Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10512 |
Resumo: | Este trabalho investiga do ponto de vista construtivista de gênero de que forma é construído discursivamente e socialmente gênero na escola e em livros didáticos, como são representados e reproduzidos nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar na construção de identidades de meninos e meninas determinando ou não o modo como irão tornar-se homens e mulheres. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisa-se textos e imagens do livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questão |
id |
UFF-2_c7144357e834289c5370623f79fd0f36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10512 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental IGêneroLivro didáticoConstruçãoSocialMasculinidadesFeminilidadesEducaçãoLivro didáticoEnsino fundamentalGêneroGenderTextbookConstructionSocialMasculinitiesFeminitiesEste trabalho investiga do ponto de vista construtivista de gênero de que forma é construído discursivamente e socialmente gênero na escola e em livros didáticos, como são representados e reproduzidos nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar na construção de identidades de meninos e meninas determinando ou não o modo como irão tornar-se homens e mulheres. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisa-se textos e imagens do livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questãoThis work studies from the constructivist gender´s point of view in what way gender is constructed discursively and socially in schools and textbooks, how gender relations are represented and reproduced in books and how this can influence in the construction of identities of boys and girls determining whether or not they will become men and women. Based on previous studies on textbooks and in the concept of gender developed by Connell (2016), texts and images from the textbook of 5th grade are analyzed in order to reflect on the construction of masculinities and femininities within the school context and mainly how they are represented in the didactic material in questionDaflon, Verônica TosteGonçalves, Renata de SáRios, Flávia MateusPetry, Hélène CécileSilva, Lucas Peres Marques da2019-07-23T20:06:43Z2019-07-23T20:06:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10512Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T20:03:16Zoai:app.uff.br:1/10512Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:33.798995Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I |
title |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I Silva, Lucas Peres Marques da Gênero Livro didático Construção Social Masculinidades Feminilidades Educação Livro didático Ensino fundamental Gênero Gender Textbook Construction Social Masculinities Feminities |
title_short |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I |
title_full |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I |
title_sort |
Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I |
author |
Silva, Lucas Peres Marques da |
author_facet |
Silva, Lucas Peres Marques da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Daflon, Verônica Toste Gonçalves, Renata de Sá Rios, Flávia Mateus Petry, Hélène Cécile |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas Peres Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Livro didático Construção Social Masculinidades Feminilidades Educação Livro didático Ensino fundamental Gênero Gender Textbook Construction Social Masculinities Feminities |
topic |
Gênero Livro didático Construção Social Masculinidades Feminilidades Educação Livro didático Ensino fundamental Gênero Gender Textbook Construction Social Masculinities Feminities |
description |
Este trabalho investiga do ponto de vista construtivista de gênero de que forma é construído discursivamente e socialmente gênero na escola e em livros didáticos, como são representados e reproduzidos nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar na construção de identidades de meninos e meninas determinando ou não o modo como irão tornar-se homens e mulheres. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisa-se textos e imagens do livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questão |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-23T20:06:43Z 2019-07-23T20:06:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10512 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10512 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823644108652544 |