Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21644 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a alfabetização cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médio |
id |
UFF-2_d720a790423fc5e50ea4c880ea8bba93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21644 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigaçãoTeaching optical phenomena from the perspective of investigative teachingEnsino de físicaSequência de ensino investigativaAlfabetização científicaFenômenos ópticosLaboratório abertoEnsino médioProcesso de ensino-aprendizagemFísica (Ensino médio)Physics teachingInvestigative teaching sequenceScientific literacyOptical phenomenaOpen laboratoryEste trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a alfabetização cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESThis work presents an educational product built from an investigative teaching sequence (SEI) for the study of optical phenomena, whose problematization is carried out through open experimental activities, more specifically the phenomena of reflection, refraction, dispersion and polarization of light, within what we call geometric optics. In this sense, the sequence seeks to promote scientific literacy, from the main stages that underlie an SEI. The educational product was applied to a third year class of high school, from the state public network, from the state of Rio de Janeiro and was evaluated through the narrative of the teacher / researcher based on the interaction of students with activities in each of the stages of SEI , also aiming to verify if scientific literacy indicators emerged during the activities. The educational product consists of a teacher's manual with guidelines for the production and handling of kits for experimentation and also with the steps that define the application of SEI in the classroom. The results suggest that there was an expansion of the knowledge acquired at the moment when the students were able to reevaluate their initial hypotheses, through their records, contributing to the promotion of CA. The investigative teaching sequence can be considered low-cost and applicable in any high school146 f.Balthazar, Wagner FranklinAuler, Luiz Telmo da SilvaNeves, Jefferson Adrianohttp://lattes.cnpq.br/4911207741217024http://lattes.cnpq.br/4855581834199288http://lattes.cnpq.br/7964458773966012http://lattes.cnpq.br/6323444324286748Santos, Adriana Borges dos2021-04-09T19:11:24Z2021-04-09T19:11:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Adriana Borges dos. Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21644Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:35:54Zoai:app.uff.br:1/21644Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T19:35:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação Teaching optical phenomena from the perspective of investigative teaching |
title |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação |
spellingShingle |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação Santos, Adriana Borges dos Ensino de física Sequência de ensino investigativa Alfabetização científica Fenômenos ópticos Laboratório aberto Ensino médio Processo de ensino-aprendizagem Física (Ensino médio) Physics teaching Investigative teaching sequence Scientific literacy Optical phenomena Open laboratory |
title_short |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação |
title_full |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação |
title_fullStr |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação |
title_full_unstemmed |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação |
title_sort |
Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação |
author |
Santos, Adriana Borges dos |
author_facet |
Santos, Adriana Borges dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balthazar, Wagner Franklin Auler, Luiz Telmo da Silva Neves, Jefferson Adriano http://lattes.cnpq.br/4911207741217024 http://lattes.cnpq.br/4855581834199288 http://lattes.cnpq.br/7964458773966012 http://lattes.cnpq.br/6323444324286748 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana Borges dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Sequência de ensino investigativa Alfabetização científica Fenômenos ópticos Laboratório aberto Ensino médio Processo de ensino-aprendizagem Física (Ensino médio) Physics teaching Investigative teaching sequence Scientific literacy Optical phenomena Open laboratory |
topic |
Ensino de física Sequência de ensino investigativa Alfabetização científica Fenômenos ópticos Laboratório aberto Ensino médio Processo de ensino-aprendizagem Física (Ensino médio) Physics teaching Investigative teaching sequence Scientific literacy Optical phenomena Open laboratory |
description |
Este trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a alfabetização cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médio |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-04-09T19:11:24Z 2021-04-09T19:11:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Adriana Borges dos. Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21644 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Adriana Borges dos. Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21644 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838727426277376 |