Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ingrid de Faria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9854
Resumo: No que diz respeito ao ensino dos Direitos Humanos, estamos persuadidos de que não há, de um lado, “experts” e, de outro, ignorantes. Todos nós somos especialistas do humano, ou indigentes, e a tarefa de humanizar deve brotar de nossas iniciativas educativas. Neste campo, podemos afirmar com segurança: ninguém educa ninguém. Aqui, os seres humanos educam-se em comunhão! Ninguém tem o monopólio dos elementos humanizantes. Todos nós temos algo a dar e algo a receber. Um dos maiores obstáculos para a difusão e educação dos Direitos humanos é o abismo existente entre o discurso, as palavras e os fatos, as atitudes. Se um educador, se um sistema escolar, pretende educar para os Direitos Humanos, devem sempre começar por praticá-los. Não há educação para os Direitos Humanos, não há projeto educativo válido neste campo sem profundo compromisso social por torná-los realidade. E isto começa ao se descobrir que o próprio educando, sobretudo ele, possui Direitos inalienáveis e não manipuláveis. A discussão que abarca este trabalho objetiva analisar o conteúdo proposto na temática “Direitos Humanos” apresentada em dois livros didáticos de Sociologia, aprovados no PNLD 2015, sendo eles: “Sociologia para o Ensino Médio” e “Sociologia em Movimento”, e a abordagem das sugestões fílmicas indicadas nesses livros, sob este recorte temático. Para tanto, apresentam-se como conceitos norteadores do trabalho, “livro didático” e “direitos humanos”, objetivando delinear o estudo proposto como um instrumento de diálogo e de ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem sociológica. Os resultados parciais revelam a necessidade de se atentar para o aproveitamento das recomendações fílmicas como uma ferramenta didática voltada à desnaturalização e ao estranhamento para se pensar sociologicamente e contribuir à produção de saberes
id UFF-2_d156a502d2b4bb8b221dddd0f622482b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9854
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticosEnsino de sociologiaLivro didáticoDireitos humanosLinguagem fílmicaEnsino de sociologiaDireitos humanosLivro didático - aspecto socialNo que diz respeito ao ensino dos Direitos Humanos, estamos persuadidos de que não há, de um lado, “experts” e, de outro, ignorantes. Todos nós somos especialistas do humano, ou indigentes, e a tarefa de humanizar deve brotar de nossas iniciativas educativas. Neste campo, podemos afirmar com segurança: ninguém educa ninguém. Aqui, os seres humanos educam-se em comunhão! Ninguém tem o monopólio dos elementos humanizantes. Todos nós temos algo a dar e algo a receber. Um dos maiores obstáculos para a difusão e educação dos Direitos humanos é o abismo existente entre o discurso, as palavras e os fatos, as atitudes. Se um educador, se um sistema escolar, pretende educar para os Direitos Humanos, devem sempre começar por praticá-los. Não há educação para os Direitos Humanos, não há projeto educativo válido neste campo sem profundo compromisso social por torná-los realidade. E isto começa ao se descobrir que o próprio educando, sobretudo ele, possui Direitos inalienáveis e não manipuláveis. A discussão que abarca este trabalho objetiva analisar o conteúdo proposto na temática “Direitos Humanos” apresentada em dois livros didáticos de Sociologia, aprovados no PNLD 2015, sendo eles: “Sociologia para o Ensino Médio” e “Sociologia em Movimento”, e a abordagem das sugestões fílmicas indicadas nesses livros, sob este recorte temático. Para tanto, apresentam-se como conceitos norteadores do trabalho, “livro didático” e “direitos humanos”, objetivando delinear o estudo proposto como um instrumento de diálogo e de ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem sociológica. Os resultados parciais revelam a necessidade de se atentar para o aproveitamento das recomendações fílmicas como uma ferramenta didática voltada à desnaturalização e ao estranhamento para se pensar sociologicamente e contribuir à produção de saberesQueiroz, Paulo Pires deFialho, CarlosFonseca, Charlles daGomes, Ingrid de Faria2019-06-06T19:13:31Z2019-06-06T19:13:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9854Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T14:23:07Zoai:app.uff.br:1/9854Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:46.337723Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
title Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
spellingShingle Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
Gomes, Ingrid de Faria
Ensino de sociologia
Livro didático
Direitos humanos
Linguagem fílmica
Ensino de sociologia
Direitos humanos
Livro didático - aspecto social
title_short Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
title_full Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
title_fullStr Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
title_full_unstemmed Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
title_sort Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
author Gomes, Ingrid de Faria
author_facet Gomes, Ingrid de Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Paulo Pires de
Fialho, Carlos
Fonseca, Charlles da
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ingrid de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Livro didático
Direitos humanos
Linguagem fílmica
Ensino de sociologia
Direitos humanos
Livro didático - aspecto social
topic Ensino de sociologia
Livro didático
Direitos humanos
Linguagem fílmica
Ensino de sociologia
Direitos humanos
Livro didático - aspecto social
description No que diz respeito ao ensino dos Direitos Humanos, estamos persuadidos de que não há, de um lado, “experts” e, de outro, ignorantes. Todos nós somos especialistas do humano, ou indigentes, e a tarefa de humanizar deve brotar de nossas iniciativas educativas. Neste campo, podemos afirmar com segurança: ninguém educa ninguém. Aqui, os seres humanos educam-se em comunhão! Ninguém tem o monopólio dos elementos humanizantes. Todos nós temos algo a dar e algo a receber. Um dos maiores obstáculos para a difusão e educação dos Direitos humanos é o abismo existente entre o discurso, as palavras e os fatos, as atitudes. Se um educador, se um sistema escolar, pretende educar para os Direitos Humanos, devem sempre começar por praticá-los. Não há educação para os Direitos Humanos, não há projeto educativo válido neste campo sem profundo compromisso social por torná-los realidade. E isto começa ao se descobrir que o próprio educando, sobretudo ele, possui Direitos inalienáveis e não manipuláveis. A discussão que abarca este trabalho objetiva analisar o conteúdo proposto na temática “Direitos Humanos” apresentada em dois livros didáticos de Sociologia, aprovados no PNLD 2015, sendo eles: “Sociologia para o Ensino Médio” e “Sociologia em Movimento”, e a abordagem das sugestões fílmicas indicadas nesses livros, sob este recorte temático. Para tanto, apresentam-se como conceitos norteadores do trabalho, “livro didático” e “direitos humanos”, objetivando delinear o estudo proposto como um instrumento de diálogo e de ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem sociológica. Os resultados parciais revelam a necessidade de se atentar para o aproveitamento das recomendações fílmicas como uma ferramenta didática voltada à desnaturalização e ao estranhamento para se pensar sociologicamente e contribuir à produção de saberes
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-06-06T19:13:31Z
2019-06-06T19:13:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9854
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9854
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823576142053376