Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48577 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do torcedor brasileiro como um consumidor, representante e multiplicador das marcas dos clubes europeus dentro do mercado brasileiro. Apresentando um breve histórico da formação do torcedor ao longo dos anos, desde a chegada do esporte em terras brasileiras, até os tempos atuais. A entrada dos clubes europeus no mercado nacional, possibilitada pelo uso de novas ferramentas e táticas implementadas pelo marketing esportivo moderno, também é apresentada como fator preponderante na conquista do público brasileiro como torcedor dos times estrangeiros. O que também pode se refletir no aumento da exigência do torcedor moderno, o consumidor, criando um novo parâmetro a ser alcançado pelos times brasileiros, o de se aproximar do desenvolvimento dos clubes europeus como marcas. Buscando a capitalização da paixão, pelo vínculo cada vez mais estreito entre clube e torcedor, fidelizando e retendo o torcedor-consumidor |
id |
UFRN_6e0bf460e7bb7d0a7098ecb251a245fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48577 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Pedro Antonio Cavalcantehttps://orcid.org/ 0000-0002-5448-814Xhttp://lattes.cnpq.br/2496728304859144http://lattes.cnpq.br/0498666096451204Parron, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/7761735373543450Dal Pian, Luiz Fernandohttp://lattes.cnpq.br/1302903508054167Costa, Jose Zilmar Alves da2022-07-19T18:16:11Z2022-07-19T18:16:11Z2022-07-12LIMA, Pedro Antonio Cavalcante. Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing. 2022. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48577O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do torcedor brasileiro como um consumidor, representante e multiplicador das marcas dos clubes europeus dentro do mercado brasileiro. Apresentando um breve histórico da formação do torcedor ao longo dos anos, desde a chegada do esporte em terras brasileiras, até os tempos atuais. A entrada dos clubes europeus no mercado nacional, possibilitada pelo uso de novas ferramentas e táticas implementadas pelo marketing esportivo moderno, também é apresentada como fator preponderante na conquista do público brasileiro como torcedor dos times estrangeiros. O que também pode se refletir no aumento da exigência do torcedor moderno, o consumidor, criando um novo parâmetro a ser alcançado pelos times brasileiros, o de se aproximar do desenvolvimento dos clubes europeus como marcas. Buscando a capitalização da paixão, pelo vínculo cada vez mais estreito entre clube e torcedor, fidelizando e retendo o torcedor-consumidorThe present academic work seeks to analyze the behavior of the Brazilian fan as a consumer, a representative and a multiplier of the European clubs' brands inside the Brazilian market. Presenting a brief of the fan's formation over the years, since the arrival of the sport in Brazilian lands, to the present day. The entry of European clubs in the Brazilian market, made possible by the use of new tools and tactics implemented by modern sports marketing, is also presented as a preponderant factor to catching the Brazilian public as supporters of foreign teams. Which can also be reflected in the growing demand of the modern fan, the consumer, creating a new parameter to be achieved by Brazilian teams, the need to approach the development of European clubs as true brands. Looking to capitalize the passion, for the increasingly close link between club and fan, fidelizing and maintaining the fan-consumerUniversidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFutebol europeuTorcedor-consumidorMarketing esportivoComunicação de marketingMarketing de relacionamentoBrasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketingBrazilian fan of European football: profile under analysis by Marketing Communicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBrasileiroTorcedorFutebolEuropeu_Lima_2022.pdfBrasileiroTorcedorFutebolEuropeu_Lima_2022.pdfTCC - Monografia - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - 2022application/pdf917704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/1/BrasileiroTorcedorFutebolEuropeu_Lima_2022.pdf96eedbddfe8eb978f3e74957ef9433a9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/485772022-07-19 15:16:12.392oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-19T18:16:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian fan of European football: profile under analysis by Marketing Communication |
title |
Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing |
spellingShingle |
Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing Lima, Pedro Antonio Cavalcante Futebol europeu Torcedor-consumidor Marketing esportivo Comunicação de marketing Marketing de relacionamento |
title_short |
Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing |
title_full |
Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing |
title_fullStr |
Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing |
title_full_unstemmed |
Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing |
title_sort |
Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing |
author |
Lima, Pedro Antonio Cavalcante |
author_facet |
Lima, Pedro Antonio Cavalcante |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-5448-814X |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2496728304859144 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0498666096451204 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Parron, Rodrigo |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7761735373543450 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dal Pian, Luiz Fernando |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1302903508054167 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Pedro Antonio Cavalcante |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Jose Zilmar Alves da |
contributor_str_mv |
Costa, Jose Zilmar Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol europeu Torcedor-consumidor Marketing esportivo Comunicação de marketing Marketing de relacionamento |
topic |
Futebol europeu Torcedor-consumidor Marketing esportivo Comunicação de marketing Marketing de relacionamento |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do torcedor brasileiro como um consumidor, representante e multiplicador das marcas dos clubes europeus dentro do mercado brasileiro. Apresentando um breve histórico da formação do torcedor ao longo dos anos, desde a chegada do esporte em terras brasileiras, até os tempos atuais. A entrada dos clubes europeus no mercado nacional, possibilitada pelo uso de novas ferramentas e táticas implementadas pelo marketing esportivo moderno, também é apresentada como fator preponderante na conquista do público brasileiro como torcedor dos times estrangeiros. O que também pode se refletir no aumento da exigência do torcedor moderno, o consumidor, criando um novo parâmetro a ser alcançado pelos times brasileiros, o de se aproximar do desenvolvimento dos clubes europeus como marcas. Buscando a capitalização da paixão, pelo vínculo cada vez mais estreito entre clube e torcedor, fidelizando e retendo o torcedor-consumidor |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-19T18:16:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-19T18:16:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Pedro Antonio Cavalcante. Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing. 2022. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48577 |
identifier_str_mv |
LIMA, Pedro Antonio Cavalcante. Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing. 2022. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/1/BrasileiroTorcedorFutebolEuropeu_Lima_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96eedbddfe8eb978f3e74957ef9433a9 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832687566815232 |