A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quitete, Thainá Maria da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16035
Resumo: Objetiva-se no percurso deste trabalho enfatizar, analisar e contextualizar a pedagogia social no contexto de formação docente, no sentido das falas discentes e também no sentido pessoal, no decorrer dessa formação na universidade. Sendo assim, foi realizada uma busca na literatura acadêmica, por meio de artigos, livros e experiências por mim obtidas em relação ao tema, a fim de se compor este trabalho para evidenciar a questão da formação docente em articulação com a pedagogia social, por meio das narrativas discentes e também da experiência pessoal com a pesquisa, a fim de se evidenciar a importância das articulações possíveis entre a pedagogia social e o currículo presente na formação de professores no ensino superior. Portanto, ao se evidenciar essas questões, narrativas e vivências, o trabalho pretende salientar as possibilidades que essa pedagogia tende a oferecer à universidade
id UFF-2_ca8a7070cac122286409c4d6c9427a31
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16035
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formaçãoEducaçãoFormação de professoresPedagogia socialEducaçãoFormação de professorEducationTeacher educationSocial pedagogyObjetiva-se no percurso deste trabalho enfatizar, analisar e contextualizar a pedagogia social no contexto de formação docente, no sentido das falas discentes e também no sentido pessoal, no decorrer dessa formação na universidade. Sendo assim, foi realizada uma busca na literatura acadêmica, por meio de artigos, livros e experiências por mim obtidas em relação ao tema, a fim de se compor este trabalho para evidenciar a questão da formação docente em articulação com a pedagogia social, por meio das narrativas discentes e também da experiência pessoal com a pesquisa, a fim de se evidenciar a importância das articulações possíveis entre a pedagogia social e o currículo presente na formação de professores no ensino superior. Portanto, ao se evidenciar essas questões, narrativas e vivências, o trabalho pretende salientar as possibilidades que essa pedagogia tende a oferecer à universidadeThe aim of this paper is to emphasize, analyze and contextualize social pedagogy in the context of teacher education, in the sense of student speech and also in the personal sense, during this training at the university. Thus, a search was made in the academic literature, through articles, books and experiences obtained by me regarding the theme, in order to compose this work to highlight the issue of teacher education in articulation with social pedagogy, through the student narratives and also the personal experience with the research, in order to highlight the importance of the possible articulations between the social pedagogy and the present curriculum in the formation of teachers in the higher education. Therefore, by highlighting these questions, narratives and experiences, the paper intends to highlight the possibilities that this pedagogy tends to offer the universityAraújo, Margareth Martins deQuitete, Thainá Maria da Silva2020-11-22T15:30:10Z2020-11-22T15:30:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16035http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T17:03:19Zoai:app.uff.br:1/16035Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:36.928557Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
title A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
spellingShingle A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
Quitete, Thainá Maria da Silva
Educação
Formação de professores
Pedagogia social
Educação
Formação de professor
Education
Teacher education
Social pedagogy
title_short A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
title_full A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
title_fullStr A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
title_full_unstemmed A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
title_sort A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
author Quitete, Thainá Maria da Silva
author_facet Quitete, Thainá Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Margareth Martins de
dc.contributor.author.fl_str_mv Quitete, Thainá Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Pedagogia social
Educação
Formação de professor
Education
Teacher education
Social pedagogy
topic Educação
Formação de professores
Pedagogia social
Educação
Formação de professor
Education
Teacher education
Social pedagogy
description Objetiva-se no percurso deste trabalho enfatizar, analisar e contextualizar a pedagogia social no contexto de formação docente, no sentido das falas discentes e também no sentido pessoal, no decorrer dessa formação na universidade. Sendo assim, foi realizada uma busca na literatura acadêmica, por meio de artigos, livros e experiências por mim obtidas em relação ao tema, a fim de se compor este trabalho para evidenciar a questão da formação docente em articulação com a pedagogia social, por meio das narrativas discentes e também da experiência pessoal com a pesquisa, a fim de se evidenciar a importância das articulações possíveis entre a pedagogia social e o currículo presente na formação de professores no ensino superior. Portanto, ao se evidenciar essas questões, narrativas e vivências, o trabalho pretende salientar as possibilidades que essa pedagogia tende a oferecer à universidade
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-22T15:30:10Z
2020-11-22T15:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16035
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823629357285376