Reflexões sobre as leis inclusivas e a educação física escolar: incluir é possível?
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10112 |
Resumo: | Durante muitos anos, a escola vem sendo considerada um espaço de formação para a vida em sociedade. Em tese, tudo que um indivíduo precisa saber para a convivência em grupo aprenderá lá. Logo, a escola se constitui em um espaço tempo de aquisição de conhecimentos para o convívio social. O direito de todos a educação é garantido no Brasil, legalmente, desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, influenciadas por um movimento internacional iniciado com a Declaração de Salamanca e posteriormente com a Declaração de Montreal, a legislação brasileira passa a normatizar a inclusão do deficiente no processo educacional junto a escola regular. Toda essa legislação que passa a priorizar uma educação inclusiva tem sido contemplada nos princípios preconizados pela cultura corporal nas aulas de educação física escolar? Nesse trabalho apresentamos reflexões que esperamos venham a contribuir para uma prática de educação física voltada a inclusão pedagógica e social do deficiente, e contribuindo para uma sociedade verdadeiramente inclusiva |
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Reflexões sobre as leis inclusivas e a educação física escolar: incluir é possível?InclusãoLegislação inclusiva brasileiraEducação física escolarInclusão escolarEducação físicaInclusioninclusive brazilian lawSchool physical educationDurante muitos anos, a escola vem sendo considerada um espaço de formação para a vida em sociedade. Em tese, tudo que um indivíduo precisa saber para a convivência em grupo aprenderá lá. Logo, a escola se constitui em um espaço tempo de aquisição de conhecimentos para o convívio social. O direito de todos a educação é garantido no Brasil, legalmente, desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, influenciadas por um movimento internacional iniciado com a Declaração de Salamanca e posteriormente com a Declaração de Montreal, a legislação brasileira passa a normatizar a inclusão do deficiente no processo educacional junto a escola regular. Toda essa legislação que passa a priorizar uma educação inclusiva tem sido contemplada nos princípios preconizados pela cultura corporal nas aulas de educação física escolar? Nesse trabalho apresentamos reflexões que esperamos venham a contribuir para uma prática de educação física voltada a inclusão pedagógica e social do deficiente, e contribuindo para uma sociedade verdadeiramente inclusivaFor many years, the school has been considered an area of training for life in society. In theory, everything a person needs to know for group coexistence learns there. Soon, the school is in a time span of acquisition of knowledge in the social life. The right of everyone to education is guaranteed in Brazil, legally, from the Brazilian Federal Constitution of 1988, influenced by an international movement started with the Declaration of Salamanca and later with the Montreal Declaration, Brazilian law shall regulate the inclusion of the disabled in the educational process with regular school. This entire legislation passing to prioritize inclusive education has been considered the principles recommended by the body culture in school physical education classes? We present reflections that will hopefully contribute to a practice focused physical education the educational and social inclusion of the disabled, and contributing to a truly inclusive societyMuniz, Neyse LuzCopolillo, Martha Lenora QueirozVianna, Aurélio PitangaBenevides, Gustavo Pires dos Santos2019-06-25T16:48:19Z2019-06-25T16:48:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBENEVIDES, Gustavo Pires dos Santos. Reflexões sobre as leis inclusivas e a educação física escolar: incluir é possível? 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10112http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T19:28:26Zoai:app.uff.br:1/10112Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:58.059922Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Durante muitos anos, a escola vem sendo considerada um espaço de formação para a vida em sociedade. Em tese, tudo que um indivíduo precisa saber para a convivência em grupo aprenderá lá. Logo, a escola se constitui em um espaço tempo de aquisição de conhecimentos para o convívio social. O direito de todos a educação é garantido no Brasil, legalmente, desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, influenciadas por um movimento internacional iniciado com a Declaração de Salamanca e posteriormente com a Declaração de Montreal, a legislação brasileira passa a normatizar a inclusão do deficiente no processo educacional junto a escola regular. Toda essa legislação que passa a priorizar uma educação inclusiva tem sido contemplada nos princípios preconizados pela cultura corporal nas aulas de educação física escolar? Nesse trabalho apresentamos reflexões que esperamos venham a contribuir para uma prática de educação física voltada a inclusão pedagógica e social do deficiente, e contribuindo para uma sociedade verdadeiramente inclusiva |
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