Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953 |
Resumo: | A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de educação física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da análise de conteúdo e dos estudos de gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de educação física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gênero |
id |
UFF-2_1810564e40a38608ae5005fd15e155c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9953 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunosExclusãoIdentidade de gêneroMasculinidadesDiscriminação na educaçãoIdentidade de gêneroMasculinidadeExclusionGender identityMasculinitiesA pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de educação física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da análise de conteúdo e dos estudos de gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de educação física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gêneroThis qualitative and exploratory research was characterized as case study. The purpose was to investigate the possible mechanisms of male students exclusion due to different gender identities from the hegemonic masculinity. The research took place at Geraldo Reis and Aurelino Leal schools. The data collection instrument was a semi-structured interview, done with teachers of Physical Education from the respective schools, accounting a group of five informants. The results were analyzed by the Content Analysis and Gender Studies, originating five categories: “Preference for mixed classes”, “Causes of exclusion”, “Strategies to address gender issues inf EFe”, and “Crossing Gender boundaries”. It was concluded that in Physical Education classes, operates exclusion mechanisms and discrimination of students, that occur invisibly due to the naturalization of gender patterns.Devide, Fabiano PriesDutra, Sérgio Ricardo AboudSouza, Eliane Glória Reis da SilvaCunha, Juliana Pelluso Fernandes da2019-06-11T16:29:20Z2019-06-11T16:29:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Juliana Pelluso Fernandes da. Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-11T19:37:02Zoai:app.uff.br:1/9953Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:54.130796Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos |
title |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos |
spellingShingle |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da Exclusão Identidade de gênero Masculinidades Discriminação na educação Identidade de gênero Masculinidade Exclusion Gender identity Masculinities |
title_short |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos |
title_full |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos |
title_fullStr |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos |
title_sort |
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos |
author |
Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da |
author_facet |
Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Devide, Fabiano Pries Dutra, Sérgio Ricardo Aboud Souza, Eliane Glória Reis da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão Identidade de gênero Masculinidades Discriminação na educação Identidade de gênero Masculinidade Exclusion Gender identity Masculinities |
topic |
Exclusão Identidade de gênero Masculinidades Discriminação na educação Identidade de gênero Masculinidade Exclusion Gender identity Masculinities |
description |
A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de educação física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da análise de conteúdo e dos estudos de gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de educação física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gênero |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-06-11T16:29:20Z 2019-06-11T16:29:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Juliana Pelluso Fernandes da. Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2014. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Juliana Pelluso Fernandes da. Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2014. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823567904440320 |