Oficina temática “química na odontologia” : uma proposta para o ensino de ph e soluções para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Gabriela Fagundes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266155
Resumo: O ensino de Química no ensino médio é amplamente discutido e estudado por pesquisadores da área. Há várias críticas ao ensino meramente expositivo, que torna a Química uma ciência distante, de difícil compreensão e prioriza a memorização. Para mudar essa realidade, pesquisas vêm propondo diferentes modelos e metodologias de ensino, que apresentam a Química dentro de um contexto próximo ao aluno, tornando-o protagonista em sala de aula e aproximando ciência, aluno e sociedade. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo avaliar as contribuições da elaboração e aplicação da oficina temática “Química na Odontologia”, organizada nos três momentos pedagógicos. A oficina buscou contextualizar os conceitos químicos pH, soluções e cálculos de concentração, a partir da temática Odontologia, por meio de relações entre a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os sujeitos da pesquisa foram, em média, 55 alunos do ensino médio regular noturno de uma escola pública de Novo Hamburgo, da região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, relatório de atividade prática e o diário de bordo da pesquisa. Seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa, os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin em 1979. Os resultados indicam que a metodologia aplicada e a temática escolhida auxiliaram na compreensão dos conceitos científicos e no interesse dos estudantes, visto que se trata de um contexto de ensino noturno, em que é imprescindível a busca de alternativas que envolvam os estudantes nas aulas. Além disso, a oficina temática permitiu a percepção da Química como parte da realidade deles, dificuldade enfrentada por muitos professores de Química.
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