Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Elaine Ramos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22455
Resumo: Esta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar o currículo no ensino remoto de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola particular na cidade de São Gonçalo/RJ, em que sou professora da turma. O período de realização desta pesquisa foi de março a agosto de 2020, momento em que as crianças estavam utilizando o ensino remoto em função da pandemia que assola o Brasil e o mundo (COVID-19). Porém, nem todas as crianças conseguiam acessar as aulas ou dar continuidade às atividades encaminhadas, como também, demonstraram dificuldades em determinados conteúdos. As mães, principais responsáveis por orientá-las nas tarefas escolares, também encontravam dificuldades, muitas vezes, alegando não saber o conteúdo. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Paulo Freire (2002; 2006) em que tive a oportunidade de perceber no ensino remoto evidências de uma educação bancária, baseada apenas no livro didático. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa narrativa a partir das experiências vividas com as crianças e as mães, partilhando memórias e narrativas de quem está vivendo esse momento de isolamento social
id UFF-2_b3b26530e1d918febab631c8cdd9837e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22455
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino remoto e as evidências de uma educação bancáriaEnsino remotoEducação bancáriaAlfabetizaçãoPedagogiaRemote instructionBanking educationLiteracyEsta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar o currículo no ensino remoto de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola particular na cidade de São Gonçalo/RJ, em que sou professora da turma. O período de realização desta pesquisa foi de março a agosto de 2020, momento em que as crianças estavam utilizando o ensino remoto em função da pandemia que assola o Brasil e o mundo (COVID-19). Porém, nem todas as crianças conseguiam acessar as aulas ou dar continuidade às atividades encaminhadas, como também, demonstraram dificuldades em determinados conteúdos. As mães, principais responsáveis por orientá-las nas tarefas escolares, também encontravam dificuldades, muitas vezes, alegando não saber o conteúdo. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Paulo Freire (2002; 2006) em que tive a oportunidade de perceber no ensino remoto evidências de uma educação bancária, baseada apenas no livro didático. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa narrativa a partir das experiências vividas com as crianças e as mães, partilhando memórias e narrativas de quem está vivendo esse momento de isolamento socialThis research arose with The objective of investigating the curriculum in the remote teaching of a 3rd year class of Elementary School, in a private school in the city of São Gonçalo / RJ, where I am a teacher of the class. The period of conducting this research was from March to August 2020, when the children were in remote education due to the pandemic that is plaguing Brazil and the word, COVID-19. However, not all children were able to Access the classes, continue the activities they were carrying out, but they also showed difficulties in certain contents. Mothers, who are mainly responsible for guiding school tasks, also encountered difficulties, often claiming not to know the content. The theoretical foundation, counted on the contributions of Paulo Freire (2002; 2006) in which I had the opportunity to perceive in remote teaching evidence of banking education, based only on the textbook. As a methodological approach, I use narrative research based on the experiences lived with children and mothers, sharing memories and narratives of those who are experiencing this moment of social isolationSouza, Cristiana Callai deCastro, Elaine Ramos de2021-07-01T18:34:10Z2021-07-01T18:34:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22455http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:19:31Zoai:app.uff.br:1/22455Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:49.260390Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
title Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
spellingShingle Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
Castro, Elaine Ramos de
Ensino remoto
Educação bancária
Alfabetização
Pedagogia
Remote instruction
Banking education
Literacy
title_short Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
title_full Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
title_fullStr Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
title_full_unstemmed Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
title_sort Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
author Castro, Elaine Ramos de
author_facet Castro, Elaine Ramos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cristiana Callai de
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Elaine Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Educação bancária
Alfabetização
Pedagogia
Remote instruction
Banking education
Literacy
topic Ensino remoto
Educação bancária
Alfabetização
Pedagogia
Remote instruction
Banking education
Literacy
description Esta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar o currículo no ensino remoto de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola particular na cidade de São Gonçalo/RJ, em que sou professora da turma. O período de realização desta pesquisa foi de março a agosto de 2020, momento em que as crianças estavam utilizando o ensino remoto em função da pandemia que assola o Brasil e o mundo (COVID-19). Porém, nem todas as crianças conseguiam acessar as aulas ou dar continuidade às atividades encaminhadas, como também, demonstraram dificuldades em determinados conteúdos. As mães, principais responsáveis por orientá-las nas tarefas escolares, também encontravam dificuldades, muitas vezes, alegando não saber o conteúdo. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Paulo Freire (2002; 2006) em que tive a oportunidade de perceber no ensino remoto evidências de uma educação bancária, baseada apenas no livro didático. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa narrativa a partir das experiências vividas com as crianças e as mães, partilhando memórias e narrativas de quem está vivendo esse momento de isolamento social
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-07-01T18:34:10Z
2021-07-01T18:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22455
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823706483195904