Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Déri Calvete da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252510
Resumo: O ensino e aprendizagem utilizando temas de relevância social busca desenvolver a alfabetização científica construindo valores para a tomada de decisões conscientes. Com base nesta premissa a temática resíduos sólidos foi escolhida por tratar-se de um tema de extrema relevância que possui interface com a Química, permitindo aproximar o saber químico de assuntos do cotidiano. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo verificar a construção do conhecimento por estudantes do ensino médio através da temática Resíduos Sólidos utilizando como proposta pedagógica uma oficina temática. A aplicação contou com a participação de 28 estudantes de uma turma de 1º ano do ensino regular, de uma Escola da Rede Pública Estadual na cidade de Porto Alegre, RS. A oficina temática contou com seis encontros. Os dados foram coletados através de questionário inicial, exercício contextualizado, jogo Kahoot!, mini relatório, questionário objetivo por meio da escala Likert, anotações e percepções da autora ao longo de toda a oficina temática. Apesar de alguns estudantes apresentarem certa dificuldade, analisando os resultados obtidos percebe-se que houve uma evolução dos conhecimentos sobre a temática, bem como referentes ao conteúdo de Tabela Periódica. Além disso, destaca-se que a oficina temática proporcionou momentos de diálogo e uma participação ativa em todas as aulas. Desta forma, conclui-se que temática e a metodologia de ensino empregados contribuiu para o aprendizado dos estudantes quanto às propriedades da tabela periódica, não só do ponto de vista químico, mas também da transversalidade com outras áreas, através de discussões que foram pano de fundo das aulas ao longo da oficina, como a responsabilidade social de todos perante o consumo e descarte dos resíduos sólidos.
id UFRGS-2_ae996d32052fd90ed9946b5ac512025e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252510
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Déri Calvete daPazinato, Maurícius Selvero2022-12-08T05:02:30Z2022http://hdl.handle.net/10183/252510001155468O ensino e aprendizagem utilizando temas de relevância social busca desenvolver a alfabetização científica construindo valores para a tomada de decisões conscientes. Com base nesta premissa a temática resíduos sólidos foi escolhida por tratar-se de um tema de extrema relevância que possui interface com a Química, permitindo aproximar o saber químico de assuntos do cotidiano. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo verificar a construção do conhecimento por estudantes do ensino médio através da temática Resíduos Sólidos utilizando como proposta pedagógica uma oficina temática. A aplicação contou com a participação de 28 estudantes de uma turma de 1º ano do ensino regular, de uma Escola da Rede Pública Estadual na cidade de Porto Alegre, RS. A oficina temática contou com seis encontros. Os dados foram coletados através de questionário inicial, exercício contextualizado, jogo Kahoot!, mini relatório, questionário objetivo por meio da escala Likert, anotações e percepções da autora ao longo de toda a oficina temática. Apesar de alguns estudantes apresentarem certa dificuldade, analisando os resultados obtidos percebe-se que houve uma evolução dos conhecimentos sobre a temática, bem como referentes ao conteúdo de Tabela Periódica. Além disso, destaca-se que a oficina temática proporcionou momentos de diálogo e uma participação ativa em todas as aulas. Desta forma, conclui-se que temática e a metodologia de ensino empregados contribuiu para o aprendizado dos estudantes quanto às propriedades da tabela periódica, não só do ponto de vista químico, mas também da transversalidade com outras áreas, através de discussões que foram pano de fundo das aulas ao longo da oficina, como a responsabilidade social de todos perante o consumo e descarte dos resíduos sólidos.Teaching and learning using themes of social relevance seek to develop scientific literacy by building values for conscious decision-making. Based on this premise, the solid waste theme was chosen because it is a topic of extreme relevance that has an interface with Chemistry, allowing chemical knowledge to be brought closer to everyday matters. The research developed aimed to verify the construction of knowledge by high school students through the theme Solid Waste using a thematic workshop as a pedagogical proposal. The application had the participation of 28 students from a 1st year class of regular education, from a State Public School in the city of Porto Alegre, RS. The thematic workshop had six meetings. Data were collected through an initial questionnaire, contextualized exercise, Kahoot! game, mini report, objective questionnaire using the Likert scale, notes and the author's perceptions throughout the thematic workshop. Although some students