A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7660 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo verificar se as professoras de Ciências Contábeis Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Volta Redonda/RJ são acometidas pela Síndrome do Impostor, além de analisar qual é a relação entre a presença da síndrome e o seu nível de sucesso. Para obter os resultados, 9 professoras, das quais 8 responderam, receberam eletronicamente questionário denominado escala CIPS, no qual poderiam responder opções que estavam entre “não é de todo verdade” e “muito verdadeiro”. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a maior parte das professoras apresentava nível baixo e moderado do indicativo de Síndrome, contrariando a literatura internacional, que apontava no sentido de que mulheres, teoricamente de sucesso, estariam mais propensas a desenvolver a Síndrome em ambientes majoritariamente masculinos. Desta maneira, concluiu-se que o resultado encontrado pode ser fruto das mudanças ocorridas ao longo do tempo, uma vez que há uma distância temporal muito grande entre os estudos pioneiros e o presente artigo. Além disso, supôs-se que questões como a auto percepção das respondentes com relação ao seu próprio nível de sucesso também podem ter influenciado no resultado encontrado |
id |
UFF-2_a61012769b8df35d552c26d7220530ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7660 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e AdministraçãoSíndrome do impostorMulherImpostorDocênciaImpostorContabilidadeAdministraçãoProfessoraImposter phenomenonWomanImposterEste trabalho teve como objetivo verificar se as professoras de Ciências Contábeis Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Volta Redonda/RJ são acometidas pela Síndrome do Impostor, além de analisar qual é a relação entre a presença da síndrome e o seu nível de sucesso. Para obter os resultados, 9 professoras, das quais 8 responderam, receberam eletronicamente questionário denominado escala CIPS, no qual poderiam responder opções que estavam entre “não é de todo verdade” e “muito verdadeiro”. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a maior parte das professoras apresentava nível baixo e moderado do indicativo de Síndrome, contrariando a literatura internacional, que apontava no sentido de que mulheres, teoricamente de sucesso, estariam mais propensas a desenvolver a Síndrome em ambientes majoritariamente masculinos. Desta maneira, concluiu-se que o resultado encontrado pode ser fruto das mudanças ocorridas ao longo do tempo, uma vez que há uma distância temporal muito grande entre os estudos pioneiros e o presente artigo. Além disso, supôs-se que questões como a auto percepção das respondentes com relação ao seu próprio nível de sucesso também podem ter influenciado no resultado encontradoThe purpose of this paper was to observe and test if the female teachers of the Accounting, Business and Administration programs at the Fluminense Federal University (UFF), campus Volta Redonda/RJ, are affected by the Impostor Syndrome, and also to verify the correlation between the existence of the syndrome and its level of success. In order to obtain the results, 9 teachers, of whom 8 replied, received by e-mail an electronic survey called the CIPS (Clance Impostor Phenomenon Scale), in which they could choose varied options between “not at all true” and “very true”. After the data analysis, it was possible to conclude that the majority of the female professors presented a low to moderate level of the syndrome, the opposite of what was found in the international literature, which, on the other hand, indicates that theoretically successful women would be more likely to develop the syndrome in predominantly male environments. The conclusion is, therefore, that the result obtained from the research could have been derived from changes that have occurred over time, since there is a great temporal distance between the pioneering studies and this present article. In addition, it was assumed that issues (topics) such as the participants’ self-perception, that is, regarding their own level of success, might also have influenced the end resultBonfim, Mariana PereiraOliveira, Selma Regina MartinsSouza, Tamires Moreira deFerreira, Eduardo CotrimAlves, Mariana Azevedo2018-09-24T19:44:56Z2018-09-24T19:44:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7660Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T17:26:45Zoai:app.uff.br:1/7660Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:55.970517Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração |
title |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração |
spellingShingle |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração Ferreira, Eduardo Cotrim Síndrome do impostor Mulher Impostor Docência Impostor Contabilidade Administração Professora Imposter phenomenon Woman Imposter |
title_short |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração |
title_full |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração |
title_fullStr |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração |
title_full_unstemmed |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração |
title_sort |
A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração |
author |
Ferreira, Eduardo Cotrim |
author_facet |
Ferreira, Eduardo Cotrim Alves, Mariana Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Mariana Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonfim, Mariana Pereira Oliveira, Selma Regina Martins Souza, Tamires Moreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eduardo Cotrim Alves, Mariana Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome do impostor Mulher Impostor Docência Impostor Contabilidade Administração Professora Imposter phenomenon Woman Imposter |
topic |
Síndrome do impostor Mulher Impostor Docência Impostor Contabilidade Administração Professora Imposter phenomenon Woman Imposter |
description |
Este trabalho teve como objetivo verificar se as professoras de Ciências Contábeis Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Volta Redonda/RJ são acometidas pela Síndrome do Impostor, além de analisar qual é a relação entre a presença da síndrome e o seu nível de sucesso. Para obter os resultados, 9 professoras, das quais 8 responderam, receberam eletronicamente questionário denominado escala CIPS, no qual poderiam responder opções que estavam entre “não é de todo verdade” e “muito verdadeiro”. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a maior parte das professoras apresentava nível baixo e moderado do indicativo de Síndrome, contrariando a literatura internacional, que apontava no sentido de que mulheres, teoricamente de sucesso, estariam mais propensas a desenvolver a Síndrome em ambientes majoritariamente masculinos. Desta maneira, concluiu-se que o resultado encontrado pode ser fruto das mudanças ocorridas ao longo do tempo, uma vez que há uma distância temporal muito grande entre os estudos pioneiros e o presente artigo. Além disso, supôs-se que questões como a auto percepção das respondentes com relação ao seu próprio nível de sucesso também podem ter influenciado no resultado encontrado |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-24T19:44:56Z 2018-09-24T19:44:56Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7660 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7660 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823683170205696 |