Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32295 |
Resumo: | Nesse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) estarei falando sobre jogos (sendo eles feitos para propósitos educativos ou não) que você pode utilizar dentro de sua sala aula ou como atividade para casa (pois muitas escolas não possuem equipamentos adequados e/ou suficientes para esse tipo de atividade), para lecionar História. Os recursos didáticos são ferramentas que podem ser utilizadas como facilitador entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis sobre o ensino de História com relação ao uso de jogos como recurso didático. Para analisar os recursos didáticos disponíveis foi utilizada a metodologia da análise sistemática, que consiste em realizar uma busca fundamentada em critérios estabelecidos. Apresentam-se fichas de recursos didáticos provenientes dessa análise as quais se encontram divididas em RPG, Simulação, Estratégia e Variados, dispostos separadamente, por serem jogos criados para serem didáticos, jogos eletrônicos criados com foco no comércio e jogos eletrônicos criados para serem didáticos. Os resultados provenientes da análise sistemática foram apenas 7 artigos, que falam sobre o uso de jogos no ensino de história, proveniente destes resultados também vimos que o gênero de jogo mais utilizado dentre os artigos encontrados foi o de Estratégia. Além disso, foi desenvolvido uma lista de jogos de estilos variados que podem ser utilizados como recursos didáticos, feita pelo próprio autor, que podem ajudar no ensino e aprendizagem de história, junto de maneiras e dicas de como utilizá-los em sua sala de aula ou como atividade para casa. Também será apresentado um jogo didático criado pelo próprio autor durante suas aulas na universidade, que foi criado utilizando a plataforma Scratch. |
id |
UFF-2_c934ecc1a91b5e38d093ad7f755d818e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32295 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOMJogosHistóriaRecursos DidáticosLista de JogosEnsinoGamesHistoryDidactic ResourcesList of GamesTeachingNesse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) estarei falando sobre jogos (sendo eles feitos para propósitos educativos ou não) que você pode utilizar dentro de sua sala aula ou como atividade para casa (pois muitas escolas não possuem equipamentos adequados e/ou suficientes para esse tipo de atividade), para lecionar História. Os recursos didáticos são ferramentas que podem ser utilizadas como facilitador entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis sobre o ensino de História com relação ao uso de jogos como recurso didático. Para analisar os recursos didáticos disponíveis foi utilizada a metodologia da análise sistemática, que consiste em realizar uma busca fundamentada em critérios estabelecidos. Apresentam-se fichas de recursos didáticos provenientes dessa análise as quais se encontram divididas em RPG, Simulação, Estratégia e Variados, dispostos separadamente, por serem jogos criados para serem didáticos, jogos eletrônicos criados com foco no comércio e jogos eletrônicos criados para serem didáticos. Os resultados provenientes da análise sistemática foram apenas 7 artigos, que falam sobre o uso de jogos no ensino de história, proveniente destes resultados também vimos que o gênero de jogo mais utilizado dentre os artigos encontrados foi o de Estratégia. Além disso, foi desenvolvido uma lista de jogos de estilos variados que podem ser utilizados como recursos didáticos, feita pelo próprio autor, que podem ajudar no ensino e aprendizagem de história, junto de maneiras e dicas de como utilizá-los em sua sala de aula ou como atividade para casa. Também será apresentado um jogo didático criado pelo próprio autor durante suas aulas na universidade, que foi criado utilizando a plataforma Scratch.In this final course project (Final Course Paper), I will be discussing games, whether designed for educational purposes or not, that can be used within the classroom or as homework activities (as many schools lack adequate and/or sufficient equipment for such activities) to teach History. Didactic resources are tools that can be used as facilitators between teachers, students, and the teaching-learning process. The objective of this research is to investigate the didactic resources available for the teaching of History, specifically focusing on the use of games as didactic resources. The methodology of systematic analysis was employed to examine the available didactic resources, involving a search based on established criteria. Presented are data sheets of didactic resources resulting from this analysis, which are categorized into RPG, Simulation, Strategy, and Miscellaneous. These categories are presented separately as they encompass games created for educational purposes, electronic games designed for commercial purposes, and electronic games created for educational use. The results obtained from the systematic analysis revealed only 7 articles discussing the use of games in history education. From these results, it was observed that the most utilized genre among the found articles was Strategy games. Additionally, a list of games of various styles that can be used as didactic resources was compiled by the author. These games, along with ways and tips on how to use them in the classroom or as homework, aim to assist in the teaching and learning of history. Furthermore, the paper will present a didactic game created by the author during university classes, developed using the Scratch platform.83Paiva, Daniel Costa deRibeiro, Brendon De Oliveira Martins2024-02-19T15:18:02Z2024-02-19T15:18:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32295CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-19T15:18:06Zoai:app.uff.br:1/32295Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:02.012435Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM |
title |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM |
spellingShingle |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins Jogos História Recursos Didáticos Lista de Jogos Ensino Games History Didactic Resources List of Games Teaching |
title_short |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM |
title_full |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM |
title_fullStr |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM |
title_full_unstemmed |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM |
title_sort |
Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM |
author |
Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins |
author_facet |
Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Daniel Costa de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos História Recursos Didáticos Lista de Jogos Ensino Games History Didactic Resources List of Games Teaching |
topic |
Jogos História Recursos Didáticos Lista de Jogos Ensino Games History Didactic Resources List of Games Teaching |
description |
Nesse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) estarei falando sobre jogos (sendo eles feitos para propósitos educativos ou não) que você pode utilizar dentro de sua sala aula ou como atividade para casa (pois muitas escolas não possuem equipamentos adequados e/ou suficientes para esse tipo de atividade), para lecionar História. Os recursos didáticos são ferramentas que podem ser utilizadas como facilitador entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis sobre o ensino de História com relação ao uso de jogos como recurso didático. Para analisar os recursos didáticos disponíveis foi utilizada a metodologia da análise sistemática, que consiste em realizar uma busca fundamentada em critérios estabelecidos. Apresentam-se fichas de recursos didáticos provenientes dessa análise as quais se encontram divididas em RPG, Simulação, Estratégia e Variados, dispostos separadamente, por serem jogos criados para serem didáticos, jogos eletrônicos criados com foco no comércio e jogos eletrônicos criados para serem didáticos. Os resultados provenientes da análise sistemática foram apenas 7 artigos, que falam sobre o uso de jogos no ensino de história, proveniente destes resultados também vimos que o gênero de jogo mais utilizado dentre os artigos encontrados foi o de Estratégia. Além disso, foi desenvolvido uma lista de jogos de estilos variados que podem ser utilizados como recursos didáticos, feita pelo próprio autor, que podem ajudar no ensino e aprendizagem de história, junto de maneiras e dicas de como utilizá-los em sua sala de aula ou como atividade para casa. Também será apresentado um jogo didático criado pelo próprio autor durante suas aulas na universidade, que foi criado utilizando a plataforma Scratch. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-19T15:18:02Z 2024-02-19T15:18:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32295 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823627091312640 |