Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Silva, Ana Paula Scheffer Schell da, Valli, Gabriela Petró, Specht, Andréia Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/86860
Resumo: Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino.
id UFRGS-2_b7b96443b1e0b5a8e00cf25192192a37
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86860
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogo, Ana Luisa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daValli, Gabriela PetróSpecht, Andréia Martins2014-01-24T01:56:10Z20111518-1944http://hdl.handle.net/10183/86860000822162Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino.This is a qualitative study that aims to describe the methodological possibilities for the use of digital technologies in undergraduate courses in Nursing, both in distance and presence learning modes. This case study was carried out with seven professors of undergraduate courses from public University in nursing enrolled in distance learning courses. Data obtained in virtual learning environment (forum, chat) underwent thematic analysis. “Digital educational technologies in Nursing teaching” and “Changes in nursing teaching for the use of communication and information resources” were the themes. The relevance of the use of digital educational technologies was evidenced by the professors, even without using any with students. The relevance of permanent education for professors of Nursing undergraduate programs was highlighted. We consider that there is the necessity on the part of Institutions to enforce actions that promote the discussion and implementation of new methodological resources in teaching.Estudio cualitativo con el objetivo de describir las posibilidades metodológicas en la utilización de tecnologías digitales en la enseñanza de graduación en enfermería en las modalidades presencial y a distancia. Estudio de caso realizado con siete docentes de graduación en enfermería de una Universidad publica inscritas en curso de modalidad a distancia. Los datos obtenidos en ambiente virtual de aprendizaje (foro, charlas) fueron sometidos al análisis temático. Los temas fueron tecnologías educacionales digitales en la enseñanza de enfermería y cambios en la enseñanza de enfermería para uso de las tecnologías de la información y de la comunicación. Las docentes identificaron la relevancia de la utilización de las tecnologías educacionales digitales, aun sin usarlas con sus alumnos. Se destacó la importancia de la educación permanente de los docentes de cursos de enfermería. Se considera que hay necesidad de que las Instituciones implanten acciones en la promoción de la discusión y de la implantación de nuevos recursos metodológicos en la enseñanza.application/pdfporRevista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia. Vol. 13, n.4 (2011), p. 657-664Educação em enfermagemTecnologia educacionalEnfermagem : GraduaçãoNursing, educationEducation, higherEducational technologyLearningAprendizajeFacultyEducación em enfermeríaDocentesEducación superiorTecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentesDigital technologies in nursing undergraduate courses : methodological possibilities by facultyTecnologías digitales en la enseñanza de graduación en enfermería : las posibilidades metodológicas por docentesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000822162.pdf.txt000822162.pdf.txtExtracted Texttext/plain36468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/2/000822162.pdf.txt86d286a1ea39eb7f1d75cafcf63c54e7MD52ORIGINAL000822162.pdf000822162.pdfTexto completoapplication/pdf122382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/1/000822162.pdf39312b521ca10fb45a0036eddeb19c4aMD51THUMBNAIL000822162.pdf.jpg000822162.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/3/000822162.pdf.jpgf04c8a5bc89b2049a0241e7b8d44ed13MD5310183/868602018-10-18 08:32:07.735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:32:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital technologies in nursing undergraduate courses : methodological possibilities by faculty
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Tecnologías digitales en la enseñanza de graduación en enfermería : las posibilidades metodológicas por docentes
title Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
spellingShingle Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
Cogo, Ana Luisa Petersen
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Enfermagem : Graduação
Nursing, education
Education, higher
Educational technology
Learning
Aprendizaje
Faculty
Educación em enfermería
Docentes
Educación superior
title_short Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
title_full Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
title_fullStr Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
title_full_unstemmed Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
title_sort Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
author Cogo, Ana Luisa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Valli, Gabriela Petró
Specht, Andréia Martins
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Valli, Gabriela Petró
Specht, Andréia Martins
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Valli, Gabriela Petró
Specht, Andréia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Enfermagem : Graduação
topic Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Enfermagem : Graduação
Nursing, education
Education, higher
Educational technology
Learning
Aprendizaje
Faculty
Educación em enfermería
Docentes
Educación superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing, education
Education, higher
Educational technology
Learning
Aprendizaje
Faculty
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación em enfermería
Docentes
Educación superior
description Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-24T01:56:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/86860
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-1944
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000822162
identifier_str_mv 1518-1944
000822162
url http://hdl.handle.net/10183/86860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia. Vol. 13, n.4 (2011), p. 657-664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/2/000822162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/1/000822162.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/3/000822162.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 86d286a1ea39eb7f1d75cafcf63c54e7
39312b521ca10fb45a0036eddeb19c4a
f04c8a5bc89b2049a0241e7b8d44ed13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224823698882560