Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13263 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela pesquisa em ensino de física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: imagens, vídeos animações e simulações |
id |
UFF-2_940ee92876c7c30b8a27bcf7f5007c0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13263 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionaisAula proposal using multiple educational resourcesEnsino de físicaRecursos educacionaisProcesso ensino-aprendizagemLei de OhmEducaçãoObjetivo educacionalFísicaPhysics teachingEducational resourcesTeaching-learning processOhm's LawO presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela pesquisa em ensino de física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: imagens, vídeos animações e simulaçõesThe present work consists in a proposal of script of an episode of teaching, structured in a classroom script, which seeks to reconcile and use, in a single class, various approaches, concepts, resources, themes, theories, tools and other educational elements that enhance the teaching and learning processes validated by research in physics teaching. These are: interdisciplinarity, contextualization, investigative activities, historical contextualization, use of information and communication technologies, simulations, and practical experiments. The aim of this search for a convergence of teaching and learning resources is propose a model class, composed of several elements, which, taking into account the chosen theme, are harmonized by forming a set of actions, so that it can be adopted by teachers who wish to work in a richer and more diverse way. In this sense, we chose the theme Ohm's law, due to its characteristic of allowing a wide possibility of resources, which was adequate for this proposal and for being accessible, even for teachers outside the area of physics. The sequence was applied with the aim of demonstrating that it is possible reconcile several resources of teaching and learning in a single class of 110 minutes. And that this conciliation brings several benefits such as: optimization of the teaching process, arouses students' interest and facilitates learning. The conclusion we get from applying this product is that it really is possible to use several resources in a single class, despite the short time. We also noticed that the students were more participative and asked more questions in this class format. In addition they highly praised the use of visuals such as: images, videos, animations and simulations166f.Bemfeito, Ana Paula DamatoZarro, Carlos Augusto DominguesGarcia, Lígia Valente de Sáhttp://lattes.cnpq.br/7790713651988607http://lattes.cnpq.br/3576035801569264http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/1077117608574907Lopes, Vinícius2020-04-07T18:49:19Z2020-04-07T18:49:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOPES, Vinícius. Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019https://app.uff.br/riuff/handle/1/13263Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:49:31Zoai:app.uff.br:1/13263Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T20:49:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais Aula proposal using multiple educational resources |
title |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais |
spellingShingle |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais Lopes, Vinícius Ensino de física Recursos educacionais Processo ensino-aprendizagem Lei de Ohm Educação Objetivo educacional Física Physics teaching Educational resources Teaching-learning process Ohm's Law |
title_short |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais |
title_full |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais |
title_fullStr |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais |
title_full_unstemmed |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais |
title_sort |
Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais |
author |
Lopes, Vinícius |
author_facet |
Lopes, Vinícius |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bemfeito, Ana Paula Damato Zarro, Carlos Augusto Domingues Garcia, Lígia Valente de Sá http://lattes.cnpq.br/7790713651988607 http://lattes.cnpq.br/3576035801569264 http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 http://lattes.cnpq.br/1077117608574907 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Recursos educacionais Processo ensino-aprendizagem Lei de Ohm Educação Objetivo educacional Física Physics teaching Educational resources Teaching-learning process Ohm's Law |
topic |
Ensino de física Recursos educacionais Processo ensino-aprendizagem Lei de Ohm Educação Objetivo educacional Física Physics teaching Educational resources Teaching-learning process Ohm's Law |
description |
O presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela pesquisa em ensino de física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: imagens, vídeos animações e simulações |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-07T18:49:19Z 2020-04-07T18:49:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Vinícius. Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019 https://app.uff.br/riuff/handle/1/13263 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
LOPES, Vinícius. Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838678066659328 |