Indicadores ácido e base: um ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleuzane Ramalho de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NVW
Resumo: O ensino cumulativo e progressivo de conceitos científicos, que não considera o contexto que esses conceitos foram desenvolvidos, pode explicar a dificuldade na aprendizagem dos conceitos ácido e base. Muitas críticas tem sido feitas à essa forma de abordagem das definições ácido e base em muitos livros didáticos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender o processo de ensino de uma sequência didática com uma abordagem investigativa para estudantes do Ensino Médio, envolvendo a discussão das propriedades e definição ácido e base por meio de indicadores. A sequência didática foi aplicada para duas turmas de Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram baseados em registros dos estudantes e a Análise Textual Discursiva foi empregada para compreensão desses registros. Embora, os estudantes tenham apresentado muitas dificuldades para exporem suas ideias, fornecerem soluções para o problema levantado e proporem experimentos; percebemos uma evolução ao longo da sequência didática. Os estudantes reconheceram que: existem maneiras mais eficazes e seguras para identificar os materiais do que as propriedades organolépticas, que a mudança de cor de um indicador está relacionada à sua forma no meio em questão, um ácido de Brønsted-Lowry doa o próton (H+) apenas se houver uma base para aceitá-lo, e o descarte inadequado de certos materiais podem ocasionar sérios problemas ambientais. Palavras-chave: Educação em Química, Ensino de Ciências por Investigação, Experimentação no Ensino Médio, Ácido e base.
id UFMG_5208aaa22e09c25f34fac8b1297062a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MAVA-BB3NVW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Cesar SilvaCleuzane Ramalho de Souza2019-08-10T03:27:32Z2019-08-10T03:27:32Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NVWO ensino cumulativo e progressivo de conceitos científicos, que não considera o contexto que esses conceitos foram desenvolvidos, pode explicar a dificuldade na aprendizagem dos conceitos ácido e base. Muitas críticas tem sido feitas à essa forma de abordagem das definições ácido e base em muitos livros didáticos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender o processo de ensino de uma sequência didática com uma abordagem investigativa para estudantes do Ensino Médio, envolvendo a discussão das propriedades e definição ácido e base por meio de indicadores. A sequência didática foi aplicada para duas turmas de Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram baseados em registros dos estudantes e a Análise Textual Discursiva foi empregada para compreensão desses registros. Embora, os estudantes tenham apresentado muitas dificuldades para exporem suas ideias, fornecerem soluções para o problema levantado e proporem experimentos; percebemos uma evolução ao longo da sequência didática. Os estudantes reconheceram que: existem maneiras mais eficazes e seguras para identificar os materiais do que as propriedades organolépticas, que a mudança de cor de um indicador está relacionada à sua forma no meio em questão, um ácido de Brønsted-Lowry doa o próton (H+) apenas se houver uma base para aceitá-lo, e o descarte inadequado de certos materiais podem ocasionar sérios problemas ambientais. Palavras-chave: Educação em Química, Ensino de Ciências por Investigação, Experimentação no Ensino Médio, Ácido e base.The cumulative and progressive teaching of scientific concepts, which does not consider the context in which these concepts were developed, can to explain difficulty in learning acid and base concepts. Many critics have been made to this form of approach of acid and base definition in many textbooks. Thus, the objective of this work is to understand the teaching process of the didactic sequence with an investigative approach to High School students, involving the discussion of definition and properties acid and base indicators. The didactic sequence was applied to two classrooms of High School. The data collection instruments used was based on students records, and Discursive Textual Analysis was used to understanding these records. The students have presented many difficulties to present their ideas, to provide solutions to the problem and to propose experiments, but we realized an evolution along the didactic sequence. The students recognized that: there are more efficient ways and safe to identify materials that the organoleptic properties, color change of an indicator is related to its way in the medium in question, a BrønstedLowry acid donates proton (H+) only if there is a basis to accept it, and improper disposal of certain materials can cause serious environmental problems. Keywords: Chemistry Education, Inquiry-based Science Education, Laboratory work in High School, Acid and base.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQuímica Estudo e ensinoÁcidosBases (Quimica)Ensino médioEnsino de Ciências por InvestigaçãoÁcido e baseEducação em QuímicaExperimentação no Ensino MédioIndicadores ácido e base: um ensino por investigaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcleuzane_ramalho_de_souza.pdfapplication/pdf818738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BB3NVW/1/cleuzane_ramalho_de_souza.pdf7ccc37d968c298a7a004b09e253dd78dMD51TEXTcleuzane_ramalho_de_souza.pdf.txtcleuzane_ramalho_de_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain117272https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BB3NVW/2/cleuzane_ramalho_de_souza.pdf.txt7d859d36bb4e8e7eb8425310e4b9ea65MD521843/MAVA-BB3NVW2019-11-14 04:02:17.15oai:repositorio.ufmg.br:1843/MAVA-BB3NVWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
title Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
spellingShingle Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
Cleuzane Ramalho de Souza
Ensino de Ciências por Investigação
Ácido e base
Educação em Química
Experimentação no Ensino Médio
Química Estudo e ensino
Ácidos
Bases (Quimica)
Ensino médio
title_short Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
title_full Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
title_fullStr Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
title_full_unstemmed Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
title_sort Indicadores ácido e base: um ensino por investigação
author Cleuzane Ramalho de Souza
author_facet Cleuzane Ramalho de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Cesar Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleuzane Ramalho de Souza
contributor_str_mv Fernando Cesar Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências por Investigação
Ácido e base
Educação em Química
Experimentação no Ensino Médio
topic Ensino de Ciências por Investigação
Ácido e base
Educação em Química
Experimentação no Ensino Médio
Química Estudo e ensino
Ácidos
Bases (Quimica)
Ensino médio
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Química Estudo e ensino
Ácidos
Bases (Quimica)
Ensino médio
description O ensino cumulativo e progressivo de conceitos científicos, que não considera o contexto que esses conceitos foram desenvolvidos, pode explicar a dificuldade na aprendizagem dos conceitos ácido e base. Muitas críticas tem sido feitas à essa forma de abordagem das definições ácido e base em muitos livros didáticos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender o processo de ensino de uma sequência didática com uma abordagem investigativa para estudantes do Ensino Médio, envolvendo a discussão das propriedades e definição ácido e base por meio de indicadores. A sequência didática foi aplicada para duas turmas de Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram baseados em registros dos estudantes e a Análise Textual Discursiva foi empregada para compreensão desses registros. Embora, os estudantes tenham apresentado muitas dificuldades para exporem suas ideias, fornecerem soluções para o problema levantado e proporem experimentos; percebemos uma evolução ao longo da sequência didática. Os estudantes reconheceram que: existem maneiras mais eficazes e seguras para identificar os materiais do que as propriedades organolépticas, que a mudança de cor de um indicador está relacionada à sua forma no meio em questão, um ácido de Brønsted-Lowry doa o próton (H+) apenas se houver uma base para aceitá-lo, e o descarte inadequado de certos materiais podem ocasionar sérios problemas ambientais. Palavras-chave: Educação em Química, Ensino de Ciências por Investigação, Experimentação no Ensino Médio, Ácido e base.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T03:27:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T03:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NVW
url http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NVW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BB3NVW/1/cleuzane_ramalho_de_souza.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BB3NVW/2/cleuzane_ramalho_de_souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ccc37d968c298a7a004b09e253dd78d
7d859d36bb4e8e7eb8425310e4b9ea65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676990825103360