Contribuições da pós-graduação stricto sensu para a formação docente do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16720
Resumo: De acordo com o Plano Nacional de Pós-graduação 2011-2020, os programas de pós-graduação stricto sensu têm como meta primordial a qualificação profissional e reconhecem a importância de segmentos do conhecimento e da pesquisa que exigem metodologias diversas para o enfrentamento de diferentes problemas na Pós-graduação. Assim, vislumbra-se nas universidades um caminho para mudança social e desenvolvimento científico, tecnológico e econômico. Em consonância com a avaliação realizada pela CAPES, os programas de pós-graduação orientam suas ações e metas para a pesquisa e a divulgação do conhecimento, dando menor ênfase à formação pedagógica do aluno. Ressalta-se que parte significativa dos egressos da pós-graduação irão atuar na docência universitária. A tese defendida é que a pós-graduação stricto sensu em enfermagem contribuiu de diversas maneiras com a formação de docentes, trazendo aquisição de novos conhecimentos, apropriação de referenciais teóricos, provocando amadurecimento pessoal e profissional com consequente fortalecimento da inteligência emocional. Contudo, ainda se percebe a falta de engajamento entre os pares e suas ações de ensino dentro dos programas, e os documentos que norteiam a pós-graduação carecem de diretrizes das ações diretamente correlacionadas à formação pedagógica, no âmbito das atividades curriculares, disciplinares e de extensão. O estudo teve por objetivo investigar a Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem na perspectiva de formação de recursos humanos para docência em consonância com os atuais desafios da educação superior no Brasil. Os conceitos de António Nóvoa acerca da profissão e da vida do professor são a base teórica da investigação – Ciência e Arte; Terceiro Conhecimento; Compostura pedagógica e Profissionalidade Docente. O estudo foi de abordagem qualitativa, descritivo-exploratório, no referencial metodológico da Sociopoética. O campo de pesquisa foi uma Instituição de Ensino Superior Federal e o grupo-pesquisador, constituído de professores e egressos dos programas de pós-graduação em enfermagem. Para produzir os dados, foram realizadas quatro oficinas de experimentações estéticas, com a construção de um memorial acadêmico de forma artística através das técnicas de desenho, pintura e bricolagem e a escrita de um texto poético. A análise de dados deu-se mediante o estudo filosófico, de acordo as seguintes etapas: organização das produções, transcrição e validação dos dados, interpretação e teorização, investigação transversal e análise filosófica baseada na literatura. Os dados foram previamente analisados pela pesquisadora e, na sequência, pelo grupo-pesquisador - contra-análise. Os resultados produziram duas grandes categorias de análise validadas: Contribuições da Pós-Graduação na carreira docente, formação humana e identidade profissional e Desafios do ensinar enfermagem e caminhos para docência universitária. A hipótese de pesquisa foi parcialmente validada, pois se confirmou que há deficiência nas atividades do ensino dentro da pós-graduação e há sobrecarga de atividades de pesquisa e, por isso, essa ganha mais ênfase, porém não se trata apenas de uma mudança a nível pessoal de processo de trabalho, pois se viu que existem relações dominantes às quais os programas de pós-graduação estão submetidos, considerando o sistema avaliativo referência desses programas, mas que podem, e devem, urgentemente mudar. Essa pesquisa convoca a pós-graduação à retomada da dedicação ao papel na formação pedagógica dos docentes, além de todas as outras dimensões que protagoniza. Aponta-se como limitação do estudo o cenário pesquisado ser referente a apenas uma instituição de ensino superior
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Em consonância com a avaliação realizada pela CAPES, os programas de pós-graduação orientam suas ações e metas para a pesquisa e a divulgação do conhecimento, dando menor ênfase à formação pedagógica do aluno. Ressalta-se que parte significativa dos egressos da pós-graduação irão atuar na docência universitária. A tese defendida é que a pós-graduação stricto sensu em enfermagem contribuiu de diversas maneiras com a formação de docentes, trazendo aquisição de novos conhecimentos, apropriação de referenciais teóricos, provocando amadurecimento pessoal e profissional com consequente fortalecimento da inteligência emocional. Contudo, ainda se percebe a falta de engajamento entre os pares e suas ações de ensino dentro dos programas, e os documentos que norteiam a pós-graduação carecem de diretrizes das ações diretamente correlacionadas à formação pedagógica, no âmbito das atividades curriculares, disciplinares e de extensão. O estudo teve por objetivo investigar a Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem na perspectiva de formação de recursos humanos para docência em consonância com os atuais desafios da educação superior no Brasil. Os conceitos de António Nóvoa acerca da profissão e da vida do professor são a base teórica da investigação – Ciência e Arte; Terceiro Conhecimento; Compostura pedagógica e Profissionalidade Docente. O estudo foi de abordagem qualitativa, descritivo-exploratório, no referencial metodológico da Sociopoética. O campo de pesquisa foi uma Instituição de Ensino Superior Federal e o grupo-pesquisador, constituído de professores e egressos dos programas de pós-graduação em enfermagem. Para produzir os dados, foram realizadas quatro oficinas de experimentações estéticas, com a construção de um memorial acadêmico de forma artística através das técnicas de desenho, pintura e bricolagem e a escrita de um texto poético. A análise de dados deu-se mediante o estudo filosófico, de acordo as seguintes etapas: organização