreita entre aprendizagem e pesquisa e a eminente necessidade de se trabalhar o conceito de pesquisa em educação na formação de professores
id UFF-2_072fdc4ed7f5e4c457a7f7b43a13668a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6486
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influênciasEducar pela pesquisaFormação de professoresPIBIDFormação de professorProcesso de ensino-aprendizagemMetodologiaPesquisa científicaPrática de ensinoEnsino de químicaEducate by researchTeacher trainingPIBIDO papel do professor em sala de aula é compreendido quando se entende a relação entre educação e cidadania. O educar pela pesquisa surge justamente para contemplar tanto a formação desse professor quanto para a formação dos alunos do ensino básico. Com base nessa proposta, este trabalho teve como objetivo principal a aplicação de uma atividade para discussão, reflexão e entendimento da pesquisa enquanto prática educacional diária para um grupo de professores em formação inicial participantes do PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) Química da Universidade Federal Fluminense. Primeiramente foram elaboradas perguntas em um questionário aberto on-line e foram recolhidos planos e materiais de aula para o levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa. Após a análise textual discursiva dessa etapa, foi pensada e aplicada uma atividade-aula que buscou trabalhar e discutir a pesquisa como uma metodologia formativa de ensino visando desenvolver a capacidade crítica e intervencionista dos futuros alunos. Pelo questionário ficou evidente o caráter construtivista dos futuros professores e ao mesmo tempo o desconhecimento da pesquisa como metodologia de ensino. Os documentos apontaram para uma discrepância entre o que foi respondido no questionário e o que eles aplicam em suas aulas. A atividade-aula enfatizou o desconhecimento da pesquisa como prática de ensino, mas conseguiu mostrar o educar pela pesquisa como uma nova possibilidade de educação formativa e construtivista. Confirmou-se uma relação estreita entre aprendizagem e pesquisa e a eminente necessidade de se trabalhar o conceito de pesquisa em educação na formação de professoresThe teacher’s role in the classroom is understood when it looks to the relation between education and citizenship. Educate by research arises precisely to contemplate both the teacher and students training. Based on this proposal, this work had as main objective the application of an activity for discussion, reflection and understanding of the research as a daily educational practice for a group of teachers in formation of PIBID Chemistry of Federal Fluminense University. First, questions were asked in an open online questionnaire, and lesson plans and materials were collected to survey their previous knowledge. After the discursive textual proposal of this stage, it was thought and applied a class-activity that sought to work and discuss the research as a formative teaching methodology aimed at developing the critical and interventionist capacity of the future students. Through the questionnaire the constructivist character of the future teachers was evident and at the same time the ignorance of the research as teaching methodology. The files pointed to a discrepancy between what was answered in the questionnaire and what they applied in their classes. The class-activity emphasized the lack of knowledge of research as a teaching practice, but managed to show educating by research as a new possibility of formative and constructivist education. There was a close relationship between learning and research and the imminent need to work on the concept of research in education in teacher trainingBorges, Márcia NarcizoChacon, Eluzir PedrazziFarias, Florence Moellmann Cordeiro deAlonso, Mairon Oslay Cortes2018-05-14T21:32:21Z2018-05-14T21:32:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALONSO, Mairon Oslay Cortes. Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6486http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T16:02:22Zoai:app.uff.br:1/6486Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-28T16:02:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências
title Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências
spellingShingle Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências
Alonso, Mairon Oslay Cortes
Educar pela pesquisa
Formação de professores
PIBID
Formação de professor
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologia
Pesquisa científica
Prática de ensino
Ensino de química
Educate by research
Teacher training
PIBID
title_short Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências
title_full Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências
title_fullStr Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências
title_full_unstemmed Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências
title_sort Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências
author Alonso, Mairon Oslay Cortes
author_facet Alonso, Mairon Oslay Cortes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Márcia Narcizo
Chacon, Eluzir Pedrazzi
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso, Mairon Oslay Cortes
dc.subject.por.fl_str_mv Educar pela pesquisa
Formação de professores
PIBID
Formação de professor
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologia
Pesquisa científica
Prática de ensino
Ensino de química
Educate by research
Teacher training
PIBID
topic Educar pela pesquisa
Formação de professores
PIBID
Formação de professor
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologia
Pesquisa científica
Prática de ensino
Ensino de química
Educate by research
Teacher training
PIBID
description O papel do professor em sala de aula é compreendido quando se entende a relação entre educação e cidadania. O educar pela pesquisa surge justamente para contemplar tanto a formação desse professor quanto para a formação dos alunos do ensino básico. Com base nessa proposta, este trabalho teve como objetivo principal a aplicação de uma atividade para discussão, reflexão e entendimento da pesquisa enquanto prática educacional diária para um grupo de professores em formação inicial participantes do PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) Química da Universidade Federal Fluminense. Primeiramente foram elaboradas perguntas em um questionário aberto on-line e foram recolhidos planos e materiais de aula para o levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa. Após a análise textual discursiva dessa etapa, foi pensada e aplicada uma atividade-aula que buscou trabalhar e discutir a pesquisa como uma metodologia formativa de ensino visando desenvolver a capacidade crítica e intervencionista dos futuros alunos. Pelo questionário ficou evidente o caráter construtivista dos futuros professores e ao mesmo tempo o desconhecimento da pesquisa como metodologia de ensino. Os documentos apontaram para uma discrepância entre o que foi respondido no questionário e o que eles aplicam em suas aulas. A atividade-aula enfatizou o desconhecimento da pesquisa como prática de ensino, mas conseguiu mostrar o educar pela pesquisa como uma nova possibilidade de educação formativa e construtivista. Confirmou-se uma relação estreita entre aprendizagem e pesquisa e a eminente necessidade de se trabalhar o conceito de pesquisa em educação na formação de professores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-14T21:32:21Z
2018-05-14T21:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALONSO, Mairon Oslay Cortes. Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6486
identifier_str_mv ALONSO, Mairon Oslay Cortes. Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838770963152896