Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniely Andrade da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22609
Resumo: Os estudos de Piaget, Cury, Goleman, Wallon e Rogers mostram que as emoções fazem parte da rotina e do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do ser humano. A partir destes referenciais, este trabalho defende a necessidade da educação emocional nas escolas. Trata-se de um relato de experiência que busca contribuir positivamente e estimular ações educativas voltadas para a identificação das emoções, sentimentos e expressões na Educação Infantil, que é a primeira etapa da educação básica e o início da socialização e formação de sujeitos potentes e autores de suas próprias histórias. Este trabalho traz, pois, uma descrição das etapas, do planejamento à execução, do projeto “Quebra-cabeça emocional: as emoções que fazem parte de mim”, realizado em turma de Educação Infantil no município de Miracema, cidade do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, voltado para evidenciar a voz ativa da criança no seu processo de desenvolvimento na educação infantil
id UFF-2_21adb18b3a6fc570320ef20daf00bac9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22609
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantilEducação InfantilEmoçõesEducação emocionalPedagogiaChild educationEmotionsEmotional educationOs estudos de Piaget, Cury, Goleman, Wallon e Rogers mostram que as emoções fazem parte da rotina e do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do ser humano. A partir destes referenciais, este trabalho defende a necessidade da educação emocional nas escolas. Trata-se de um relato de experiência que busca contribuir positivamente e estimular ações educativas voltadas para a identificação das emoções, sentimentos e expressões na Educação Infantil, que é a primeira etapa da educação básica e o início da socialização e formação de sujeitos potentes e autores de suas próprias histórias. Este trabalho traz, pois, uma descrição das etapas, do planejamento à execução, do projeto “Quebra-cabeça emocional: as emoções que fazem parte de mim”, realizado em turma de Educação Infantil no município de Miracema, cidade do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, voltado para evidenciar a voz ativa da criança no seu processo de desenvolvimento na educação infantilStudies by Piaget, Cury, Goleman, Wallon and Rogers show that emotions are part of the routine and cognitive, social and affective development of the human being. Based on these references, this paper defends the need for emotional education in schools. This is na experience report that seeks to contribute positively and stimulate educational actions aimed at identifying emotions, feelings and expressions in early childhood education, which is the first stage of basic education and the beginning of socialization and formation of powerful subjects and authors. from your own stories. Thus, this paper presents a description of the stages, from planning to execution, of the project “Emotional puzzle: the emotions that are part of me”, carried out in a kindergarten class in Miracema, Northwest Fluminense city of the state of Rio de Janeiro, aimed at highlighting the active voice of children in their development process in early childhood educationGomes, Jacqueline de SouzaSilva, Daniely Andrade da2021-07-14T22:31:35Z2021-07-14T22:31:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22609http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:23:31Zoai:app.uff.br:1/22609Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T16:23:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil
title Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil
spellingShingle Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil
Silva, Daniely Andrade da
Educação Infantil
Emoções
Educação emocional
Pedagogia
Child education
Emotions
Emotional education
title_short Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil
title_full Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil
title_fullStr Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil
title_full_unstemmed Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil
title_sort Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil
author Silva, Daniely Andrade da
author_facet Silva, Daniely Andrade da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jacqueline de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniely Andrade da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Emoções
Educação emocional
Pedagogia
Child education
Emotions
Emotional education
topic Educação Infantil
Emoções
Educação emocional
Pedagogia
Child education
Emotions
Emotional education
description Os estudos de Piaget, Cury, Goleman, Wallon e Rogers mostram que as emoções fazem parte da rotina e do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do ser humano. A partir destes referenciais, este trabalho defende a necessidade da educação emocional nas escolas. Trata-se de um relato de experiência que busca contribuir positivamente e estimular ações educativas voltadas para a identificação das emoções, sentimentos e expressões na Educação Infantil, que é a primeira etapa da educação básica e o início da socialização e formação de sujeitos potentes e autores de suas próprias histórias. Este trabalho traz, pois, uma descrição das etapas, do planejamento à execução, do projeto “Quebra-cabeça emocional: as emoções que fazem parte de mim”, realizado em turma de Educação Infantil no município de Miracema, cidade do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, voltado para evidenciar a voz ativa da criança no seu processo de desenvolvimento na educação infantil
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-07-14T22:31:35Z
2021-07-14T22:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22609
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838862017298432