Biblioteca escolar e cidadania: um estudo na perspectiva do letramento informacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2720 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a necessidade de ampliação da função pedagógica do bibliotecário escolar, considerando a realidade da escola pública brasileira e os problemas políticos que esta instituição vem enfrentando nas últimas décadas. Ressalta a importância da participação do bibliotecário no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, a partir do trabalho colaborativo com a equipe pedagógica da escola. Reforça a ideia de que o bibliotecário é peça fundamental no fluxo da informação no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando o seu papel de mediador da informação na construção do conhecimento no ambiente escolar. Este trabalho parte do pressuposto de que o processo de construção do conhecimento no aluno é uma dialética que depende de variáveis como a família, da influência do meio social onde vive, das políticas educacionais do governo e dos objetivos da escola. Destaca o poder de ação do bibliotecário diante desta realidade, salientando a importância da perspectiva sociológica da ação biblioteconômica na escola, ressaltando que o bibliotecário é, além de um profissional técnico, um agente de inclusão social e promotor da cidadania. Aponta o processo de letramento informacional, na perspectiva da competência informacional, como uma possibilidade de ampliação da função pedagógica do bibliotecário escolar, esclarecendo que esta perspectiva de ação possibilita a mudança subjetiva do aluno por meio da informação e do conhecimento, considerando ser este o primeiro grande passo para melhorias na sociedade |
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