A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11333 |
Resumo: | Numa sociedade em que o consumo cresce cada vez mais, é imprescindível aos profissionais de marketing buscar entender o seu público consumidor. Tendo em vista que o consumo feminino está crescendo bastante ultimamente e que as empresas estão buscando compreender suas necessidade, demandas e desejos, esse trabalho mostra de que forma a marca contribui para a escolha de determinadas mercadorias e verifica até que ponto que a marca é entendida pelo consumidor como um fator determinante no processo de escolha. Dessa forma, o objetivo final desse projeto é descrever a influência da marca no processo decisório de compra de absorventes, mais especificamente das estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre os aspectos relacionados à marca, aos fatores que influenciam no comportamento do consumidor, ao processo de decisão de compra e sobre o perfil da consumidora feminina. Complementarmente, foram realizadas entrevistas com as estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense na busca de compreender como a marca influencia na decisão de compra das mesmas. Os respondentes reforçaram a influência da marca no processo de compra. Quanto aos fatores que levam a amostra a optar por uma marca, os que se destacaram foram as características e a qualidade do produto. Já quanto aos fatores que possuem mínima influência na decisão de escolha da marca de absorvente, se destacaram o preço, a publicidade da marca e o fato de ser usado por pessoas conhecidas |
id |
UFF-2_472a08ef890c9ebf7ce5a7ce38a84b11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11333 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFFMarcaComportamento do consumidorConsumidora femininaInfluência da marcaCompraAdministraçãoBrandConsumer behaviorFemale consumersInfluence of the brandPurchaseNuma sociedade em que o consumo cresce cada vez mais, é imprescindível aos profissionais de marketing buscar entender o seu público consumidor. Tendo em vista que o consumo feminino está crescendo bastante ultimamente e que as empresas estão buscando compreender suas necessidade, demandas e desejos, esse trabalho mostra de que forma a marca contribui para a escolha de determinadas mercadorias e verifica até que ponto que a marca é entendida pelo consumidor como um fator determinante no processo de escolha. Dessa forma, o objetivo final desse projeto é descrever a influência da marca no processo decisório de compra de absorventes, mais especificamente das estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre os aspectos relacionados à marca, aos fatores que influenciam no comportamento do consumidor, ao processo de decisão de compra e sobre o perfil da consumidora feminina. Complementarmente, foram realizadas entrevistas com as estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense na busca de compreender como a marca influencia na decisão de compra das mesmas. Os respondentes reforçaram a influência da marca no processo de compra. Quanto aos fatores que levam a amostra a optar por uma marca, os que se destacaram foram as características e a qualidade do produto. Já quanto aos fatores que possuem mínima influência na decisão de escolha da marca de absorvente, se destacaram o preço, a publicidade da marca e o fato de ser usado por pessoas conhecidasIn a society where consumption grows more and more, it is essential for marketing professionals to understand their public audiences. Given that female consumption has been growing a lot lately and that companies are seeking to understand their needs, demands and desires, this work shows how the brand contributes to the choice of certain goods and verifies to what extent the brand is understood by the consumer as a determining factor in the process of choice. Thus, the final objective of this project is to describe the influence of the brand in the decision-making process for the purchase of tampons, more specifically from the students of administration of Universidade Federal Fluminense. For this, bibliographic research on aspects related to the brand, factors influencing consumer behavior, purchasing decisionmaking process and the profile of female consumers were made. In addition, interviews were conducted with the students of administration of Universidade Federal Fluminense in search of understanding how the brand influences their decision to purchase. Respondents reinforced the brand's influence in the purchasing process. As for the factors that lead the sample to opt for a brand, the ones that stood out were the characteristics and quality of the product. As for factors that do not interfere in the decision to choose the brand of tampons, the price, advertising of the brand and the fact of being used by known people were highlighted70 f.NiteróiRamos Filho, Américo da CostaMontalvão, Sérgio de SousaFontanillas, Carlos NavarroOliveira, Talissa Rodino Lopes de2019-09-17T21:19:16Z2019-09-17T21:19:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Talissa Rodino Lopes de. A influência da marca no processo decisório de compra do consumidor - um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF / Talissa Rodino Lopes de Oliveira; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2019. 70 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11333Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-14T23:07:06Zoai:app.uff.br:1/11333Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-14T23:07:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF |
title |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF |
spellingShingle |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF Oliveira, Talissa Rodino Lopes de Marca Comportamento do consumidor Consumidora feminina Influência da marca Compra Administração Brand Consumer behavior Female consumers Influence of the brand Purchase |
title_short |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF |
title_full |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF |
title_fullStr |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF |
title_full_unstemmed |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF |
title_sort |
A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF |
author |
Oliveira, Talissa Rodino Lopes de |
author_facet |
Oliveira, Talissa Rodino Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos Filho, Américo da Costa Montalvão, Sérgio de Sousa Fontanillas, Carlos Navarro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Talissa Rodino Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Comportamento do consumidor Consumidora feminina Influência da marca Compra Administração Brand Consumer behavior Female consumers Influence of the brand Purchase |
topic |
Marca Comportamento do consumidor Consumidora feminina Influência da marca Compra Administração Brand Consumer behavior Female consumers Influence of the brand Purchase |
description |
Numa sociedade em que o consumo cresce cada vez mais, é imprescindível aos profissionais de marketing buscar entender o seu público consumidor. Tendo em vista que o consumo feminino está crescendo bastante ultimamente e que as empresas estão buscando compreender suas necessidade, demandas e desejos, esse trabalho mostra de que forma a marca contribui para a escolha de determinadas mercadorias e verifica até que ponto que a marca é entendida pelo consumidor como um fator determinante no processo de escolha. Dessa forma, o objetivo final desse projeto é descrever a influência da marca no processo decisório de compra de absorventes, mais especificamente das estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre os aspectos relacionados à marca, aos fatores que influenciam no comportamento do consumidor, ao processo de decisão de compra e sobre o perfil da consumidora feminina. Complementarmente, foram realizadas entrevistas com as estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense na busca de compreender como a marca influencia na decisão de compra das mesmas. Os respondentes reforçaram a influência da marca no processo de compra. Quanto aos fatores que levam a amostra a optar por uma marca, os que se destacaram foram as características e a qualidade do produto. Já quanto aos fatores que possuem mínima influência na decisão de escolha da marca de absorvente, se destacaram o preço, a publicidade da marca e o fato de ser usado por pessoas conhecidas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-17T21:19:16Z 2019-09-17T21:19:16Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira, Talissa Rodino Lopes de. A influência da marca no processo decisório de compra do consumidor - um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF / Talissa Rodino Lopes de Oliveira; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2019. 70 f. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11333 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Oliveira, Talissa Rodino Lopes de. A influência da marca no processo decisório de compra do consumidor - um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF / Talissa Rodino Lopes de Oliveira; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2019. 70 f. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838774299721728 |