Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vítor Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24702
Resumo: O futebol é o esporte mais popular ao redor do mundo e movimenta uma grande quantia financeira, além de ser um esporte com um nível de competição elevado. Tendo em vista este cenário, cada vez mais os clubes passaram a adotar gestões profissionalizadas, com o objetivo de dar uma estrutura à organização para que se consiga atingir os objetivos que almejam dentro de campo. No Brasil, a adoção de uma gestão estratégica no esporte ainda não é realidade em diversas equipes, as quais por décadas foram administradas por amadores, o que pode ser refletido nos indicadores de faturamento e endividamento do futebol brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho busca elaborar pilares estratégicos que sustentem o planejamento a curto, médio e longo prazo de um tradicional clube brasileiro, através da análise dos stakeholders e da elaboração da matriz SWOT. Para o estudo, utilizou-se de uma abordagem exploratória e qualitativa, a partir da leitura de referências bibliográficas a respeito do tema e, em um segundo momento, do levantamento de percepções de fontes secundárias, através de um questionário online. Tendo coletado as respostas, realizou-se o tratamento dos dados obtidos, a fim de estruturar a matriz influência x interesse para a análise das partes interessadas, juntamente com a percepção dos níveis obtidos dos fatores internos e externos da matriz SWOT. Assim, traçando paralelos entre os estudos dos referenciais teóricos com as análises realizadas, estruturou-se os pilares estratégicos da organização, sendo eles: gestão profissional, diversificação das receitas, formação de talentos, autossustentabilidade dos demais esportes e responsabilidade social.
id UFF-2_976fd7f17a3b04cc681feffadef3adae
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24702
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiroPlanejamento EstratégicoGestão Estratégica EsportivaStakeholdersMatriz SWOTFutebolGestão estratégicaEngenharia de produçãoStrategic PlanningStrategic Sports ManagementStakeholdersSWOT MatrixO futebol é o esporte mais popular ao redor do mundo e movimenta uma grande quantia financeira, além de ser um esporte com um nível de competição elevado. Tendo em vista este cenário, cada vez mais os clubes passaram a adotar gestões profissionalizadas, com o objetivo de dar uma estrutura à organização para que se consiga atingir os objetivos que almejam dentro de campo. No Brasil, a adoção de uma gestão estratégica no esporte ainda não é realidade em diversas equipes, as quais por décadas foram administradas por amadores, o que pode ser refletido nos indicadores de faturamento e endividamento do futebol brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho busca elaborar pilares estratégicos que sustentem o planejamento a curto, médio e longo prazo de um tradicional clube brasileiro, através da análise dos stakeholders e da elaboração da matriz SWOT. Para o estudo, utilizou-se de uma abordagem exploratória e qualitativa, a partir da leitura de referências bibliográficas a respeito do tema e, em um segundo momento, do levantamento de percepções de fontes secundárias, através de um questionário online. Tendo coletado as respostas, realizou-se o tratamento dos dados obtidos, a fim de estruturar a matriz influência x interesse para a análise das partes interessadas, juntamente com a percepção dos níveis obtidos dos fatores internos e externos da matriz SWOT. Assim, traçando paralelos entre os estudos dos referenciais teóricos com as análises realizadas, estruturou-se os pilares estratégicos da organização, sendo eles: gestão profissional, diversificação das receitas, formação de talentos, autossustentabilidade dos demais esportes e responsabilidade social.Football is the most popular sport around the world and moves a large financial amount, in addition to being a sport with a high level of competition. In view of this scenario, more and more clubs began to adopt professional management, with the aim of giving a structure to the organization so that it can achieve the goals they aim within the field. In Brazil, the adoption of a strategic management in the sport is not yet a reality in several teams, which for decades were administered by amateurs, which can be reflected in the indicators of revenue and indebtedness of Brazilian football. In this sense, the present work seeks to elaborate strategic pillars that support the short, medium and long term planning of a traditional Brazilian club, through the analysis of stakeholders and the elaboration of the SWOT matrix. For the study, an exploratory and qualitative approach was used, based on the reading of bibliographic references about the theme and, in a second moment, the survey of perceptions from secondary sources, through an online questionnaire. Having collected the answers, the data obtained were processed