O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Filipe Lima Farias de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1196
Resumo: O empreendedorismo, como campo de estudo, tem merecido atenção de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Os estudos apontam na direção que o seu ensino contribui na formação profissional, com vistas a capacitar o indivíduo para suceder em um cenário de incertezas sociais e econômicas que atingem amplamente o mundo globalizado. Atenta a esta realidade, as Instituições de Ensino Superior – IES – do Brasil vem consolidando ações na busca por disseminar o ensino de empreendedorismo em seu ambiente acadêmico, esperando dessa forma, que os ingressantes obtenham competências empreendedoras e não apenas aquelas que só os habilite a entrar no mercado de trabalho. Neste sentido, o ensino de empreendedorismo se apresenta com uma abordagem possível de ser praticada nos bacharelados em turismo, pois como atividade socioeconômica, o turismo se destaca por sua capacidade de gerar emprego, mobilizar diversos setores econômicos e interagir com diferentes atores sociais na construção da sua atividade. Assim, a presente pesquisa buscou mediante uma análise qualitativa, respaldada por um estudo de caso múltiplo, descrever como está estruturado o ensino de empreendedorismo nos três bacharelados públicos em turismo presentes na microrregião do Rio de Janeiro, Brasil. A saber, os cursos de turismo da UFRRJ, UNIRIO e UFF. Para tanto, realizou-se em campo a aplicação de questionários e entrevistas presenciais com os profissionais de coordenação. Os resultados apontaram que os coordenadores reconhecem a importância do ensino de empreendedorismo em um curso superior de turismo. Porém, a prática de seu ensino é recente, fazendo com que o mesmo se encontre em um estágio experimental. Conclui-se, que o ensino de empreendedorismo precisa ser consolidado e que isto ocorrerá junto com o amadurecimento dos próprios cursos, em virtude da pouca idade que possuem
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