Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Pedro Antonio Cavalcante
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48577
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do torcedor brasileiro como um consumidor, representante e multiplicador das marcas dos clubes europeus dentro do mercado brasileiro. Apresentando um breve histórico da formação do torcedor ao longo dos anos, desde a chegada do esporte em terras brasileiras, até os tempos atuais. A entrada dos clubes europeus no mercado nacional, possibilitada pelo uso de novas ferramentas e táticas implementadas pelo marketing esportivo moderno, também é apresentada como fator preponderante na conquista do público brasileiro como torcedor dos times estrangeiros. O que também pode se refletir no aumento da exigência do torcedor moderno, o consumidor, criando um novo parâmetro a ser alcançado pelos times brasileiros, o de se aproximar do desenvolvimento dos clubes europeus como marcas. Buscando a capitalização da paixão, pelo vínculo cada vez mais estreito entre clube e torcedor, fidelizando e retendo o torcedor-consumidor
id UFRN_6e0bf460e7bb7d0a7098ecb251a245fc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48577
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Pedro Antonio Cavalcantehttps://orcid.org/ 0000-0002-5448-814Xhttp://lattes.cnpq.br/2496728304859144http://lattes.cnpq.br/0498666096451204Parron, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/7761735373543450Dal Pian, Luiz Fernandohttp://lattes.cnpq.br/1302903508054167Costa, Jose Zilmar Alves da2022-07-19T18:16:11Z2022-07-19T18:16:11Z2022-07-12LIMA, Pedro Antonio Cavalcante. Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing. 2022. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48577O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do torcedor brasileiro como um consumidor, representante e multiplicador das marcas dos clubes europeus dentro do mercado brasileiro. Apresentando um breve histórico da formação do torcedor ao longo dos anos, desde a chegada do esporte em terras brasileiras, até os tempos atuais. A entrada dos clubes europeus no mercado nacional, possibilitada pelo uso de novas ferramentas e táticas implementadas pelo marketing esportivo moderno, também é apresentada como fator preponderante na conquista do público brasileiro como torcedor dos times estrangeiros. O que também pode se refletir no aumento da exigência do torcedor moderno, o consumidor, criando um novo parâmetro a ser alcançado pelos times brasileiros, o de se aproximar do desenvolvimento dos clubes europeus como marcas. Buscando a capitalização da paixão, pelo vínculo cada vez mais estreito entre clube e torcedor, fidelizando e retendo o torcedor-consumidorThe present academic work seeks to analyze the behavior of the Brazilian fan as a consumer, a representative and a multiplier of the European clubs' brands inside the Brazilian market. Presenting a brief of the fan's formation over the years, since the arrival of the sport in Brazilian lands, to the present day. The entry of European clubs in the Brazilian market, made possible by the use of new tools and tactics implemented by modern sports marketing, is also presented as a preponderant factor to catching the Brazilian public as supporters of foreign teams. Which can also be reflected in the growing demand of the modern fan, the consumer, creating a new parameter to be achieved by Brazilian teams, the need to approach the development of European clubs as true brands. Looking to capitalize the passion, for the increasingly close link between club and fan, fidelizing and maintaining the fan-consumerUniversidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFutebol europeuTorcedor-consumidorMarketing esportivoComunicação de marketingMarketing de relacionamentoBrasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketingBrazilian fan of European football: profile under analysis by Marketing Communicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBrasileiroTorcedorFutebolEuropeu_Lima_2022.pdfBrasileiroTorcedorFutebolEuropeu_Lima_2022.pdfTCC - Monografia - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - 2022application/pdf917704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/1/BrasileiroTorcedorFutebolEuropeu_Lima_2022.pdf96eedbddfe8eb978f3e74957ef9433a9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/485772022-07-19 15:16:12.392oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48577Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-19T18:16:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Brazilian fan of European football: profile under analysis by Marketing Communication
title Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
spellingShingle Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
Lima, Pedro Antonio Cavalcante
Futebol europeu
Torcedor-consumidor
Marketing esportivo
Comunicação de marketing
Marketing de relacionamento
title_short Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
title_full Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
title_fullStr Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
title_full_unstemmed Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
title_sort Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing
author Lima, Pedro Antonio Cavalcante
author_facet Lima, Pedro Antonio Cavalcante
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-5448-814X
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2496728304859144
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0498666096451204
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Parron, Rodrigo
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7761735373543450
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dal Pian, Luiz Fernando
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1302903508054167
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Pedro Antonio Cavalcante
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Jose Zilmar Alves da
contributor_str_mv Costa, Jose Zilmar Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol europeu
Torcedor-consumidor
Marketing esportivo
Comunicação de marketing
Marketing de relacionamento
topic Futebol europeu
Torcedor-consumidor
Marketing esportivo
Comunicação de marketing
Marketing de relacionamento
description O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do torcedor brasileiro como um consumidor, representante e multiplicador das marcas dos clubes europeus dentro do mercado brasileiro. Apresentando um breve histórico da formação do torcedor ao longo dos anos, desde a chegada do esporte em terras brasileiras, até os tempos atuais. A entrada dos clubes europeus no mercado nacional, possibilitada pelo uso de novas ferramentas e táticas implementadas pelo marketing esportivo moderno, também é apresentada como fator preponderante na conquista do público brasileiro como torcedor dos times estrangeiros. O que também pode se refletir no aumento da exigência do torcedor moderno, o consumidor, criando um novo parâmetro a ser alcançado pelos times brasileiros, o de se aproximar do desenvolvimento dos clubes europeus como marcas. Buscando a capitalização da paixão, pelo vínculo cada vez mais estreito entre clube e torcedor, fidelizando e retendo o torcedor-consumidor
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-19T18:16:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-19T18:16:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Pedro Antonio Cavalcante. Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing. 2022. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48577
identifier_str_mv LIMA, Pedro Antonio Cavalcante. Brasileiro torcedor do futebol europeu: perfil sob análise da comunicação de marketing. 2022. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/1/BrasileiroTorcedorFutebolEuropeu_Lima_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48577/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96eedbddfe8eb978f3e74957ef9433a9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117556352319488