O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Evelin Nunes Corrêa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15941
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo defender o lúdico como prática pedagógica potente no processo de uma formação plena de crianças com transtorno do espectro autista - TEA no ensino regular. Pautadas no referencial teórico Lev S. Vygotsky defendemos o lúdico como um conjunto de ações possíveis, de caráter pedagógico, para desenvolvimento social e integral da criança. Também nos apoiamos nas leis e decretos que orientam o processo de inclusão escolar das crianças com TEA. Entendendo a importância do lúdico, nos voltamos à compreensão que os profissionais da educação infantil têm sobre esse conceito que, de forma geral, o enxergam como atividades envolvendo jogos, brincadeiras, contação de histórias e outras que, por sua vez, possibilitam o fazer inclusão. Participaram deste estudo 30 profissionais – professoras e professores da educação infantil – responderam a um formulário da plataforma da Google, mas, apenas 15 foram analisados qualitativamente. A análise destes formulários apresentou um perfil de profissionais que atuam, em uma maioria, há mais de 10 anos na rede pública de ensino. Há um grupo grande de professoras e professores que tem ou já tiveram experiências com crianças autistas, que encontram apoio nas instituições de ensino e apontam uma gama de obstáculos à luz das práticas inclusivas, mas que, de forma unânime, enxergam o lúdico como possibilidade de auxiliar no desenvolvimento das crianças com TEA que, por sua vez, confirma a importante problemática proposta neste trabalho
id UFF-2_3be56194630c61e7981e5dbb5d279694
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15941
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusivaInclusãoAutismoLudicidadeBrincarEducação infantilInclusão escolarAutismoLúdicoInclusionAutismPlayfulnessPlayEste trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo defender o lúdico como prática pedagógica potente no processo de uma formação plena de crianças com transtorno do espectro autista - TEA no ensino regular. Pautadas no referencial teórico Lev S. Vygotsky defendemos o lúdico como um conjunto de ações possíveis, de caráter pedagógico, para desenvolvimento social e integral da criança. Também nos apoiamos nas leis e decretos que orientam o processo de inclusão escolar das crianças com TEA. Entendendo a importância do lúdico, nos voltamos à compreensão que os profissionais da educação infantil têm sobre esse conceito que, de forma geral, o enxergam como atividades envolvendo jogos, brincadeiras, contação de histórias e outras que, por sua vez, possibilitam o fazer inclusão. Participaram deste estudo 30 profissionais – professoras e professores da educação infantil – responderam a um formulário da plataforma da Google, mas, apenas 15 foram analisados qualitativamente. A análise destes formulários apresentou um perfil de profissionais que atuam, em uma maioria, há mais de 10 anos na rede pública de ensino. Há um grupo grande de professoras e professores que tem ou já tiveram experiências com crianças autistas, que encontram apoio nas instituições de ensino e apontam uma gama de obstáculos à luz das práticas inclusivas, mas que, de forma unânime, enxergam o lúdico como possibilidade de auxiliar no desenvolvimento das crianças com TEA que, por sua vez, confirma a importante problemática proposta neste trabalhoThis Pedagogy course conclusion work aims to defend playfulness as a potent pedagogical practice in the process of a full education of children with autism spectrum disorder - ASD in regular education. Based on the theoretical framework Lev S. Vygotsky, we defend play as a set of possible actions, of a pedagogical character, for the social and integral development of the child. We also rely on laws and decrees that guide the process of school inclusion for children with ASD. Understanding the importance of playfulness, we turn to the understanding that early childhood education professionals have about this concept, which, in general, see it as activities involving games, games, storytelling and others that, in turn, enable inclusion . 30 professionals participated in this study - teachers and teachers of early childhood education - responded to a form from the Google platform, but only 15 were analyzed qualitatively. The analysis of these forms showed a profile of professionals who have worked, in the majority, for more than 10 years in the public school system. There is a large group of teachers who have or have had experiences with autistic children, who find support in educational institutions and point out a range of obstacles in the light of inclusive practices, but who, unanimously, see play as a possibility of assist in the development of children with ASD, which, in turn, confirms the important problem proposed in this workLeme, Erika SouzaSerpa, AndréaRibeiro, Evelin Nunes Corrêa2020-11-15T18:32:34Z2020-11-15T18:32:34Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15941http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T17:32:30Zoai:app.uff.br:1/15941Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:13.754137Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
title O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
spellingShingle O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
Ribeiro, Evelin Nunes Corrêa
Inclusão
Autismo
Ludicidade
Brincar
Educação infantil
Inclusão escolar
Autismo
Lúdico
Inclusion
Autism
Playfulness
Play
title_short O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
title_full O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
title_fullStr O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
title_sort O papel do lúdico no desenvolvimento social de crianças com o transtorno do espectro autista numa perspectiva inclusiva
author Ribeiro, Evelin Nunes Corrêa
author_facet Ribeiro, Evelin Nunes Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leme, Erika Souza
Serpa, Andréa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Evelin Nunes Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Autismo
Ludicidade
Brincar
Educação infantil
Inclusão escolar
Autismo
Lúdico
Inclusion
Autism
Playfulness
Play
topic Inclusão
Autismo
Ludicidade
Brincar
Educação infantil
Inclusão escolar
Autismo
Lúdico
Inclusion
Autism
Playfulness
Play
description Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo defender o lúdico como prática pedagógica potente no processo de uma formação plena de crianças com transtorno do espectro autista - TEA no ensino regular. Pautadas no referencial teórico Lev S. Vygotsky defendemos o lúdico como um conjunto de ações possíveis, de caráter pedagógico, para desenvolvimento social e integral da criança. Também nos apoiamos nas leis e decretos que orientam o processo de inclusão escolar das crianças com TEA. Entendendo a importância do lúdico, nos voltamos à compreensão que os profissionais da educação infantil têm sobre esse conceito que, de forma geral, o enxergam como atividades envolvendo jogos, brincadeiras, contação de histórias e outras que, por sua vez, possibilitam o fazer inclusão. Participaram deste estudo 30 profissionais – professoras e professores da educação infantil – responderam a um formulário da plataforma da Google, mas, apenas 15 foram analisados qualitativamente. A análise destes formulários apresentou um perfil de profissionais que atuam, em uma maioria, há mais de 10 anos na rede pública de ensino. Há um grupo grande de professoras e professores que tem ou já tiveram experiências com crianças autistas, que encontram apoio nas instituições de ensino e apontam uma gama de obstáculos à luz das práticas inclusivas, mas que, de forma unânime, enxergam o lúdico como possibilidade de auxiliar no desenvolvimento das crianças com TEA que, por sua vez, confirma a importante problemática proposta neste trabalho
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-15T18:32:34Z
2020-11-15T18:32:34Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15941
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823665953636352