Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Beatriz da Silva Jovencio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10110
Resumo: Neste trabalho, apresentamos a elaboração e aplicação das oficinas temáticas “água e a vida no planeta”, “ar e o mundo que não vemos” e “solo e o chão que pisamos”, desenvolvidas no decorrer de uma pesquisa de mestrado e aplicada para estudantes do 3o ano do curso de formação de professores para a educação infantil e ensino fundamental de uma escola pública em Niterói. As oficinas abordaram as propriedades físicas e químicas da matéria de forma dinâmica, crítica e reflexiva e constaram de três momentos: problematização inicial, aquisição do conhecimento e aplicação do conhecimento. Vídeos, rodas de conversa, aula expositiva e a experimentação foram utilizados nas oficinas desenvolvendo cada tema e fomentando uma aprendizagem significativa. Aplicou-se o conhecimento em situações cotidianas diversas e propôs-se aos estudantes a transposição didática do conteúdo aprendido, através da elaboração de um plano de aula de ciências para ser aplicado nos anos iniciais. Esses planos de aula foram usados na avaliação da proposta. As oficinas temáticas apresentaram-se como um excelente instrumento para a aquisição de conhecimento, trazendo uma nova dinâmica facilitadora da aprendizagem. E como produto deste trabalho foi produzido um livreto que contém todas as etapas desenvolvidas nas oficinas temáticas
id UFF-2_e48b5a74e8d7a58864cf1a1d3743e719
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10110
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professoresOficina temáticaEnsino de química e ciênciasFormação de professoresEnsino de químicaFormação de professorMetodologia do ensinoPrática de ensinoThematic workshopTeaching of chemistry and sciencesTeachers trainingNeste trabalho, apresentamos a elaboração e aplicação das oficinas temáticas “água e a vida no planeta”, “ar e o mundo que não vemos” e “solo e o chão que pisamos”, desenvolvidas no decorrer de uma pesquisa de mestrado e aplicada para estudantes do 3o ano do curso de formação de professores para a educação infantil e ensino fundamental de uma escola pública em Niterói. As oficinas abordaram as propriedades físicas e químicas da matéria de forma dinâmica, crítica e reflexiva e constaram de três momentos: problematização inicial, aquisição do conhecimento e aplicação do conhecimento. Vídeos, rodas de conversa, aula expositiva e a experimentação foram utilizados nas oficinas desenvolvendo cada tema e fomentando uma aprendizagem significativa. Aplicou-se o conhecimento em situações cotidianas diversas e propôs-se aos estudantes a transposição didática do conteúdo aprendido, através da elaboração de um plano de aula de ciências para ser aplicado nos anos iniciais. Esses planos de aula foram usados na avaliação da proposta. As oficinas temáticas apresentaram-se como um excelente instrumento para a aquisição de conhecimento, trazendo uma nova dinâmica facilitadora da aprendizagem. E como produto deste trabalho foi produzido um livreto que contém todas as etapas desenvolvidas nas oficinas temáticasIn this work, we presented the elaboration and application of the workshops thematic "water and the life in the planet", "air and the world that we don't see" and "soil and the ground that we stepped", developed in the course of a master's degree research and applied for students of the 3rd grade of the course of teachers training for the pre-schooland elementary school of a public school in Niterói. The workshops approached the physical and chemical properties of the matter in a dynamic way, critic and reflexive and they consisted of three moments: initial questioning, acquisition of the knowledge and application of the knowledge. Videos, conversation groups, expositive class and the experimentation were used at the workshops developing each subject and fomenting a significant learning. The knowledge was applied in several daily situations and the didactic transposition of the content learned with that to be supplied in sciences class was evaluated through the elaboration of a class plan.The thematic workshop came as an excellent instrument for the knowledge acquisition, bringing a new facilitative dynamics of the learning. And as product of this work it was produced a playbook that contains all of the stages developed at the thematic workshops87 f.Chacon, Eluzir PedrazziMerçon, FábioBorges, Marcia NarcizoChinelli, Maura VenturaMartins, Ana Beatriz da Silva Jovencio2019-06-25T16:33:33Z2019-06-25T16:33:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMARTINS, Ana Beatriz da Silva Jovencio. Oficinas temáticas para ao ensino de química em um curso de formação de professores. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10110http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-06T17:26:56Zoai:app.uff.br:1/10110Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-06T17:26:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
title Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
spellingShingle Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
Martins, Ana Beatriz da Silva Jovencio
Oficina temática
Ensino de química e ciências
Formação de professores
Ensino de química
Formação de professor
Metodologia do ensino
Prática de ensino
Thematic workshop
Teaching of chemistry and sciences
Teachers training
title_short Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
title_full Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
title_fullStr Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
title_full_unstemmed Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
title_sort Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores
author Martins, Ana Beatriz da Silva Jovencio
author_facet Martins, Ana Beatriz da Silva Jovencio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Eluzir Pedrazzi
Merçon, Fábio
Borges, Marcia Narcizo
Chinelli, Maura Ventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Beatriz da Silva Jovencio
dc.subject.por.fl_str_mv Oficina temática
Ensino de química e ciências
Formação de professores
Ensino de química
Formação de professor
Metodologia do ensino
Prática de ensino
Thematic workshop
Teaching of chemistry and sciences
Teachers training
topic Oficina temática
Ensino de química e ciências
Formação de professores
Ensino de química
Formação de professor
Metodologia do ensino
Prática de ensino
Thematic workshop
Teaching of chemistry and sciences
Teachers training
description Neste trabalho, apresentamos a elaboração e aplicação das oficinas temáticas “água e a vida no planeta”, “ar e o mundo que não vemos” e “solo e o chão que pisamos”, desenvolvidas no decorrer de uma pesquisa de mestrado e aplicada para estudantes do 3o ano do curso de formação de professores para a educação infantil e ensino fundamental de uma escola pública em Niterói. As oficinas abordaram as propriedades físicas e químicas da matéria de forma dinâmica, crítica e reflexiva e constaram de três momentos: problematização inicial, aquisição do conhecimento e aplicação do conhecimento. Vídeos, rodas de conversa, aula expositiva e a experimentação foram utilizados nas oficinas desenvolvendo cada tema e fomentando uma aprendizagem significativa. Aplicou-se o conhecimento em situações cotidianas diversas e propôs-se aos estudantes a transposição didática do conteúdo aprendido, através da elaboração de um plano de aula de ciências para ser aplicado nos anos iniciais. Esses planos de aula foram usados na avaliação da proposta. As oficinas temáticas apresentaram-se como um excelente instrumento para a aquisição de conhecimento, trazendo uma nova dinâmica facilitadora da aprendizagem. E como produto deste trabalho foi produzido um livreto que contém todas as etapas desenvolvidas nas oficinas temáticas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-25T16:33:33Z
2019-06-25T16:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Ana Beatriz da Silva Jovencio. Oficinas temáticas para ao ensino de química em um curso de formação de professores. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10110
identifier_str_mv MARTINS, Ana Beatriz da Silva Jovencio. Oficinas temáticas para ao ensino de química em um curso de formação de professores. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838829084672000