A química nas gorduras: uma oficina temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martorano, Lucas Haidar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515
Resumo: A prática de ensino, em muitos casos, ainda consiste no modelo de aula expositiva tradicional. Com a finalidade de envolver e promover uma aprendizagem significativa, algumas estratégias vêm sendo aplicadas. Uma abordagem que pode ser adotada com este intuito são as oficinas temáticas, pois além de promoverem uma aula mais dinâmica e com experimentações, a contextualização pode ser empregada, tornando a aula mais conectada com a realidade dos alunos. Uma teoria de aprendizagem que coincide nesta abordagem é a teoria de David Ausubel: teoria da aprendizagem significativa. A teoria se baseia na ideia de que o novo conhecimento se relaciona de maneira não-literal e não-arbitrária com um saber já existente na estrutura cognitiva do aluno. Esta interação é responsável pela significação do novo e o enriquecimento de conceitos do conhecimento prévio relacionado. Visto isto, este trabalho constitui-se no desenvolvimento, na aplicação e na avaliação de uma oficina temática no ensino de conceitos de química orgânica, como isomeria, e sua relação com as gorduras em uma turma da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Pinto Lima em Niterói – RJ. Sob tal perspectiva e com os resultados obtidos, a oficina temática apresenta-se como uma estratégia das diversas ferramentas existentes que contribuem para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem menos mecanizada
id UFF-2_cd0d3ba30598907b8a3b3c125b15c3aa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11515
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A química nas gorduras: uma oficina temáticaEnsino de químicaAprendizagem significativaQuímica orgânicaGorduraProdução intelectualA prática de ensino, em muitos casos, ainda consiste no modelo de aula expositiva tradicional. Com a finalidade de envolver e promover uma aprendizagem significativa, algumas estratégias vêm sendo aplicadas. Uma abordagem que pode ser adotada com este intuito são as oficinas temáticas, pois além de promoverem uma aula mais dinâmica e com experimentações, a contextualização pode ser empregada, tornando a aula mais conectada com a realidade dos alunos. Uma teoria de aprendizagem que coincide nesta abordagem é a teoria de David Ausubel: teoria da aprendizagem significativa. A teoria se baseia na ideia de que o novo conhecimento se relaciona de maneira não-literal e não-arbitrária com um saber já existente na estrutura cognitiva do aluno. Esta interação é responsável pela significação do novo e o enriquecimento de conceitos do conhecimento prévio relacionado. Visto isto, este trabalho constitui-se no desenvolvimento, na aplicação e na avaliação de uma oficina temática no ensino de conceitos de química orgânica, como isomeria, e sua relação com as gorduras em uma turma da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Pinto Lima em Niterói – RJ. Sob tal perspectiva e com os resultados obtidos, a oficina temática apresenta-se como uma estratégia das diversas ferramentas existentes que contribuem para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem menos mecanizadaThe practice of teaching, in many cases, still consists of a traditional expository classroom model. In order to involve and promote meaningful learning, the various measurements are being applied. Educational practices can be adopted with the aim of promoting the practice of a more dynamic class and with experimentation, a contextualization can be employed, making the class more connected with the reality of the students. A learning theory that coincides in this approach is David Ausubel's theory of significant learning. The theory is based on the idea that the new knowledge relates in a non-literal and non-abstract way with an already existing knowledge in the student’s cognitive structure. This interaction is responsible for the significance of the new and the enrichment of concepts of related prior knowledge. Considering this, this work constitutes the development, application and evaluation of a thematic workshop in the teaching of concepts of organic chemistry, as isomeria, and its relation with the fats in a class of the 3rd high school of Pinto Lima State College in Niterói – RJ. In this perspective and with the result obtained the thematic workshop presentes itself as a strategy of the various existing tools that contribute to arouse students interest and promote less mechanized learningFarias, Florence Moellmann Cordeiro deValverde, Alessandra LedaChinelli, Maura VenturaSantos Junior, Fernando Martins dosMartorano, Lucas Haidar2019-09-30T16:12:58Z2019-09-30T16:12:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTORANO, Lucas Haidar. A química nas gorduras: uma oficina temática. Niterói, 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T13:41:40Zoai:app.uff.br:1/11515Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T13:41:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A química nas gorduras: uma oficina temática
title A química nas gorduras: uma oficina temática
spellingShingle A química nas gorduras: uma oficina temática
Martorano, Lucas Haidar
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Química orgânica
Gordura
Produção intelectual
title_short A química nas gorduras: uma oficina temática
title_full A química nas gorduras: uma oficina temática
title_fullStr A química nas gorduras: uma oficina temática
title_full_unstemmed A química nas gorduras: uma oficina temática
title_sort A química nas gorduras: uma oficina temática
author Martorano, Lucas Haidar
author_facet Martorano, Lucas Haidar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Valverde, Alessandra Leda
Chinelli, Maura Ventura
Santos Junior, Fernando Martins dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Martorano, Lucas Haidar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Aprendizagem significativa
Química orgânica
Gordura
Produção intelectual
topic Ensino de química
Aprendizagem significativa
Química orgânica
Gordura
Produção intelectual
description A prática de ensino, em muitos casos, ainda consiste no modelo de aula expositiva tradicional. Com a finalidade de envolver e promover uma aprendizagem significativa, algumas estratégias vêm sendo aplicadas. Uma abordagem que pode ser adotada com este intuito são as oficinas temáticas, pois além de promoverem uma aula mais dinâmica e com experimentações, a contextualização pode ser empregada, tornando a aula mais conectada com a realidade dos alunos. Uma teoria de aprendizagem que coincide nesta abordagem é a teoria de David Ausubel: teoria da aprendizagem significativa. A teoria se baseia na ideia de que o novo conhecimento se relaciona de maneira não-literal e não-arbitrária com um saber já existente na estrutura cognitiva do aluno. Esta interação é responsável pela significação do novo e o enriquecimento de conceitos do conhecimento prévio relacionado. Visto isto, este trabalho constitui-se no desenvolvimento, na aplicação e na avaliação de uma oficina temática no ensino de conceitos de química orgânica, como isomeria, e sua relação com as gorduras em uma turma da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Pinto Lima em Niterói – RJ. Sob tal perspectiva e com os resultados obtidos, a oficina temática apresenta-se como uma estratégia das diversas ferramentas existentes que contribuem para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem menos mecanizada
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30T16:12:58Z
2019-09-30T16:12:58Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTORANO, Lucas Haidar. A química nas gorduras: uma oficina temática. Niterói, 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515
identifier_str_mv MARTORANO, Lucas Haidar. A química nas gorduras: uma oficina temática. Niterói, 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838829970718720