in order to structure the influence x interest matrix for the analysis of interested parties, along with the perception of the levels obtained from the internal and external factors of the SWOT matrix. Thus, drawing parallels between the studies of the theoretical references and the analyses carried out, the strategic pillars of the organization were structured, being: professional management, diversification of revenues, training of talent, self-sustainability of other sports and social responsibility.103 p.NiteróiQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesLima, Gilson Brito AlvesSalles, Mara TellesDuim, Fernanda Abizethe de CarvalhoQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesDuim, Fernanda Abizethe de CarvalhoLima, Gilson Brito AlvesSalles, Mara TellesGomes, Vítor Gonçalves2022-03-08T13:45:42Z2022-03-08T13:45:42Z2022-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Vítor Gonçalves. Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro. 2022. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/24702Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-08T13:45:46Zoai:app.uff.br:1/24702Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-08T13:45:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro
title Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro
spellingShingle Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro
Gomes, Vítor Gonçalves
Planejamento Estratégico
Gestão Estratégica Esportiva
Stakeholders
Matriz SWOT
Futebol
Gestão estratégica
Engenharia de produção
Strategic Planning
Strategic Sports Management
Stakeholders
SWOT Matrix
title_short Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro
title_full Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro
title_fullStr Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro
title_full_unstemmed Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro
title_sort Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro
author Gomes, Vítor Gonçalves
author_facet Gomes, Vítor Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Lima, Gilson Brito Alves
Salles, Mara Telles
Duim, Fernanda Abizethe de Carvalho
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Duim, Fernanda Abizethe de Carvalho
Lima, Gilson Brito Alves
Salles, Mara Telles
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vítor Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Estratégico
Gestão Estratégica Esportiva
Stakeholders
Matriz SWOT
Futebol
Gestão estratégica
Engenharia de produção
Strategic Planning
Strategic Sports Management
Stakeholders
SWOT Matrix
topic Planejamento Estratégico
Gestão Estratégica Esportiva
Stakeholders
Matriz SWOT
Futebol
Gestão estratégica
Engenharia de produção
Strategic Planning
Strategic Sports Management
Stakeholders
SWOT Matrix
description O futebol é o esporte mais popular ao redor do mundo e movimenta uma grande quantia financeira, além de ser um esporte com um nível de competição elevado. Tendo em vista este cenário, cada vez mais os clubes passaram a adotar gestões profissionalizadas, com o objetivo de dar uma estrutura à organização para que se consiga atingir os objetivos que almejam dentro de campo. No Brasil, a adoção de uma gestão estratégica no esporte ainda não é realidade em diversas equipes, as quais por décadas foram administradas por amadores, o que pode ser refletido nos indicadores de faturamento e endividamento do futebol brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho busca elaborar pilares estratégicos que sustentem o planejamento a curto, médio e longo prazo de um tradicional clube brasileiro, através da análise dos stakeholders e da elaboração da matriz SWOT. Para o estudo, utilizou-se de uma abordagem exploratória e qualitativa, a partir da leitura de referências bibliográficas a respeito do tema e, em um segundo momento, do levantamento de percepções de fontes secundárias, através de um questionário online. Tendo coletado as respostas, realizou-se o tratamento dos dados obtidos, a fim de estruturar a matriz influência x interesse para a análise das partes interessadas, juntamente com a percepção dos níveis obtidos dos fatores internos e externos da matriz SWOT. Assim, traçando paralelos entre os estudos dos referenciais teóricos com as análises realizadas, estruturou-se os pilares estratégicos da organização, sendo eles: gestão profissional, diversificação das receitas, formação de talentos, autossustentabilidade dos demais esportes e responsabilidade social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-08T13:45:42Z
2022-03-08T13:45:42Z
2022-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Vítor Gonçalves. Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro. 2022. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24702
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GOMES, Vítor Gonçalves. Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro. 2022. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838807454646272