Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marcos Paulo Neves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26548
Resumo: Os surdos foram estigmatizados por muitos anos no Brasil, não tendo acesso a direitos básicos como educação, saúde, lazer, entre outros. Deste modo a comunidade surda percorreu um grande caminho de lutas para hoje serem resguardados pela lei e terem reconhecimento. O ensino de Libras nas escolas brasileiras não é uma realidade, tendo em vista a sua necessidade, pois os alunos ouvintes não conseguem interagir com um aluno surdo pela falta de conhecimento da sua língua. Este trabalho visa observar o processo de ensino e aprendizagem da Libras para alunos ouvintes nas escolas regulares no ensino fundamental I. O trabalho de campo se deu em uma escola privada do município de Magé - RJ onde foram contempladas para participar da pesquisa as turmas do 1° ao 5° ano do EFI. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de cunho qualitativa, junto da pesquisa-ação e da autoetnografia. Os resultados obtidos foram bem positivos, onde compreendemos que os alunos que participaram da pesquisa, ficaram bem empolgados com a ideia de aprender a Libras e ter a oportunidade de se comunicar com o sujeito surdo
id UFF-2_c7100cf57f030130134498a9a04a03d0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26548
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciaisLíngua Brasileira de SinaisEnsinoDidáticaPedagogiaBrazilian Sign LanguageTeachingDidacticsOs surdos foram estigmatizados por muitos anos no Brasil, não tendo acesso a direitos básicos como educação, saúde, lazer, entre outros. Deste modo a comunidade surda percorreu um grande caminho de lutas para hoje serem resguardados pela lei e terem reconhecimento. O ensino de Libras nas escolas brasileiras não é uma realidade, tendo em vista a sua necessidade, pois os alunos ouvintes não conseguem interagir com um aluno surdo pela falta de conhecimento da sua língua. Este trabalho visa observar o processo de ensino e aprendizagem da Libras para alunos ouvintes nas escolas regulares no ensino fundamental I. O trabalho de campo se deu em uma escola privada do município de Magé - RJ onde foram contempladas para participar da pesquisa as turmas do 1° ao 5° ano do EFI. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de cunho qualitativa, junto da pesquisa-ação e da autoetnografia. Os resultados obtidos foram bem positivos, onde compreendemos que os alunos que participaram da pesquisa, ficaram bem empolgados com a ideia de aprender a Libras e ter a oportunidade de se comunicar com o sujeito surdoThe deaf people were stigmatize for many years in Brasil, not having access to basic rights, like education, health, leisure, among others. In this way the deaf comunity has trilled a long way of fights for today being guarded for the law and have recognition. Libras, the brazilian language of signals, is not teach in the majority of brazilian schools, but it’s very needed, because the students that can hear can’t interact with the deaf students doing to that they don’t now how, they don’t know there language. This article was the goal of observing how the process of teaching and learning Libras can happen with students that can hear in regular schools in the elementary School. The fieldwork was in a private school localized in Magé-RJ where were contemplated for participate kids of the first to the fifth grade. As methodology a qualitative research was used, together with action research and autoethnography. The results obtained were pretty positive, we understood that the students part of the research were very excited with the idea of learning Libras and having the opportunity of communicate with the deaf person.Souza, Isabelle de Araujo Lima e SouzaReis, Marcos Paulo Neves2022-10-20T16:46:45Z2022-10-20T16:46:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26548CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T16:46:48Zoai:app.uff.br:1/26548Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-20T16:46:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
title Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
spellingShingle Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
Reis, Marcos Paulo Neves
Língua Brasileira de Sinais
Ensino
Didática
Pedagogia
Brazilian Sign Language
Teaching
Didactics
title_short Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
title_full Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
title_fullStr Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
title_full_unstemmed Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
title_sort Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
author Reis, Marcos Paulo Neves
author_facet Reis, Marcos Paulo Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Isabelle de Araujo Lima e Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marcos Paulo Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais
Ensino
Didática
Pedagogia
Brazilian Sign Language
Teaching
Didactics
topic Língua Brasileira de Sinais
Ensino
Didática
Pedagogia
Brazilian Sign Language
Teaching
Didactics
description Os surdos foram estigmatizados por muitos anos no Brasil, não tendo acesso a direitos básicos como educação, saúde, lazer, entre outros. Deste modo a comunidade surda percorreu um grande caminho de lutas para hoje serem resguardados pela lei e terem reconhecimento. O ensino de Libras nas escolas brasileiras não é uma realidade, tendo em vista a sua necessidade, pois os alunos ouvintes não conseguem interagir com um aluno surdo pela falta de conhecimento da sua língua. Este trabalho visa observar o processo de ensino e aprendizagem da Libras para alunos ouvintes nas escolas regulares no ensino fundamental I. O trabalho de campo se deu em uma escola privada do município de Magé - RJ onde foram contempladas para participar da pesquisa as turmas do 1° ao 5° ano do EFI. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de cunho qualitativa, junto da pesquisa-ação e da autoetnografia. Os resultados obtidos foram bem positivos, onde compreendemos que os alunos que participaram da pesquisa, ficaram bem empolgados com a ideia de aprender a Libras e ter a oportunidade de se comunicar com o sujeito surdo
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T16:46:45Z
2022-10-20T16:46:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26548
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135358428676096