Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NVW |
Resumo: | O ensino cumulativo e progressivo de conceitos científicos, que não considera o contexto que esses conceitos foram desenvolvidos, pode explicar a dificuldade na aprendizagem dos conceitos ácido e base. Muitas críticas tem sido feitas à essa forma de abordagem das definições ácido e base em muitos livros didáticos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender o processo de ensino de uma sequência didática com uma abordagem investigativa para estudantes do Ensino Médio, envolvendo a discussão das propriedades e definição ácido e base por meio de indicadores. A sequência didática foi aplicada para duas turmas de Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram baseados em registros dos estudantes e a Análise Textual Discursiva foi empregada para compreensão desses registros. Embora, os estudantes tenham apresentado muitas dificuldades para exporem suas ideias, fornecerem soluções para o problema levantado e proporem experimentos; percebemos uma evolução ao longo da sequência didática. Os estudantes reconheceram que: existem maneiras mais eficazes e seguras para identificar os materiais do que as propriedades organolépticas, que a mudança de cor de um indicador está relacionada à sua forma no meio em questão, um ácido de Brønsted-Lowry doa o próton (H+) apenas se houver uma base para aceitá-lo, e o descarte inadequado de certos materiais podem ocasionar sérios problemas ambientais. Palavras-chave: Educação em Química, Ensino de Ciências por Investigação, Experimentação no Ensino Médio, Ácido e base. |
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Fernando Cesar SilvaCleuzane Ramalho de Souza2019-08-10T03:27:32Z2019-08-10T03:27:32Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NVWO ensino cumulativo e progressivo de conceitos científicos, que não considera o contexto que esses conceitos foram desenvolvidos, pode explicar a dificuldade na aprendizagem dos conceitos ácido e base. Muitas críticas tem sido feitas à essa forma de abordagem das definições ácido e base em muitos livros didáticos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender o processo de ensino de uma sequência didática com uma abordagem investigativa para estudantes do Ensino Médio, envolvendo a discussão das propriedades e definição ácido e base por meio de indicadores. A sequência didática foi aplicada para duas turmas de Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram baseados em registros dos estudantes e a Análise Textual Discursiva foi empregada para compreensão desses registros. Embora, os estudantes tenham apresentado muitas dificuldades para exporem suas ideias, fornecerem soluções para o problema levantado e proporem experimentos; percebemos uma evolução ao longo da sequência didática. Os estudantes reconheceram que: existem maneiras mais eficazes e seguras para identificar os materiais do que as propriedades organolépticas, que a mudança de cor de um indicador está relacionada à sua forma no meio em questão, um ácido de Brønsted-Lowry doa o próton (H+) apenas se houver uma base para aceitá-lo, e o descarte inadequado de certos materiais podem ocasionar sérios problemas ambientais. Palavras-chave: Educação em Química, Ensino de Ciências por Investigação, Experimentação no Ensino Médio, Ácido e base.The cumulative and progressive teaching of scientific concepts, which does not consider the context in which these concepts were developed, can to explain difficulty in learning acid and base concepts. Many critics have been made to this form of approach of acid and base definition in many textbooks. Thus, the objective of this work is to understand the teaching process of the didactic sequence with an investigative approach to High School students, involving the discussion of definition and properties acid and base indicators. The didactic sequence was applied to two classrooms of High School. The data collection instruments used was based on students records, and Discursive Textual Analysis was used to understanding these records. The students have presented many difficulties to present their ideas, to provide solutions to the problem and to propose experiments, but we realized an evolution along the didactic sequence. The students recognized that: there are more efficient ways and safe to identify materials that the organoleptic properties, color change of an indicator is related to its way in the medium in question, a BrønstedLowry acid donates proton (H+) only if there is a basis to accept it, and improper disposal of certain materials can cause serious environmental problems. Keywords: Chemistry Education, Inquiry-based Science Education, Laboratory work in High School, Acid and base.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQuímica Estudo e ensinoÁcidosBases (Quimica)Ensino médioEnsino de Ciências por InvestigaçãoÁcido e baseEducação em QuímicaExperimentação no Ensino MédioIndicadores ácido e base: um ensino por investigaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcleuzane_ramalho_de_souza.pdfapplication/pdf818738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BB3NVW/1/cleuzane_ramalho_de_souza.pdf7ccc37d968c298a7a004b09e253dd78dMD51TEXTcleuzane_ramalho_de_souza.pdf.txtcleuzane_ramalho_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain117272https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BB3NVW/2/cleuzane_ramalho_de_souza.pdf.txt7d859d36bb4e8e7eb8425310e4b9ea65MD521843/MAVA-BB3NVW2019-11-14 04:02:17.15oai:repositorio.ufmg.br:1843/MAVA-BB3NVWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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