Processos de ensinar e aprender: em busca de uma educação mais inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26517 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso busca fazer uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem, partindo das problemáticas e inquietações dos discursos sobre os “alunos que não aprendem” bem como o fracasso escolar, questões tão presentes no meio educacional e que trazem grandes indagações. A partir deste caminho traz como objetivos a busca por respostas de forma a compreender os significados e processos da aprendizagem e as dificuldades na busca por uma prática inclusiva e significativa como um dos caminhos a contrapor esse fracasso nas escolas. Na metodologia foram utilizadas narrativas autobiográficas e revisões bibliográficas para pensar os discursos e as teorias em contra partida com as realidades, trazendo o olhar de quem está no chão da escola vivenciando diariamente as dificuldades e os desafios em relação ao ensino e aprendizagem na infância, apresentando e narrando experiências que possibilitem a busca por novos caminhos. Com as reflexões e leituras realizadas, sobretudo com autores como Vygotsky (1991,2001); Freire (1989,1996); Mantoan (2004); Ribeiro e Rodrigues (2020) entre outros foi possível compreender o olhar que a escola possui sobre as diferenças, contribuindo para as pesquisas que tentam pensar em como as crianças constroem sua aprendizagem, além dos significados do aprender e ensinar, bem como os desafios encontrados pelos professores na busca por uma educação que alcance a todos e não apenas a maioria, na contramão dos sistemas escolares aprisionadores, exclusivos, medicalizantes, com currículos endurecidos e avaliações classificatórias que contribuem para a manutenção das desigualdades e o fracasso. Com isso, as reflexões realizadas nos possibilitam pensar um novo olhar quanto às diferenças como possibilitadoras do potencial criativo e do desenvolvimento físico e psicológico, aprendendo a valorizar as diferenças com uma prática que acolha ao invés de punir, que permita o pensar e o criar e que valorize as potencialidades e não enalteça as limitações. Concluindo, percebemos que não existem crianças que não aprendem e sim diferentes tempos e modos de aprender. Aprender e ensinar ações que se completam. Salienta-se com isso a importância da formação docente juntamente com uma prática reflexiva, além do apoio aos professores nesta caminhada, pois a construção de uma escola realmente inclusiva não é papel único do professor, mas uma construção conjunta, que começa com a nossa prática e não apenas com a nossa fala. Quem sabe juntos seja possível ultrapassar as barreiras e romper com as amarras que impedem que a escola tão idealizada dos documentos e discursos efetivamente alcancem todas as crianças. |
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Processos de ensinar e aprender: em busca de uma educação mais inclusivaEnsino e aprendizagemFracasso EscolarInclusãoPedagogiaTeaching and learningSchool failureInclusionEste Trabalho de Conclusão de Curso busca fazer uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem, partindo das problemáticas e inquietações dos discursos sobre os “alunos que não aprendem” bem como o fracasso escolar, questões tão presentes no meio educacional e que trazem grandes indagações. A partir deste caminho traz como objetivos a busca por respostas de forma a compreender os significados e processos da aprendizagem e as dificuldades na busca por uma prática inclusiva e significativa como um dos caminhos a contrapor esse fracasso nas escolas. Na metodologia foram utilizadas narrativas autobiográficas e revisões bibliográficas para pensar os discursos e as teorias em contra partida com as realidades, trazendo o olhar de quem está no chão da escola vivenciando diariamente as dificuldades e os desafios em relação ao ensino e aprendizagem na infância, apresentando e narrando experiências que possibilitem a busca por novos caminhos. Com as reflexões e leituras realizadas, sobretudo com autores como Vygotsky (1991,2001); Freire (1989,1996); Mantoan (2004); Ribeiro e Rodrigues (2020) entre outros foi possível compreender o olhar que a escola possui sobre as diferenças, contribuindo para as pesquisas que tentam pensar em como as crianças constroem sua aprendizagem, além dos significados do aprender e ensinar, bem como os desafios encontrados pelos professores na busca por uma educação que alcance a todos e não apenas a maioria, na contramão dos sistemas escolares aprisionadores, exclusivos, medicalizantes, com currículos endurecidos e avaliações classificatórias que contribuem para a manutenção das desigualdades e o fracasso. Com isso, as reflexões realizadas nos possibilitam pensar um novo olhar quanto às diferenças como possibilitadoras do potencial criativo e do desenvolvimento físico e psicológico, aprendendo a valorizar as diferenças com uma prática que acolha ao invés de punir, que permita o pensar e o criar e que valorize as potencialidades e não enalteça as limitações. Concluindo, percebemos que não existem crianças que não aprendem e sim diferentes tempos e modos de aprender. Aprender e ensinar ações que se completam. Salienta-se com isso a importância da formação docente juntamente com uma prática reflexiva, além do apoio aos professores nesta caminhada, pois a construção de uma escola realmente inclusiva não é papel único do professor, mas uma construção conjunta, que começa com a nossa prática e não apenas com a nossa fala. Quem sabe juntos seja possível ultrapassar as barreiras e romper com as amarras que impedem que a escola tão idealizada dos documentos e discursos efetivamente alcancem todas as crianças.This Course Conclusion Work seeks to reflect on teaching and learning, starting from the problems and concerns of the discourses about “students who do not learn” as well as school failure, issues that are so present in the educational environment and that bring great questions. From this path, it has as objectives the search for answers in order to understand the meanings and processes of learning and the difficulties in the search for an inclusive and meaningful practice as one of the ways to counteract this failure in schools. In the methodology, autobiographical narratives and bibliographic reviews were used to think the discourses and theories against the realities, bringing the look of those on the school floor experiencing daily the difficulties and challenges in relation to teaching and learning in childhood, presenting and narrating experiences that enable the search for new paths. With the reflections and readings carried out, especially with authors such as Vygotsky (1991, 2001); Freire (1989, 1996); Mantoan (2003); Ribeiro and Rodrigues (2020), among others, it was possible to understand the view that the school has on differences, contributing to research that tries to think about how children build their learning, in addition to the meanings of learning and teaching, as well as the challenges encountered by teachers in the search for an education that reaches everyone and not just the majority, contrary to the imprisoning, exclusive, medicalizing school systems, with hardened curricula and classification assessments that contribute to the maintenance of inequalities and failure. Thus, the reflections made allow us to think a new look at differences as enablers of creative potential and physical and psychological development, learning to value differences with a practice that welcomes rather than punishes, that allows thinking and creating and that values the potential and does not extol the limitations. In conclusion, we realize that there are no children who do not learn, but different times and ways of learning. Learn and teach actions that complete each other. This highlights the importance of teacher training together with reflective practice, in addition to supporting teachers in this journey, as the construction of a truly inclusive school is not the teacher's sole role, but a joint construction, which begins with our practice. and not just with our speech. Maybe together it will be possible to overcome barriers and break the bonds that prevent the school so idealized of documents and speeches effectively reaching all children.Reis, Andréa CardosoBarboza, Jéssica Quaresma da Rocha Amaral2022-10-19T15:20:53Z2022-10-19T15:20:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26517CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T15:20:57Zoai:app.uff.br:1/26517Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:46.664698Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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