A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eduardo Cotrim
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Mariana Azevedo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7660
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar se as professoras de Ciências Contábeis Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Volta Redonda/RJ são acometidas pela Síndrome do Impostor, além de analisar qual é a relação entre a presença da síndrome e o seu nível de sucesso. Para obter os resultados, 9 professoras, das quais 8 responderam, receberam eletronicamente questionário denominado escala CIPS, no qual poderiam responder opções que estavam entre “não é de todo verdade” e “muito verdadeiro”. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a maior parte das professoras apresentava nível baixo e moderado do indicativo de Síndrome, contrariando a literatura internacional, que apontava no sentido de que mulheres, teoricamente de sucesso, estariam mais propensas a desenvolver a Síndrome em ambientes majoritariamente masculinos. Desta maneira, concluiu-se que o resultado encontrado pode ser fruto das mudanças ocorridas ao longo do tempo, uma vez que há uma distância temporal muito grande entre os estudos pioneiros e o presente artigo. Além disso, supôs-se que questões como a auto percepção das respondentes com relação ao seu próprio nível de sucesso também podem ter influenciado no resultado encontrado
id UFF-2_a61012769b8df35d552c26d7220530ff
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7660
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e AdministraçãoSíndrome do impostorMulherImpostorDocênciaImpostorContabilidadeAdministraçãoProfessoraImposter phenomenonWomanImposterEste trabalho teve como objetivo verificar se as professoras de Ciências Contábeis Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Volta Redonda/RJ são acometidas pela Síndrome do Impostor, além de analisar qual é a relação entre a presença da síndrome e o seu nível de sucesso. Para obter os resultados, 9 professoras, das quais 8 responderam, receberam eletronicamente questionário denominado escala CIPS, no qual poderiam responder opções que estavam entre “não é de todo verdade” e “muito verdadeiro”. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a maior parte das professoras apresentava nível baixo e moderado do indicativo de Síndrome, contrariando a literatura internacional, que apontava no sentido de que mulheres, teoricamente de sucesso, estariam mais propensas a desenvolver a Síndrome em ambientes majoritariamente masculinos. Desta maneira, concluiu-se que o resultado encontrado pode ser fruto das mudanças ocorridas ao longo do tempo, uma vez que há uma distância temporal muito grande entre os estudos pioneiros e o presente artigo. Além disso, supôs-se que questões como a auto percepção das respondentes com relação ao seu próprio nível de sucesso também podem ter influenciado no resultado encontradoThe purpose of this paper was to observe and test if the female teachers of the Accounting, Business and Administration programs at the Fluminense Federal University (UFF), campus Volta Redonda/RJ, are affected by the Impostor Syndrome, and also to verify the correlation between the existence of the syndrome and its level of success. In order to obtain the results, 9 teachers, of whom 8 replied, received by e-mail an electronic survey called the CIPS (Clance Impostor Phenomenon Scale), in which they could choose varied options between “not at all true” and “very true”. After the data analysis, it was possible to conclude that the majority of the female professors presented a low to moderate level of the syndrome, the opposite of what was found in the international literature, which, on the other hand, indicates that theoretically successful women would be more likely to develop the syndrome in predominantly male environments. The conclusion is, therefore, that the result obtained from the research could have been derived from changes that have occurred over time, since there is a great temporal distance between the pioneering studies and this present article. In addition, it was assumed that issues (topics) such as the participants’ self-perception, that is, regarding their own level of success, might also have influenced the end resultBonfim, Mariana PereiraOliveira, Selma Regina MartinsSouza, Tamires Moreira deFerreira, Eduardo CotrimAlves, Mariana Azevedo2018-09-24T19:44:56Z2018-09-24T19:44:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7660Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T17:26:45Zoai:app.uff.br:1/7660Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:55.970517Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
title A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
spellingShingle A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
Ferreira, Eduardo Cotrim
Síndrome do impostor
Mulher
Impostor
Docência
Impostor
Contabilidade
Administração
Professora
Imposter phenomenon
Woman
Imposter
title_short A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
title_full A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
title_fullStr A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
title_full_unstemmed A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
title_sort A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
author Ferreira, Eduardo Cotrim
author_facet Ferreira, Eduardo Cotrim
Alves, Mariana Azevedo
author_role author
author2 Alves, Mariana Azevedo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonfim, Mariana Pereira
Oliveira, Selma Regina Martins
Souza, Tamires Moreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eduardo Cotrim
Alves, Mariana Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome do impostor
Mulher
Impostor
Docência
Impostor
Contabilidade
Administração
Professora
Imposter phenomenon
Woman
Imposter
topic Síndrome do impostor
Mulher
Impostor
Docência
Impostor
Contabilidade
Administração
Professora
Imposter phenomenon
Woman
Imposter
description Este trabalho teve como objetivo verificar se as professoras de Ciências Contábeis Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Volta Redonda/RJ são acometidas pela Síndrome do Impostor, além de analisar qual é a relação entre a presença da síndrome e o seu nível de sucesso. Para obter os resultados, 9 professoras, das quais 8 responderam, receberam eletronicamente questionário denominado escala CIPS, no qual poderiam responder opções que estavam entre “não é de todo verdade” e “muito verdadeiro”. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a maior parte das professoras apresentava nível baixo e moderado do indicativo de Síndrome, contrariando a literatura internacional, que apontava no sentido de que mulheres, teoricamente de sucesso, estariam mais propensas a desenvolver a Síndrome em ambientes majoritariamente masculinos. Desta maneira, concluiu-se que o resultado encontrado pode ser fruto das mudanças ocorridas ao longo do tempo, uma vez que há uma distância temporal muito grande entre os estudos pioneiros e o presente artigo. Além disso, supôs-se que questões como a auto percepção das respondentes com relação ao seu próprio nível de sucesso também podem ter influenciado no resultado encontrado
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24T19:44:56Z
2018-09-24T19:44:56Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7660
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7660
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823683170205696