Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26548 |
Resumo: | Os surdos foram estigmatizados por muitos anos no Brasil, não tendo acesso a direitos básicos como educação, saúde, lazer, entre outros. Deste modo a comunidade surda percorreu um grande caminho de lutas para hoje serem resguardados pela lei e terem reconhecimento. O ensino de Libras nas escolas brasileiras não é uma realidade, tendo em vista a sua necessidade, pois os alunos ouvintes não conseguem interagir com um aluno surdo pela falta de conhecimento da sua língua. Este trabalho visa observar o processo de ensino e aprendizagem da Libras para alunos ouvintes nas escolas regulares no ensino fundamental I. O trabalho de campo se deu em uma escola privada do município de Magé - RJ onde foram contempladas para participar da pesquisa as turmas do 1° ao 5° ano do EFI. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de cunho qualitativa, junto da pesquisa-ação e da autoetnografia. Os resultados obtidos foram bem positivos, onde compreendemos que os alunos que participaram da pesquisa, ficaram bem empolgados com a ideia de aprender a Libras e ter a oportunidade de se comunicar com o sujeito surdo |
id |
UFF-2_c7100cf57f030130134498a9a04a03d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26548 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciaisLíngua Brasileira de SinaisEnsinoDidáticaPedagogiaBrazilian Sign LanguageTeachingDidacticsOs surdos foram estigmatizados por muitos anos no Brasil, não tendo acesso a direitos básicos como educação, saúde, lazer, entre outros. Deste modo a comunidade surda percorreu um grande caminho de lutas para hoje serem resguardados pela lei e terem reconhecimento. O ensino de Libras nas escolas brasileiras não é uma realidade, tendo em vista a sua necessidade, pois os alunos ouvintes não conseguem interagir com um aluno surdo pela falta de conhecimento da sua língua. Este trabalho visa observar o processo de ensino e aprendizagem da Libras para alunos ouvintes nas escolas regulares no ensino fundamental I. O trabalho de campo se deu em uma escola privada do município de Magé - RJ onde foram contempladas para participar da pesquisa as turmas do 1° ao 5° ano do EFI. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de cunho qualitativa, junto da pesquisa-ação e da autoetnografia. Os resultados obtidos foram bem positivos, onde compreendemos que os alunos que participaram da pesquisa, ficaram bem empolgados com a ideia de aprender a Libras e ter a oportunidade de se comunicar com o sujeito surdoThe deaf people were stigmatize for many years in Brasil, not having access to basic rights, like education, health, leisure, among others. In this way the deaf comunity has trilled a long way of fights for today being guarded for the law and have recognition. Libras, the brazilian language of signals, is not teach in the majority of brazilian schools, but it’s very needed, because the students that can hear can’t interact with the deaf students doing to that they don’t now how, they don’t know there language. This article was the goal of observing how the process of teaching and learning Libras can happen with students that can hear in regular schools in the elementary School. The fieldwork was in a private school localized in Magé-RJ where were contemplated for participate kids of the first to the fifth grade. As methodology a qualitative research was used, together with action research and autoethnography. The results obtained were pretty positive, we understood that the students part of the research were very excited with the idea of learning Libras and having the opportunity of communicate with the deaf person.Souza, Isabelle de Araujo Lima e SouzaReis, Marcos Paulo Neves2022-10-20T16:46:45Z2022-10-20T16:46:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26548CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T16:46:48Zoai:app.uff.br:1/26548Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-20T16:46:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais |
title |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais |
spellingShingle |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais Reis, Marcos Paulo Neves Língua Brasileira de Sinais Ensino Didática Pedagogia Brazilian Sign Language Teaching Didactics |
title_short |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais |
title_full |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais |
title_fullStr |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais |
title_sort |
Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais |
author |
Reis, Marcos Paulo Neves |
author_facet |
Reis, Marcos Paulo Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Isabelle de Araujo Lima e Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Marcos Paulo Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Brasileira de Sinais Ensino Didática Pedagogia Brazilian Sign Language Teaching Didactics |
topic |
Língua Brasileira de Sinais Ensino Didática Pedagogia Brazilian Sign Language Teaching Didactics |
description |
Os surdos foram estigmatizados por muitos anos no Brasil, não tendo acesso a direitos básicos como educação, saúde, lazer, entre outros. Deste modo a comunidade surda percorreu um grande caminho de lutas para hoje serem resguardados pela lei e terem reconhecimento. O ensino de Libras nas escolas brasileiras não é uma realidade, tendo em vista a sua necessidade, pois os alunos ouvintes não conseguem interagir com um aluno surdo pela falta de conhecimento da sua língua. Este trabalho visa observar o processo de ensino e aprendizagem da Libras para alunos ouvintes nas escolas regulares no ensino fundamental I. O trabalho de campo se deu em uma escola privada do município de Magé - RJ onde foram contempladas para participar da pesquisa as turmas do 1° ao 5° ano do EFI. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de cunho qualitativa, junto da pesquisa-ação e da autoetnografia. Os resultados obtidos foram bem positivos, onde compreendemos que os alunos que participaram da pesquisa, ficaram bem empolgados com a ideia de aprender a Libras e ter a oportunidade de se comunicar com o sujeito surdo |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20T16:46:45Z 2022-10-20T16:46:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26548 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135358428676096 |