Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Vinícius
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13263
Resumo: O presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela pesquisa em ensino de física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: imagens, vídeos animações e simulações
id UFF-2_940ee92876c7c30b8a27bcf7f5007c0e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13263
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionaisAula proposal using multiple educational resourcesEnsino de físicaRecursos educacionaisProcesso ensino-aprendizagemLei de OhmEducaçãoObjetivo educacionalFísicaPhysics teachingEducational resourcesTeaching-learning processOhm's LawO presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela pesquisa em ensino de física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: imagens, vídeos animações e simulaçõesThe present work consists in a proposal of script of an episode of teaching, structured in a classroom script, which seeks to reconcile and use, in a single class, various approaches, concepts, resources, themes, theories, tools and other educational elements that enhance the teaching and learning processes validated by research in physics teaching. These are: interdisciplinarity, contextualization, investigative activities, historical contextualization, use of information and communication technologies, simulations, and practical experiments. The aim of this search for a convergence of teaching and learning resources is propose a model class, composed of several elements, which, taking into account the chosen theme, are harmonized by forming a set of actions, so that it can be adopted by teachers who wish to work in a richer and more diverse way. In this sense, we chose the theme Ohm's law, due to its characteristic of allowing a wide possibility of resources, which was adequate for this proposal and for being accessible, even for teachers outside the area of physics. The sequence was applied with the aim of demonstrating that it is possible reconcile several resources of teaching and learning in a single class of 110 minutes. And that this conciliation brings several benefits such as: optimization of the teaching process, arouses students' interest and facilitates learning. The conclusion we get from applying this product is that it really is possible to use several resources in a single class, despite the short time. We also noticed that the students were more participative and asked more questions in this class format. In addition they highly praised the use of visuals such as: images, videos, animations and simulations166f.Bemfeito, Ana Paula DamatoZarro, Carlos Augusto DominguesGarcia, Lígia Valente de Sáhttp://lattes.cnpq.br/7790713651988607http://lattes.cnpq.br/3576035801569264http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/1077117608574907Lopes, Vinícius2020-04-07T18:49:19Z2020-04-07T18:49:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOPES, Vinícius. Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019https://app.uff.br/riuff/handle/1/13263Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:49:31Zoai:app.uff.br:1/13263Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T20:49:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
Aula proposal using multiple educational resources
title Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
spellingShingle Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
Lopes, Vinícius
Ensino de física
Recursos educacionais
Processo ensino-aprendizagem
Lei de Ohm
Educação
Objetivo educacional
Física
Physics teaching
Educational resources
Teaching-learning process
Ohm's Law
title_short Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
title_full Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
title_fullStr Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
title_full_unstemmed Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
title_sort Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
author Lopes, Vinícius
author_facet Lopes, Vinícius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bemfeito, Ana Paula Damato
Zarro, Carlos Augusto Domingues
Garcia, Lígia Valente de Sá
http://lattes.cnpq.br/7790713651988607
http://lattes.cnpq.br/3576035801569264
http://lattes.cnpq.br/4207417342090177
http://lattes.cnpq.br/1077117608574907
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Recursos educacionais
Processo ensino-aprendizagem
Lei de Ohm
Educação
Objetivo educacional
Física
Physics teaching
Educational resources
Teaching-learning process
Ohm's Law
topic Ensino de física
Recursos educacionais
Processo ensino-aprendizagem
Lei de Ohm
Educação
Objetivo educacional
Física
Physics teaching
Educational resources
Teaching-learning process
Ohm's Law
description O presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela pesquisa em ensino de física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: imagens, vídeos animações e simulações
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-07T18:49:19Z
2020-04-07T18:49:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Vinícius. Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13263
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv LOPES, Vinícius. Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838678066659328