O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Cristal Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22475
Resumo: É consensual que a Química no ensino médio seja vista como difícil e abstrata por partes dos alunos. Este fato, muitas das vezes, é acometido pelas formas mecanicistas de ensino empregadas nas escolas, que evidenciam a reprodução de fórmulas e conceitos. Existe, na atualidade, uma facilidade de encontrar base na literatura para o emprego de metodologias que visam um melhoramento no processo de ensino-aprendizagem. Porém, é comum encontramos na atual conjuntura de ensino professores desmotivados, seja pela desvalorização de sua profissão ou até mesmo por falta de tempo, e escolas com poucos recursos. Na busca do rompimento desta forma de ensino, a contextualização pode vir a ser um caminho eficaz para um ensino que estimule e motive os estudantes a se envolver com o ensino de química. Sendo o petróleo um assunto bastante comentado nas mídias e de grande importância para a atualidade, faz-se o uso deste assunto para atribuir significado e contextualizar os conceitos de química. Deste modo, o presente trabalho descreve uma sequência didática com caráter investigativo, que parte da temática do petróleo para o desenvolvimento de alguns conceitos da química orgânica, visando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de entenderem a relevância da ciência na sociedade em suas dimensões social, política econômica.
id UFF-2_e5fbcaae06398c563e1cc7e4ce742935
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22475
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativoContextualizaçãoPetróleoEnsino de químicaEnsino médioProcesso de ensino-aprendizagemQuímica orgânicaContextualizationOilChemistry teachingÉ consensual que a Química no ensino médio seja vista como difícil e abstrata por partes dos alunos. Este fato, muitas das vezes, é acometido pelas formas mecanicistas de ensino empregadas nas escolas, que evidenciam a reprodução de fórmulas e conceitos. Existe, na atualidade, uma facilidade de encontrar base na literatura para o emprego de metodologias que visam um melhoramento no processo de ensino-aprendizagem. Porém, é comum encontramos na atual conjuntura de ensino professores desmotivados, seja pela desvalorização de sua profissão ou até mesmo por falta de tempo, e escolas com poucos recursos. Na busca do rompimento desta forma de ensino, a contextualização pode vir a ser um caminho eficaz para um ensino que estimule e motive os estudantes a se envolver com o ensino de química. Sendo o petróleo um assunto bastante comentado nas mídias e de grande importância para a atualidade, faz-se o uso deste assunto para atribuir significado e contextualizar os conceitos de química. Deste modo, o presente trabalho descreve uma sequência didática com caráter investigativo, que parte da temática do petróleo para o desenvolvimento de alguns conceitos da química orgânica, visando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de entenderem a relevância da ciência na sociedade em suas dimensões social, política econômica.It is generally agreed that high school chemistry is viewed as difficult and abstract by parts of the students. This fact is often affected by the mechanistic forms of teaching employed in schools, which show the reproduction of formulas and concepts. Currently, there is a facility to find literature base for the use of methodologies aimed at improving the teaching-learning process. However, it is common to find in the current conjuncture of teaching unmotivated teachers, either by the devaluation of their profession or even for lack of time, and schools with few resources. In the pursuit of breaking this form of teaching, contextualization can become an effective way for teaching that encourages and motivates students to become involved in chemistry teaching. Since oil is a subject widely mentioned in the media and of great importance for today, we use this subject to assign meaning and contextualize the concepts of chemistry. Thus, the present work describes a didactic sequence with an investigative character, which starts from the oil theme for the development of some concepts of organic chemistry, aiming at the formation of critical and reflective citizens, capable of understanding the relevance of science in society in their dimensions, social, economic and policy.Silva, Aroldo NascimentoRufino, Alessandra RodriguesLourenço, Leandro MaranghettiPassos, Cristal Mendes2021-07-05T20:41:38Z2021-07-05T20:41:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPASSOS, Cristal Mendes. O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22475Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:11:13Zoai:app.uff.br:1/22475Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-20T16:11:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
title O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
spellingShingle O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
Passos, Cristal Mendes
Contextualização
Petróleo
Ensino de química
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Química orgânica
Contextualization
Oil
Chemistry teaching
title_short O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
title_full O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
title_fullStr O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
title_full_unstemmed O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
title_sort O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
author Passos, Cristal Mendes
author_facet Passos, Cristal Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Aroldo Nascimento
Rufino, Alessandra Rodrigues
Lourenço, Leandro Maranghetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Cristal Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Petróleo
Ensino de química
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Química orgânica
Contextualization
Oil
Chemistry teaching
topic Contextualização
Petróleo
Ensino de química
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Química orgânica
Contextualization
Oil
Chemistry teaching
description É consensual que a Química no ensino médio seja vista como difícil e abstrata por partes dos alunos. Este fato, muitas das vezes, é acometido pelas formas mecanicistas de ensino empregadas nas escolas, que evidenciam a reprodução de fórmulas e conceitos. Existe, na atualidade, uma facilidade de encontrar base na literatura para o emprego de metodologias que visam um melhoramento no processo de ensino-aprendizagem. Porém, é comum encontramos na atual conjuntura de ensino professores desmotivados, seja pela desvalorização de sua profissão ou até mesmo por falta de tempo, e escolas com poucos recursos. Na busca do rompimento desta forma de ensino, a contextualização pode vir a ser um caminho eficaz para um ensino que estimule e motive os estudantes a se envolver com o ensino de química. Sendo o petróleo um assunto bastante comentado nas mídias e de grande importância para a atualidade, faz-se o uso deste assunto para atribuir significado e contextualizar os conceitos de química. Deste modo, o presente trabalho descreve uma sequência didática com caráter investigativo, que parte da temática do petróleo para o desenvolvimento de alguns conceitos da química orgânica, visando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de entenderem a relevância da ciência na sociedade em suas dimensões social, política econômica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-07-05T20:41:38Z
2021-07-05T20:41:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSOS, Cristal Mendes. O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22475
Aluno de Graduação
identifier_str_mv PASSOS, Cristal Mendes. O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135428907663360