A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658 |
Resumo: | Este trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humano |
id |
UFF-2_9a38974fecbb83b941150cdb9cd00e7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5658 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogiaMusicalizaçãoCrecheEducação infantilPedagogiaPedagogiaEste trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humanoAngra dos ReisRequião, Luciana Pires de SáFreitas, Adriano VargasMachado, Rodrigo Corrêa MartinsBernardo, Maria Cleusa Pereira2018-01-26T17:47:56Z2018-01-26T17:47:56Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5658Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T16:35:01Zoai:app.uff.br:1/5658Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:51.123936Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia |
title |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia |
spellingShingle |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia Bernardo, Maria Cleusa Pereira Musicalização Creche Educação infantil Pedagogia Pedagogia |
title_short |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia |
title_full |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia |
title_fullStr |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia |
title_full_unstemmed |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia |
title_sort |
A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia |
author |
Bernardo, Maria Cleusa Pereira |
author_facet |
Bernardo, Maria Cleusa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Requião, Luciana Pires de Sá Freitas, Adriano Vargas Machado, Rodrigo Corrêa Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Maria Cleusa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musicalização Creche Educação infantil Pedagogia Pedagogia |
topic |
Musicalização Creche Educação infantil Pedagogia Pedagogia |
description |
Este trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humano |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-26T17:47:56Z 2018-01-26T17:47:56Z 2018-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823621381816320 |