A química nas gorduras: uma oficina temática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515 |
Resumo: | A prática de ensino, em muitos casos, ainda consiste no modelo de aula expositiva tradicional. Com a finalidade de envolver e promover uma aprendizagem significativa, algumas estratégias vêm sendo aplicadas. Uma abordagem que pode ser adotada com este intuito são as oficinas temáticas, pois além de promoverem uma aula mais dinâmica e com experimentações, a contextualização pode ser empregada, tornando a aula mais conectada com a realidade dos alunos. Uma teoria de aprendizagem que coincide nesta abordagem é a teoria de David Ausubel: teoria da aprendizagem significativa. A teoria se baseia na ideia de que o novo conhecimento se relaciona de maneira não-literal e não-arbitrária com um saber já existente na estrutura cognitiva do aluno. Esta interação é responsável pela significação do novo e o enriquecimento de conceitos do conhecimento prévio relacionado. Visto isto, este trabalho constitui-se no desenvolvimento, na aplicação e na avaliação de uma oficina temática no ensino de conceitos de química orgânica, como isomeria, e sua relação com as gorduras em uma turma da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Pinto Lima em Niterói – RJ. Sob tal perspectiva e com os resultados obtidos, a oficina temática apresenta-se como uma estratégia das diversas ferramentas existentes que contribuem para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem menos mecanizada |
id |
UFF-2_cd0d3ba30598907b8a3b3c125b15c3aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11515 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A química nas gorduras: uma oficina temáticaEnsino de químicaAprendizagem significativaQuímica orgânicaGorduraProdução intelectualA prática de ensino, em muitos casos, ainda consiste no modelo de aula expositiva tradicional. Com a finalidade de envolver e promover uma aprendizagem significativa, algumas estratégias vêm sendo aplicadas. Uma abordagem que pode ser adotada com este intuito são as oficinas temáticas, pois além de promoverem uma aula mais dinâmica e com experimentações, a contextualização pode ser empregada, tornando a aula mais conectada com a realidade dos alunos. Uma teoria de aprendizagem que coincide nesta abordagem é a teoria de David Ausubel: teoria da aprendizagem significativa. A teoria se baseia na ideia de que o novo conhecimento se relaciona de maneira não-literal e não-arbitrária com um saber já existente na estrutura cognitiva do aluno. Esta interação é responsável pela significação do novo e o enriquecimento de conceitos do conhecimento prévio relacionado. Visto isto, este trabalho constitui-se no desenvolvimento, na aplicação e na avaliação de uma oficina temática no ensino de conceitos de química orgânica, como isomeria, e sua relação com as gorduras em uma turma da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Pinto Lima em Niterói – RJ. Sob tal perspectiva e com os resultados obtidos, a oficina temática apresenta-se como uma estratégia das diversas ferramentas existentes que contribuem para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem menos mecanizadaThe practice of teaching, in many cases, still consists of a traditional expository classroom model. In order to involve and promote meaningful learning, the various measurements are being applied. Educational practices can be adopted with the aim of promoting the practice of a more dynamic class and with experimentation, a contextualization can be employed, making the class more connected with the reality of the students. A learning theory that coincides in this approach is David Ausubel's theory of significant learning. The theory is based on the idea that the new knowledge relates in a non-literal and non-abstract way with an already existing knowledge in the student’s cognitive structure. This interaction is responsible for the significance of the new and the enrichment of concepts of related prior knowledge. Considering this, this work constitutes the development, application and evaluation of a thematic workshop in the teaching of concepts of organic chemistry, as isomeria, and its relation with the fats in a class of the 3rd high school of Pinto Lima State College in Niterói – RJ. In this perspective and with the result obtained the thematic workshop presentes itself as a strategy of the various existing tools that contribute to arouse students interest and promote less mechanized learningFarias, Florence Moellmann Cordeiro deValverde, Alessandra LedaChinelli, Maura VenturaSantos Junior, Fernando Martins dosMartorano, Lucas Haidar2019-09-30T16:12:58Z2019-09-30T16:12:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTORANO, Lucas Haidar. A química nas gorduras: uma oficina temática. Niterói, 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T13:41:40Zoai:app.uff.br:1/11515Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T13:41:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A química nas gorduras: uma oficina temática |
title |
A química nas gorduras: uma oficina temática |
spellingShingle |
A química nas gorduras: uma oficina temática Martorano, Lucas Haidar Ensino de química Aprendizagem significativa Química orgânica Gordura Produção intelectual |
title_short |
A química nas gorduras: uma oficina temática |
title_full |
A química nas gorduras: uma oficina temática |
title_fullStr |
A química nas gorduras: uma oficina temática |
title_full_unstemmed |
A química nas gorduras: uma oficina temática |
title_sort |
A química nas gorduras: uma oficina temática |
author |
Martorano, Lucas Haidar |
author_facet |
Martorano, Lucas Haidar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de Valverde, Alessandra Leda Chinelli, Maura Ventura Santos Junior, Fernando Martins dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martorano, Lucas Haidar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Aprendizagem significativa Química orgânica Gordura Produção intelectual |
topic |
Ensino de química Aprendizagem significativa Química orgânica Gordura Produção intelectual |
description |
A prática de ensino, em muitos casos, ainda consiste no modelo de aula expositiva tradicional. Com a finalidade de envolver e promover uma aprendizagem significativa, algumas estratégias vêm sendo aplicadas. Uma abordagem que pode ser adotada com este intuito são as oficinas temáticas, pois além de promoverem uma aula mais dinâmica e com experimentações, a contextualização pode ser empregada, tornando a aula mais conectada com a realidade dos alunos. Uma teoria de aprendizagem que coincide nesta abordagem é a teoria de David Ausubel: teoria da aprendizagem significativa. A teoria se baseia na ideia de que o novo conhecimento se relaciona de maneira não-literal e não-arbitrária com um saber já existente na estrutura cognitiva do aluno. Esta interação é responsável pela significação do novo e o enriquecimento de conceitos do conhecimento prévio relacionado. Visto isto, este trabalho constitui-se no desenvolvimento, na aplicação e na avaliação de uma oficina temática no ensino de conceitos de química orgânica, como isomeria, e sua relação com as gorduras em uma turma da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Pinto Lima em Niterói – RJ. Sob tal perspectiva e com os resultados obtidos, a oficina temática apresenta-se como uma estratégia das diversas ferramentas existentes que contribuem para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem menos mecanizada |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30T16:12:58Z 2019-09-30T16:12:58Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTORANO, Lucas Haidar. A química nas gorduras: uma oficina temática. Niterói, 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515 |
identifier_str_mv |
MARTORANO, Lucas Haidar. A química nas gorduras: uma oficina temática. Niterói, 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838829970718720 |