Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22455 |
Resumo: | Esta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar o currículo no ensino remoto de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola particular na cidade de São Gonçalo/RJ, em que sou professora da turma. O período de realização desta pesquisa foi de março a agosto de 2020, momento em que as crianças estavam utilizando o ensino remoto em função da pandemia que assola o Brasil e o mundo (COVID-19). Porém, nem todas as crianças conseguiam acessar as aulas ou dar continuidade às atividades encaminhadas, como também, demonstraram dificuldades em determinados conteúdos. As mães, principais responsáveis por orientá-las nas tarefas escolares, também encontravam dificuldades, muitas vezes, alegando não saber o conteúdo. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Paulo Freire (2002; 2006) em que tive a oportunidade de perceber no ensino remoto evidências de uma educação bancária, baseada apenas no livro didático. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa narrativa a partir das experiências vividas com as crianças e as mães, partilhando memórias e narrativas de quem está vivendo esse momento de isolamento social |
id |
UFF-2_b3b26530e1d918febab631c8cdd9837e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22455 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancáriaEnsino remotoEducação bancáriaAlfabetizaçãoPedagogiaRemote instructionBanking educationLiteracyEsta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar o currículo no ensino remoto de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola particular na cidade de São Gonçalo/RJ, em que sou professora da turma. O período de realização desta pesquisa foi de março a agosto de 2020, momento em que as crianças estavam utilizando o ensino remoto em função da pandemia que assola o Brasil e o mundo (COVID-19). Porém, nem todas as crianças conseguiam acessar as aulas ou dar continuidade às atividades encaminhadas, como também, demonstraram dificuldades em determinados conteúdos. As mães, principais responsáveis por orientá-las nas tarefas escolares, também encontravam dificuldades, muitas vezes, alegando não saber o conteúdo. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Paulo Freire (2002; 2006) em que tive a oportunidade de perceber no ensino remoto evidências de uma educação bancária, baseada apenas no livro didático. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa narrativa a partir das experiências vividas com as crianças e as mães, partilhando memórias e narrativas de quem está vivendo esse momento de isolamento socialThis research arose with The objective of investigating the curriculum in the remote teaching of a 3rd year class of Elementary School, in a private school in the city of São Gonçalo / RJ, where I am a teacher of the class. The period of conducting this research was from March to August 2020, when the children were in remote education due to the pandemic that is plaguing Brazil and the word, COVID-19. However, not all children were able to Access the classes, continue the activities they were carrying out, but they also showed difficulties in certain contents. Mothers, who are mainly responsible for guiding school tasks, also encountered difficulties, often claiming not to know the content. The theoretical foundation, counted on the contributions of Paulo Freire (2002; 2006) in which I had the opportunity to perceive in remote teaching evidence of banking education, based only on the textbook. As a methodological approach, I use narrative research based on the experiences lived with children and mothers, sharing memories and narratives of those who are experiencing this moment of social isolationSouza, Cristiana Callai deCastro, Elaine Ramos de2021-07-01T18:34:10Z2021-07-01T18:34:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22455http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:19:31Zoai:app.uff.br:1/22455Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:49.260390Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária |
title |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária |
spellingShingle |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária Castro, Elaine Ramos de Ensino remoto Educação bancária Alfabetização Pedagogia Remote instruction Banking education Literacy |
title_short |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária |
title_full |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária |
title_fullStr |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária |
title_sort |
Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária |
author |
Castro, Elaine Ramos de |
author_facet |
Castro, Elaine Ramos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Cristiana Callai de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Elaine Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Educação bancária Alfabetização Pedagogia Remote instruction Banking education Literacy |
topic |
Ensino remoto Educação bancária Alfabetização Pedagogia Remote instruction Banking education Literacy |
description |
Esta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar o currículo no ensino remoto de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola particular na cidade de São Gonçalo/RJ, em que sou professora da turma. O período de realização desta pesquisa foi de março a agosto de 2020, momento em que as crianças estavam utilizando o ensino remoto em função da pandemia que assola o Brasil e o mundo (COVID-19). Porém, nem todas as crianças conseguiam acessar as aulas ou dar continuidade às atividades encaminhadas, como também, demonstraram dificuldades em determinados conteúdos. As mães, principais responsáveis por orientá-las nas tarefas escolares, também encontravam dificuldades, muitas vezes, alegando não saber o conteúdo. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Paulo Freire (2002; 2006) em que tive a oportunidade de perceber no ensino remoto evidências de uma educação bancária, baseada apenas no livro didático. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa narrativa a partir das experiências vividas com as crianças e as mães, partilhando memórias e narrativas de quem está vivendo esse momento de isolamento social |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-07-01T18:34:10Z 2021-07-01T18:34:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22455 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823706483195904 |