have some difficulty, analyzing the results obtained, it is clear that there has been an evolution of knowledge on the subject, as well as regarding the content of the Periodic Table. In addition, it is noteworthy that the thematic workshop provided moments of dialogue and active participation in all classes. In this way, it is concluded that the theme and teaching methodology used contributed to the students' learning about the properties of the periodic table, not only from the chemical point of view, but also from the transversality with other areas, through discussions that were the backdrop for background of classes throughout the workshop, such as everyone's social responsibility towards the consumption and disposal of solid waste.application/pdfporEnsino de quimicaResíduos sólidosOficinas temáticasChemistrySolid wasteThematic workshopOficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2022Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155468.pdf.txt001155468.pdf.txtExtracted Texttext/plain82300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252510/2/001155468.pdf.txt14bd68713c28f61683d57deaad08642eMD52ORIGINAL001155468.pdfTexto completoapplication/pdf4086517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252510/1/001155468.pdf4aa7862ea1aa2ac98401f01e293e065cMD5110183/2525102022-12-29 05:50:49.187881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252510Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-29T07:50:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
title Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
spellingShingle Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
Rocha, Déri Calvete da
Ensino de quimica
Resíduos sólidos
Oficinas temáticas
Chemistry
Solid waste
Thematic workshop
title_short Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
title_full Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
title_fullStr Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
title_full_unstemmed Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
title_sort Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
author Rocha, Déri Calvete da
author_facet Rocha, Déri Calvete da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Déri Calvete da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
contributor_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Resíduos sólidos
Oficinas temáticas
topic Ensino de quimica
Resíduos sólidos
Oficinas temáticas
Chemistry
Solid waste
Thematic workshop
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry
Solid waste
Thematic workshop
description O ensino e aprendizagem utilizando temas de relevância social busca desenvolver a alfabetização científica construindo valores para a tomada de decisões conscientes. Com base nesta premissa a temática resíduos sólidos foi escolhida por tratar-se de um tema de extrema relevância que possui interface com a Química, permitindo aproximar o saber químico de assuntos do cotidiano. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo verificar a construção do conhecimento por estudantes do ensino médio através da temática Resíduos Sólidos utilizando como proposta pedagógica uma oficina temática. A aplicação contou com a participação de 28 estudantes de uma turma de 1º ano do ensino regular, de uma Escola da Rede Pública Estadual na cidade de Porto Alegre, RS. A oficina temática contou com seis encontros. Os dados foram coletados através de questionário inicial, exercício contextualizado, jogo Kahoot!, mini relatório, questionário objetivo por meio da escala Likert, anotações e percepções da autora ao longo de toda a oficina temática. Apesar de alguns estudantes apresentarem certa dificuldade, analisando os resultados obtidos percebe-se que houve uma evolução dos conhecimentos sobre a temática, bem como referentes ao conteúdo de Tabela Periódica. Além disso, destaca-se que a oficina temática proporcionou momentos de diálogo e uma participação ativa em todas as aulas. Desta forma, conclui-se que temática e a metodologia de ensino empregados contribuiu para o aprendizado dos estudantes quanto às propriedades da tabela periódica, não só do ponto de vista químico, mas também da transversalidade com outras áreas, através de discussões que foram pano de fundo das aulas ao longo da oficina, como a responsabilidade social de todos perante o consumo e descarte dos resíduos sólidos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-08T05:02:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252510
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155468
url http://hdl.handle.net/10183/252510
identifier_str_mv 001155468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252510/2/001155468.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252510/1/001155468.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 14bd68713c28f61683d57deaad08642e
4aa7862ea1aa2ac98401f01e293e065c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224647145947136