Khort: uma ideia original

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leopoldo Aquino
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa, Jose Geraldo Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298
Resumo: Conforme seu pedido de patente, o produto Khort é descrito como “um abridor de saches, que consiste de um corpo composto por uma chapa substancialmente plana única com pelo menos uma fenda, pelo qual um sache irá passar, e uma lâmina embutida na parte terminal da dita fenda, qual lâmina irá cortar o sache.” A partir dessa idéia original que foi desenvolvida em um produto inovador, o caso descreve as ações do inventor para fundar em 2009 uma empresa com a finalidade de explorar com vantagem competitiva a fabricação, comercialização e venda do produto. Além dos resultados promissores já obtidos com a empresa, o Khort foi exposto na Invention & New Product Exposition (INPEX), realizada nos EUA, e recebeu o prêmio de melhor invenção das Américas em 2010. Entretanto, o presidente da empresa agora se encontra diante de diversos dilemas. Como desenvolver os pontos fortes de seu negócio de modo a mantê-lo competitivo? Em que ritmo e direção a empresa deve crescer? Há no horizonte algum concorrente ou competidor que represente uma forte ameaça? Há alguma tendência mercadológica ou tecnológica que pode afetar seu negócio? Onde e como ele deve comprometer os recursos da empresa? O caso permite reflexões sobre empreendedorismo, inovação, análise da indústria e escolhas de ações estratégicas.
id USP-40_8bbaf530720faa34461fee6d8b91a673
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79298
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Khort: uma ideia originalKHORT: AN ORIGINAL IDEAStrategyEntrepreneurshipIndustry analysisInnovationStrategic action.estratégiaempreendedorismoanálise da indústriainovaçãoação estratégica.Conforme seu pedido de patente, o produto Khort é descrito como “um abridor de saches, que consiste de um corpo composto por uma chapa substancialmente plana única com pelo menos uma fenda, pelo qual um sache irá passar, e uma lâmina embutida na parte terminal da dita fenda, qual lâmina irá cortar o sache.” A partir dessa idéia original que foi desenvolvida em um produto inovador, o caso descreve as ações do inventor para fundar em 2009 uma empresa com a finalidade de explorar com vantagem competitiva a fabricação, comercialização e venda do produto. Além dos resultados promissores já obtidos com a empresa, o Khort foi exposto na Invention & New Product Exposition (INPEX), realizada nos EUA, e recebeu o prêmio de melhor invenção das Américas em 2010. Entretanto, o presidente da empresa agora se encontra diante de diversos dilemas. Como desenvolver os pontos fortes de seu negócio de modo a mantê-lo competitivo? Em que ritmo e direção a empresa deve crescer? Há no horizonte algum concorrente ou competidor que represente uma forte ameaça? Há alguma tendência mercadológica ou tecnológica que pode afetar seu negócio? Onde e como ele deve comprometer os recursos da empresa? O caso permite reflexões sobre empreendedorismo, inovação, análise da indústria e escolhas de ações estratégicas.According the patent application, the product Khort is described as a sachet opener, which consists of a body comprising a substantially flat plate with at least a single slit, through which will pass a sachet, and a blade built into the terminal of said slit, which will cut the sachet. From a very original idea which was developed in an innovative product, the case describes the actions of the inventor to found a company in order to exploit competitively the manufacturing, marketing and sales of Khort. In addition to the promising results already obtained with the company, the Khort was exposed in the Invention & New Product Exposition (INPEX) held in the U.S., and received the award for the best invention of the Americas in 2010. However the company president is faced with several dilemmas. How to develop the strengths of your business in order to keep it competitive? At what pace and direction the company should grow? Is there on the horizon any competitor or competitor that represents a major threat? Is there any marketing or technological trend that may affect his business? Where and how he must commit the resources of the company? The case allows thoughts on entrepreneurship, innovation, industry analysis and strategy selection.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 265-2862515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298/83369Almeida, Leopoldo AquinoBarbosa, Jose Geraldo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T14:20:18Zoai:revistas.usp.br:article/79298Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T14:20:18Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Khort: uma ideia original
KHORT: AN ORIGINAL IDEA
title Khort: uma ideia original
spellingShingle Khort: uma ideia original
Almeida, Leopoldo Aquino
Strategy
Entrepreneurship
Industry analysis
Innovation
Strategic action.
estratégia
empreendedorismo
análise da indústria
inovação
ação estratégica.
title_short Khort: uma ideia original
title_full Khort: uma ideia original
title_fullStr Khort: uma ideia original
title_full_unstemmed Khort: uma ideia original
title_sort Khort: uma ideia original
author Almeida, Leopoldo Aquino
author_facet Almeida, Leopoldo Aquino
Barbosa, Jose Geraldo Pereira
author_role author
author2 Barbosa, Jose Geraldo Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leopoldo Aquino
Barbosa, Jose Geraldo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Strategy
Entrepreneurship
Industry analysis
Innovation
Strategic action.
estratégia
empreendedorismo
análise da indústria
inovação
ação estratégica.
topic Strategy
Entrepreneurship
Industry analysis
Innovation
Strategic action.
estratégia
empreendedorismo
análise da indústria
inovação
ação estratégica.
description Conforme seu pedido de patente, o produto Khort é descrito como “um abridor de saches, que consiste de um corpo composto por uma chapa substancialmente plana única com pelo menos uma fenda, pelo qual um sache irá passar, e uma lâmina embutida na parte terminal da dita fenda, qual lâmina irá cortar o sache.” A partir dessa idéia original que foi desenvolvida em um produto inovador, o caso descreve as ações do inventor para fundar em 2009 uma empresa com a finalidade de explorar com vantagem competitiva a fabricação, comercialização e venda do produto. Além dos resultados promissores já obtidos com a empresa, o Khort foi exposto na Invention & New Product Exposition (INPEX), realizada nos EUA, e recebeu o prêmio de melhor invenção das Américas em 2010. Entretanto, o presidente da empresa agora se encontra diante de diversos dilemas. Como desenvolver os pontos fortes de seu negócio de modo a mantê-lo competitivo? Em que ritmo e direção a empresa deve crescer? Há no horizonte algum concorrente ou competidor que represente uma forte ameaça? Há alguma tendência mercadológica ou tecnológica que pode afetar seu negócio? Onde e como ele deve comprometer os recursos da empresa? O caso permite reflexões sobre empreendedorismo, inovação, análise da indústria e escolhas de ações estratégicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298/83369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 265-286
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221935638937600