A educação da cana e do açoite: a merenda escolar como móbile educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Felipe de Azevedo Coronel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10441
Resumo: Este artigo busca refletir acerca da merenda escolar, indagando de que modo, características de comportamentos alimentares dos estudantes do Colégio Estadual Aurelino Leal, no segundo semestre de 2018, dialogam com representações ideológicas e tradicionais presentes nas sociedades ocidentalizadas contemporâneas. A partir da imagem conceitual de móbile educativo compreendido como difusor de saberes é sugerido práticas educativas críticas sobre a relevância da desalienação alimentar e da merenda escolar na sociedade ocidentalizada. As indagações nucleares do artigo são: como, a partir da vivência no ambiente do refeitório deste colégio, é possível refletir sobre representações presentes no senso comum pertinentes a comportamentos alimentares? Que práticas educativas manifestam saídas criativas para se refletir sobre a sociedade como um todo? A orientação teórica central deste trabalho é o materialismo histórico e, dentre os conceitos do pensamento marxiano, utilizados no trabalho, estão: dialética, alienação, ideologia e trabalho. Ademais, analistas do campo das Ciências Sociais e Educação são empregados como Paulo Freire, Tim Ingold, Florestan Fernandes, Josué de Castro, Elaine Azevedo na reflexão proposta. Percebe-se nos hábitos alimentares da sociedade ocidentalizada contemporânea, especialmente na merenda escolar, uma relação de alienação diante da forma de se produzirem as preferências e o gosto pelos alimentos. Parte-se do suposto de que os comportamentos alimentares associados à determinados alimentos na merenda escolar no Colégio Estadual Aurelino Leal configuram-se como ideologia, ou seja: o alimentar-se ‘bem’ teria adquirido o status de falso pensamento
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