Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo identificar os principais motivos de evasão em cursos de pós-graduação a distância, através de um estudo de caso sobre a evasão nos cursos de especialização do Descomplica. Para realizar o estudo primeiro foi apresentado os principais conceitos de evasão descritos na literatura, para que após isso fossem discutidas as principais causas de evasão. Após esta pesquisa bibliográfica, foi escolhido o conceito de evasão que mais se adequou ao objetivo do trabalho, com isto após análise dos dados fornecidos pelo Descomplica referente ao número de alunos matriculados, quantidade de abandonos, pedidos de cancelamento e certificados emitidos, foi possível descobrir a taxa de evasão de alunos nos cursos de pós-graduação durante o primeiro trimestre de 2019. Foi identificado nesta pesquisa que os principais motivos de evasão são de origem endógena, relacionados a instituição de ensino, possibilitando a criação de estratégias para visando aumentar o engajamento dos alunos e consequentemente reduzir os índices de evasão. |
id |
UFF-2_8cfae76c78e58657466731edb9dc7e4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31782 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do DescomplicaEvasão no ensino superiorEADRetenção de alunosAdministraçãoEstudo de casoEnsino à distânciaTrabalho de conclusão de cursoDropout in higher educationDistance learningStudent retentionEste trabalho tem por objetivo identificar os principais motivos de evasão em cursos de pós-graduação a distância, através de um estudo de caso sobre a evasão nos cursos de especialização do Descomplica. Para realizar o estudo primeiro foi apresentado os principais conceitos de evasão descritos na literatura, para que após isso fossem discutidas as principais causas de evasão. Após esta pesquisa bibliográfica, foi escolhido o conceito de evasão que mais se adequou ao objetivo do trabalho, com isto após análise dos dados fornecidos pelo Descomplica referente ao número de alunos matriculados, quantidade de abandonos, pedidos de cancelamento e certificados emitidos, foi possível descobrir a taxa de evasão de alunos nos cursos de pós-graduação durante o primeiro trimestre de 2019. Foi identificado nesta pesquisa que os principais motivos de evasão são de origem endógena, relacionados a instituição de ensino, possibilitando a criação de estratégias para visando aumentar o engajamento dos alunos e consequentemente reduzir os índices de evasão.This project aims to identify the main reasons for evasion in distance postgraduate courses, through a case study on evasion in Descomplica specialization courses. To conduct the study, the main evasion concepts discovered in the literature were first presented and after being identified as the main causes of evasion. After this bibliographic research, the evasion concept that was more suited to the objective of the work was chosen, with this after analyzing the data of the enrollment number, dropout, cancellation requests and certificates issued, making it possible to obtain the evasion rate of students in the first quarter of 2019. It was identified that the main reasons for dropout are of endogenous origin, related to the educational institution, after which proposals were proposed to increase student engagement and reduce dropout rates.27 f.Silva, Eduardo Camilo daCastro Junior, Joel de Lima PereiraLevy, ArielSantos, Breno Guse dos2024-01-03T16:18:23Z2024-01-03T16:18:23Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Breno Guse dos. Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-03T16:18:27Zoai:app.uff.br:1/31782Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:20.161006Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica |
title |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica |
spellingShingle |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica Santos, Breno Guse dos Evasão no ensino superior EAD Retenção de alunos Administração Estudo de caso Ensino à distância Trabalho de conclusão de curso Dropout in higher education Distance learning Student retention |
title_short |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica |
title_full |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica |
title_fullStr |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica |
title_full_unstemmed |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica |
title_sort |
Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica |
author |
Santos, Breno Guse dos |
author_facet |
Santos, Breno Guse dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Camilo da Castro Junior, Joel de Lima Pereira Levy, Ariel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Breno Guse dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão no ensino superior EAD Retenção de alunos Administração Estudo de caso Ensino à distância Trabalho de conclusão de curso Dropout in higher education Distance learning Student retention |
topic |
Evasão no ensino superior EAD Retenção de alunos Administração Estudo de caso Ensino à distância Trabalho de conclusão de curso Dropout in higher education Distance learning Student retention |
description |
Este trabalho tem por objetivo identificar os principais motivos de evasão em cursos de pós-graduação a distância, através de um estudo de caso sobre a evasão nos cursos de especialização do Descomplica. Para realizar o estudo primeiro foi apresentado os principais conceitos de evasão descritos na literatura, para que após isso fossem discutidas as principais causas de evasão. Após esta pesquisa bibliográfica, foi escolhido o conceito de evasão que mais se adequou ao objetivo do trabalho, com isto após análise dos dados fornecidos pelo Descomplica referente ao número de alunos matriculados, quantidade de abandonos, pedidos de cancelamento e certificados emitidos, foi possível descobrir a taxa de evasão de alunos nos cursos de pós-graduação durante o primeiro trimestre de 2019. Foi identificado nesta pesquisa que os principais motivos de evasão são de origem endógena, relacionados a instituição de ensino, possibilitando a criação de estratégias para visando aumentar o engajamento dos alunos e consequentemente reduzir os índices de evasão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-01-03T16:18:23Z 2024-01-03T16:18:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Breno Guse dos. Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Breno Guse dos. Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823674825637888 |