A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296 |
Resumo: | O presente trabalho busca discutir sobre o significado da escuta e qual a relevância que ela tem para o campo da Pedagogia. Pretende-se, então, reafirmar a Pedagogia enquanto ciência, compreendendo sua identidade epistemológica; ou seja, quais significados são intrínsecos à Pedagogia e ao fazer pedagógico e, então, como a escuta pode colaborar com a práxis docente. Dessa forma, almeja também contribuir com a formação no campo da docência, ratificando o papel da Pedagogia e localizando a escuta como um saber pedagógico. Para tanto, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica, tecendo este estudo com autores como Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, entre outros. Por fim, defende a perspectiva da Pedagogia como ciência da escuta, que zela por uma experiência humana, amorosa e ética. |
id |
UFF-2_7791812ced8c8300036d1bc4a2f1fa3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32296 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação InfantilPedagogia da escutaRelaçãoAdulto-criançaDocênciaEscutaEducação infantilDocênciaListening pedagogyRelationshipAdult-childTeachingO presente trabalho busca discutir sobre o significado da escuta e qual a relevância que ela tem para o campo da Pedagogia. Pretende-se, então, reafirmar a Pedagogia enquanto ciência, compreendendo sua identidade epistemológica; ou seja, quais significados são intrínsecos à Pedagogia e ao fazer pedagógico e, então, como a escuta pode colaborar com a práxis docente. Dessa forma, almeja também contribuir com a formação no campo da docência, ratificando o papel da Pedagogia e localizando a escuta como um saber pedagógico. Para tanto, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica, tecendo este estudo com autores como Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, entre outros. Por fim, defende a perspectiva da Pedagogia como ciência da escuta, que zela por uma experiência humana, amorosa e ética.This dissertation aims to discuss the meaning of listening and its relevance to the Pedagogy field. It intends to reaffirm Pedagogy as a science, comprehending its epistemological identity; in other words, which meanings are intrinsic to Pedagogy and its practice, and how listening could collaborate with the teaching praxis. Thus, it also seeks to contribute to the academic and professional formation in the field of teaching, ratifying the role of Pedagogy and placing listening as a pedagogical knowing. Hence the methodology of literature review is employed, weaving this study with authors such as Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, among others. Lastly, it defends the perspective of Pedagogy as the science of listening, which cares for a humane, loving, and ethical experience.37 p.Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deJaehn, LiseteAraujo, Letycia Canhete de2024-02-19T15:20:45Z2024-02-19T15:20:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Letycia Canhete de. A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-19T15:20:49Zoai:app.uff.br:1/32296Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-19T15:20:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil |
title |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil |
spellingShingle |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil Araujo, Letycia Canhete de Pedagogia da escuta Relação Adulto-criança Docência Escuta Educação infantil Docência Listening pedagogy Relationship Adult-child Teaching |
title_short |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil |
title_full |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil |
title_fullStr |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil |
title_sort |
A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil |
author |
Araujo, Letycia Canhete de |
author_facet |
Araujo, Letycia Canhete de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de Jaehn, Lisete |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Letycia Canhete de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia da escuta Relação Adulto-criança Docência Escuta Educação infantil Docência Listening pedagogy Relationship Adult-child Teaching |
topic |
Pedagogia da escuta Relação Adulto-criança Docência Escuta Educação infantil Docência Listening pedagogy Relationship Adult-child Teaching |
description |
O presente trabalho busca discutir sobre o significado da escuta e qual a relevância que ela tem para o campo da Pedagogia. Pretende-se, então, reafirmar a Pedagogia enquanto ciência, compreendendo sua identidade epistemológica; ou seja, quais significados são intrínsecos à Pedagogia e ao fazer pedagógico e, então, como a escuta pode colaborar com a práxis docente. Dessa forma, almeja também contribuir com a formação no campo da docência, ratificando o papel da Pedagogia e localizando a escuta como um saber pedagógico. Para tanto, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica, tecendo este estudo com autores como Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, entre outros. Por fim, defende a perspectiva da Pedagogia como ciência da escuta, que zela por uma experiência humana, amorosa e ética. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-19T15:20:45Z 2024-02-19T15:20:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAUJO, Letycia Canhete de. A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Letycia Canhete de. A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838777705496576 |