O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Júnior, Renato Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316
Resumo: O presente estudo teve como objetivo mapear o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física escolar em escolas públicas de Niterói que possuem vínculo com as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física – Universidade Federal Fluminense. Com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, a coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada com sete docentes de Educação Física que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental ou Médio. Para análise dos dados, utilizou-se os princípios de categorização da Análise de Conteúdo. Os resultados analisados a partir do referencial originaram as categorias: “Predominância dos esportes coletivos em detrimento da abrangência da Cultura Corporal”, “O reconhecimento das PCA em documentos oficiais e a formação continuada” e “O não ensino das PCA: desafios, lacunas na formação e a acomodação pedagógica”. Concluímos que as PCA são pouco abordadas nas aulas de EFe das escolas pesquisadas e que, quando isto ocorre, o trato destes conteúdos aparece definido por limitações que tangenciam o seu ensino. Ainda sim é possível perceber docentes transgredindo aos desafios apresentados para o ensino das PCA, no sentido de compreender os benefícios propiciados por estas práticas.
id UFF-2_df396ded45f2a8ef43c35c31c56046c2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34316
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de NiteróiEducação Física escolarConteúdos de ensinoPráticas corporais de aventuraEnsino de educação físicaEscola públicaEsporte de aventuraEsṕorte escolarSchool physical educationTeaching contentsAdventure body practicesO presente estudo teve como objetivo mapear o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física escolar em escolas públicas de Niterói que possuem vínculo com as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física – Universidade Federal Fluminense. Com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, a coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada com sete docentes de Educação Física que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental ou Médio. Para análise dos dados, utilizou-se os princípios de categorização da Análise de Conteúdo. Os resultados analisados a partir do referencial originaram as categorias: “Predominância dos esportes coletivos em detrimento da abrangência da Cultura Corporal”, “O reconhecimento das PCA em documentos oficiais e a formação continuada” e “O não ensino das PCA: desafios, lacunas na formação e a acomodação pedagógica”. Concluímos que as PCA são pouco abordadas nas aulas de EFe das escolas pesquisadas e que, quando isto ocorre, o trato destes conteúdos aparece definido por limitações que tangenciam o seu ensino. Ainda sim é possível perceber docentes transgredindo aos desafios apresentados para o ensino das PCA, no sentido de compreender os benefícios propiciados por estas práticas.This study aimed to map the teaching of Adventure Body Practices in school Physical Education classes in public schools in Niterói that are linked to the disciplines of Research and Teaching Practice of the Institute of Physical Education - Federal University Fluminense. With a qualitative, descriptive and exploratory approach, data collection was done through semi-structured interviews with seven Physical Education teachers, who work in the second segment of Elementary or High School. For data analysis, the principles of categorization of Content Analysis were used. The results analyzed from the referential originated the categories: "Predominance of collective sports x Body Culture", "The recognition of Adventure Body Practices in oficial documents and continuing education" and "Not teaching of Adventure Body Practices: challenges, gaps in training and pedagogical accommodation". We conclude that the Adventure Body Practices are little addressed in the PE classes of the schools surveyed, and that when it occurs, the treatment of these contents appears defined by limitations that cross their teaching. Still, it's possible to perceive teachers transgressing the challenges presented in order to understand the benefits provided by these practices.84 p.Devide, Fabianohttp://lattes.cnpq.br/7221628863009963Costa, Mackson Luiz Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/7009995632636621Antunes, Marcelo Moreirahttp://lattes.cnpq.br/4972698026123559Cardoso Júnior, Renato Santos2024-08-20T12:54:36Z2024-08-20T12:54:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARDOSO JÚNIOR, Renato Santos. O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-20T12:54:40Zoai:app.uff.br:1/34316Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-20T12:54:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
title O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
spellingShingle O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
Cardoso Júnior, Renato Santos
Educação Física escolar
Conteúdos de ensino
Práticas corporais de aventura
Ensino de educação física
Escola pública
Esporte de aventura
Esṕorte escolar
School physical education
Teaching contents
Adventure body practices
title_short O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
title_full O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
title_fullStr O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
title_full_unstemmed O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
title_sort O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói
author Cardoso Júnior, Renato Santos
author_facet Cardoso Júnior, Renato Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Devide, Fabiano
http://lattes.cnpq.br/7221628863009963
Costa, Mackson Luiz Fernandes da
http://lattes.cnpq.br/7009995632636621
Antunes, Marcelo Moreira
http://lattes.cnpq.br/4972698026123559
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Júnior, Renato Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Conteúdos de ensino
Práticas corporais de aventura
Ensino de educação física
Escola pública
Esporte de aventura
Esṕorte escolar
School physical education
Teaching contents
Adventure body practices
topic Educação Física escolar
Conteúdos de ensino
Práticas corporais de aventura
Ensino de educação física
Escola pública
Esporte de aventura
Esṕorte escolar
School physical education
Teaching contents
Adventure body practices
description O presente estudo teve como objetivo mapear o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física escolar em escolas públicas de Niterói que possuem vínculo com as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física – Universidade Federal Fluminense. Com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, a coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada com sete docentes de Educação Física que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental ou Médio. Para análise dos dados, utilizou-se os princípios de categorização da Análise de Conteúdo. Os resultados analisados a partir do referencial originaram as categorias: “Predominância dos esportes coletivos em detrimento da abrangência da Cultura Corporal”, “O reconhecimento das PCA em documentos oficiais e a formação continuada” e “O não ensino das PCA: desafios, lacunas na formação e a acomodação pedagógica”. Concluímos que as PCA são pouco abordadas nas aulas de EFe das escolas pesquisadas e que, quando isto ocorre, o trato destes conteúdos aparece definido por limitações que tangenciam o seu ensino. Ainda sim é possível perceber docentes transgredindo aos desafios apresentados para o ensino das PCA, no sentido de compreender os benefícios propiciados por estas práticas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-20T12:54:36Z
2024-08-20T12:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO JÚNIOR, Renato Santos. O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316
identifier_str_mv CARDOSO JÚNIOR, Renato Santos. O ensino das práticas corporais de aventura nas aulas de educação física em escolas públicas de Niterói. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823551623200768