O limite do marketing interno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4713 |
Resumo: | A importância do Marketing no desenvolvimento empresarial cresce a cada dia. A busca pela satisfação dos clientes faz com que as empresas considerem em suas ações seus diferentes clientes: os internos e os externos. Para empresas de determinados setores, antes de se pensar nos clientes externos, tomou-se obrigação lembrar dos clientes internos. Tais empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível possível, de modo que este passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Além de motivar os funcionários, estimula-se os mesmos a gostarem da empresa. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os eféitos das ações de Marketing Interno (Endomarketing) em uma empresa ferro'viária. Através do método descritivo, mostra-se que, para os clientes internos, a empresa vem desempenhando um trabalho voltado para a satisfação dos mesmos. Todavia, percebe-se a necessidade de alguns ajustes, o que deve ser realizado com a máxima brevidade possível. O trabalho enfatiza, ainda, que pesquisas de marketing utilizadas para identificar satisfação e qualidade no atendimento, produtos e serviços, realizadas junto aos clientes internos, são ferramentas que as empresas devem utilizar com mais freqüência e especificidade, pois ficou visível que os clientes internos sentem-se valorizados quando a sua opinião é solicitada |
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O limite do marketing internoEndomarketingCliente internoSatisfação do clienteEndomarketingCliente internoSatisfação do consumidorEndomarketingIntern customersCustomers' satisfactionA importância do Marketing no desenvolvimento empresarial cresce a cada dia. A busca pela satisfação dos clientes faz com que as empresas considerem em suas ações seus diferentes clientes: os internos e os externos. Para empresas de determinados setores, antes de se pensar nos clientes externos, tomou-se obrigação lembrar dos clientes internos. Tais empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível possível, de modo que este passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Além de motivar os funcionários, estimula-se os mesmos a gostarem da empresa. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os eféitos das ações de Marketing Interno (Endomarketing) em uma empresa ferro'viária. Através do método descritivo, mostra-se que, para os clientes internos, a empresa vem desempenhando um trabalho voltado para a satisfação dos mesmos. Todavia, percebe-se a necessidade de alguns ajustes, o que deve ser realizado com a máxima brevidade possível. O trabalho enfatiza, ainda, que pesquisas de marketing utilizadas para identificar satisfação e qualidade no atendimento, produtos e serviços, realizadas junto aos clientes internos, são ferramentas que as empresas devem utilizar com mais freqüência e especificidade, pois ficou visível que os clientes internos sentem-se valorizados quando a sua opinião é solicitadaThe importance of the marketing in the enterprise development grows each day. The searchfor the customer's satisfaction does wilh lhe enterprises pass to considerate in your actions your difJerent customers: the interns and the externs. For lhe enterprises of determined sectors, before to think in the extern cuslomers, turn itself an obligation to remember of intern customers. These enterprises need to maintain the index of motivation of your collaborators in the more possible elevated leveI, in the way it pass to be one of your results' indicators. Beyond to motivate your functionaries, stimulate lhe same to like the company. The objective of this work is to idenlify and to analyse the effects of Intern Marketing 's actions (Endomarketing) in a railway enterprise. Through the descriptive method, it showed that, for the intern customers, the enterprise comes to performing a work turned for the satisfaction Df them. Nevertheless, it is perceived the necessity of some adjustments, what should be rea/ized with a maximum briefness possible. The work emphasizes, sti/I, that Markeling's researches uti/ized to identify satisfaction and quality in the attendance, producls and services, realized together with the intern customers, are tools that the enterprises should use with more frequency and specificity, 'cause it was visible that the intern customers feel themselves va/orous when your opinion is solicitedAbegão, Luís HenriqueLeite, Ana Paula Todaro TaveiraFerreira, Carla Guimarães2017-09-28T16:52:30Z2017-09-28T16:52:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4713CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T21:46:33Zoai:app.uff.br:1/4713Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:17.408679Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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