Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29401
Resumo: Este livro apresenta os textos - revisados ou inéditos - das conferências e mesas-redondas do Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3), na Faculdade de Educação da UFF, em 2008. O encontro reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do país, tendo por tema os novos desafios teóricos e pedagógicos da etnomatemática. De acordo com a organizadora da obra, desde a década de 1980 a etnomatemática se consolidava, no Brasil e no mundo, como uma importante área de estudos e pesquisas da Educação Matemática, contribuindo para as reflexões sobre as relações entre conhecimento matemático e contextos socioculturais e suas implicações para a prática de sala de aula. Assim surgiram crescente número de professores e pesquisadores interessados em aprofundar os estudos sobre a temática, em suas muitas vertentes. Um dos primeiros e o principal teorizador da etnomatemáticaor foi o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio, o que pôs o Brasil em significativo papel no desenvolvimento dessa linha de pesquisa
id UFF-2_eaade2bab2599bc5fb5ef4799c5a2968
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29401
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicosMatemáticaEnsino de matemáticaEtnomatemáticaEste livro apresenta os textos - revisados ou inéditos - das conferências e mesas-redondas do Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3), na Faculdade de Educação da UFF, em 2008. O encontro reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do país, tendo por tema os novos desafios teóricos e pedagógicos da etnomatemática. De acordo com a organizadora da obra, desde a década de 1980 a etnomatemática se consolidava, no Brasil e no mundo, como uma importante área de estudos e pesquisas da Educação Matemática, contribuindo para as reflexões sobre as relações entre conhecimento matemático e contextos socioculturais e suas implicações para a prática de sala de aula. Assim surgiram crescente número de professores e pesquisadores interessados em aprofundar os estudos sobre a temática, em suas muitas vertentes. Um dos primeiros e o principal teorizador da etnomatemáticaor foi o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio, o que pôs o Brasil em significativo papel no desenvolvimento dessa linha de pesquisaEdUFFNiterói, RJ2023-07-18T20:05:59Z2023-07-18T20:05:59Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/epub+zipapplication/pdfFANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco (org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: EdUFF, 2009.978-85-228-0534-1http://app.uff.br/riuff/handle/1/29401ProfessorCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantinato (org.), Maria Cecília de Castello Brancoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-18T20:06:03Zoai:app.uff.br:1/29401Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:17.587595Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
title Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
spellingShingle Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco
Matemática
Ensino de matemática
Etnomatemática
title_short Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
title_full Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
title_fullStr Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
title_full_unstemmed Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
title_sort Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
author Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco
author_facet Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino de matemática
Etnomatemática
topic Matemática
Ensino de matemática
Etnomatemática
description Este livro apresenta os textos - revisados ou inéditos - das conferências e mesas-redondas do Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3), na Faculdade de Educação da UFF, em 2008. O encontro reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do país, tendo por tema os novos desafios teóricos e pedagógicos da etnomatemática. De acordo com a organizadora da obra, desde a década de 1980 a etnomatemática se consolidava, no Brasil e no mundo, como uma importante área de estudos e pesquisas da Educação Matemática, contribuindo para as reflexões sobre as relações entre conhecimento matemático e contextos socioculturais e suas implicações para a prática de sala de aula. Assim surgiram crescente número de professores e pesquisadores interessados em aprofundar os estudos sobre a temática, em suas muitas vertentes. Um dos primeiros e o principal teorizador da etnomatemáticaor foi o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio, o que pôs o Brasil em significativo papel no desenvolvimento dessa linha de pesquisa
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-07-18T20:05:59Z
2023-07-18T20:05:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco (org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: EdUFF, 2009.
978-85-228-0534-1
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29401
Professor
identifier_str_mv FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco (org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: EdUFF, 2009.
978-85-228-0534-1
Professor
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/epub+zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFF
Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv EdUFF
Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823707789721600