das produções, transcrição e validação dos dados, interpretação e teorização, investigação transversal e análise filosófica baseada na literatura. Os dados foram previamente analisados pela pesquisadora e, na sequência, pelo grupo-pesquisador - contra-análise. Os resultados produziram duas grandes categorias de análise validadas: Contribuições da Pós-Graduação na carreira docente, formação humana e identidade profissional e Desafios do ensinar enfermagem e caminhos para docência universitária. A hipótese de pesquisa foi parcialmente validada, pois se confirmou que há deficiência nas atividades do ensino dentro da pós-graduação e há sobrecarga de atividades de pesquisa e, por isso, essa ganha mais ênfase, porém não se trata apenas de uma mudança a nível pessoal de processo de trabalho, pois se viu que existem relações dominantes às quais os programas de pós-graduação estão submetidos, considerando o sistema avaliativo referência desses programas, mas que podem, e devem, urgentemente mudar. Essa pesquisa convoca a pós-graduação à retomada da dedicação ao papel na formação pedagógica dos docentes, além de todas as outras dimensões que protagoniza. Aponta-se como limitação do estudo o cenário pesquisado ser referente a apenas uma instituição de ensino superiorAccording to the National Postgraduate Plan 2011-2020, stricto sensu postgraduate programs have as a primary goal professional qualification and recognize the importance of segments of knowledge and research that require different methodologies to face different problems in Post-Graduation. Thus, a path for social change and scientific, technological and economic development is seen in universities. In line with the evaluation carried out by CAPES, the postgraduate programs guide their actions and goals for research and the dissemination of knowledge, with less emphasis on the student's pedagogical training. It is noteworthy that a significant part of postgraduate students will work in university teaching. The thesis defended is that the stricto sensu postgraduate course in nursing contributed in several ways to the training of professors, bringing about the acquisition of new knowledge, appropriation of theoretical references, causing personal and professional maturation with a consequent strengthening of emotional intelligence. However, there is still a lack of engagement between peers and their teaching actions within the programs, and the documents that guide postgraduate education lack guidelines for actions directly correlated to pedagogical training, within the scope of curricular, disciplinary and extension activities. The study aimed to investigate the Stricto Sensu Postgraduate Program in Nursing from the perspective of training human resources for teaching in line with the current challenges of higher education in Brazil. António Nóvoa's concepts about the professor's profession and life are the theoretical basis of the investigation - Science and Art; Third Knowledge; Pedagogical Composition and Teaching Professionality. The study had a qualitative, descriptiveexploratory approach, in the methodological framework of Sociopoetics. The research field was a Federal Higher Education Institution and the researcher group, made up of professors and graduates of postgraduate nursing programs. To produce the data, four aesthetic experimentation workshops were held, with the construction of an academic memorial in an artistic way through drawing, painting and DIY techniques and the writing of a poetic text. Data analysis took place through a philosophical study, according to the following steps: organization of productions, data transcription and validation, interpretation and theorization, cross-sectional investigation and literature-based philosophical analysis. The data were previously analyzed by the researcher and then by the researcher group - counter-analysis. The results produced two major categories of validated analysis: Postgraduate Contributions in the teaching career, human formation and professional identity and Challenges of teaching nursing and paths for university teaching. The research hypothesis was partially validated, as it was confirmed that there is a deficiency in teaching activities within post-graduation and there is an overload of research activities, the reason why it gains more emphasis, but it is not just a change at the personal work process, as it was seen that there are dominant relationships to which postgraduate programs are subjected, considering the reference evaluation system of those programs, but which can and must urgently change. This research calls for postgraduation to resume the dedication to the role in the pedagogical training of professors, in addition to all the other dimensions where it stars. As a limitation of the study, the researched scenario was a single Higher Education Institution243 f.Tavares, Cláudia Mara de MeloGomes, Antonio Marcos TosoliGouvêa, Monica VillelaPastor Junior, Americo de AraujoQueluci, Gisella de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/7354779247420519http://lattes.cnpq.br/6927667633888452http://lattes.cnpq.br/2550343379671285http://lattes.cnpq.br/8678712702505097http://lattes.cnpq.br/9544350527044493http://lattes.cnpq.br/0216823785458700Manhães, Letycia Sardinha Peixoto2021-01-20T20:52:17Z2021-01-20T20:52:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMANHÃES, Letycia Sardinha Peixoto. Contribuições da pós-graduação stricto sensu para a formação docente do enfermeiro. 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020https://app.uff.br/riuff/handle/1/16720openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T04:00:10Zoai:app.uff.br:1/16720Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T04:00:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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