Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Borges dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21644
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775
Resumo: Este trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a alfabetização cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médio
id UFF-2_d720a790423fc5e50ea4c880ea8bba93
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21644
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigaçãoTeaching optical phenomena from the perspective of investigative teachingEnsino de físicaSequência de ensino investigativaAlfabetização científicaFenômenos ópticosLaboratório abertoEnsino médioProcesso de ensino-aprendizagemFísica (Ensino médio)Physics teachingInvestigative teaching sequenceScientific literacyOptical phenomenaOpen laboratoryEste trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a alfabetização cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESThis work presents an educational product built from an investigative teaching sequence (SEI) for the study of optical phenomena, whose problematization is carried out through open experimental activities, more specifically the phenomena of reflection, refraction, dispersion and polarization of light, within what we call geometric optics. In this sense, the sequence seeks to promote scientific literacy, from the main stages that underlie an SEI. The educational product was applied to a third year class of high school, from the state public network, from the state of Rio de Janeiro and was evaluated through the narrative of the teacher / researcher based on the interaction of students with activities in each of the stages of SEI , also aiming to verify if scientific literacy indicators emerged during the activities. The educational product consists of a teacher's manual with guidelines for the production and handling of kits for experimentation and also with the steps that define the application of SEI in the classroom. The results suggest that there was an expansion of the knowledge acquired at the moment when the students were able to reevaluate their initial hypotheses, through their records, contributing to the promotion of CA. The investigative teaching sequence can be considered low-cost and applicable in any high school146 f.Balthazar, Wagner FranklinAuler, Luiz Telmo da SilvaNeves, Jefferson Adrianohttp://lattes.cnpq.br/4911207741217024http://lattes.cnpq.br/4855581834199288http://lattes.cnpq.br/7964458773966012http://lattes.cnpq.br/6323444324286748Santos, Adriana Borges dos2021-04-09T19:11:24Z2021-04-09T19:11:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Adriana Borges dos. Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21644Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:35:54Zoai:app.uff.br:1/21644Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T19:35:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
Teaching optical phenomena from the perspective of investigative teaching
title Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
spellingShingle Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
Santos, Adriana Borges dos
Ensino de física
Sequência de ensino investigativa
Alfabetização científica
Fenômenos ópticos
Laboratório aberto
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Física (Ensino médio)
Physics teaching
Investigative teaching sequence
Scientific literacy
Optical phenomena
Open laboratory
title_short Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
title_full Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
title_fullStr Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
title_full_unstemmed Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
title_sort Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
author Santos, Adriana Borges dos
author_facet Santos, Adriana Borges dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balthazar, Wagner Franklin
Auler, Luiz Telmo da Silva
Neves, Jefferson Adriano
http://lattes.cnpq.br/4911207741217024
http://lattes.cnpq.br/4855581834199288
http://lattes.cnpq.br/7964458773966012
http://lattes.cnpq.br/6323444324286748
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Borges dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Sequência de ensino investigativa
Alfabetização científica
Fenômenos ópticos
Laboratório aberto
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Física (Ensino médio)
Physics teaching
Investigative teaching sequence
Scientific literacy
Optical phenomena
Open laboratory
topic Ensino de física
Sequência de ensino investigativa
Alfabetização científica
Fenômenos ópticos
Laboratório aberto
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Física (Ensino médio)
Physics teaching
Investigative teaching sequence
Scientific literacy
Optical phenomena
Open laboratory
description Este trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a alfabetização cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médio
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-09T19:11:24Z
2021-04-09T19:11:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Adriana Borges dos. Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21644
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775
identifier_str_mv SANTOS, Adriana Borges dos. Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21644
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838727426277376